Cheirar lágrimas das mulheres reduz agressividade dos homens

Um estudo recente descobriu que as lágrimas derramadas pelas mulheres contêm substâncias químicas capazes de reduzir significativamente o comportamento agressivo dos homens.

O estudo expôs um grupo de homens a lágrimas emocionais de mulheres ou a soro fisiológico, utilizado como controlo. Os participantes envolveram-se num jogo para duas pessoas, concebido para provocar um comportamento agressivo, com a crença de que o outro jogador estava a fazer batota, o que lhes permitia procurar vingança causando perdas financeiras.

Os resultados foram surpreendentes, revelando que cheirar as lágrimas emocionais das mulheres reduziu o comportamento de procura de vingança nos homens em mais de 40%. É importante notar que os homens não sabiam se estavam expostos a lágrimas ou a soro fisiológico. A investigação, liderada por Shani Agron, explora o fenómeno da quimiossinalização social.

As ressonâncias magnéticas forneceram mais informações, indicando uma atividade reduzida nas regiões cerebrais relacionadas com a agressão – o córtex pré-frontal e a ínsula anterior – quando os homens cheiravam as lágrimas.

Esta correlação entre as lágrimas, a alteração da atividade cerebral e a diminuição do comportamento agressivo sugere a existência de uma quimiossinalização social na agressão humana, explica a Interesting Engineering.

De acordo com os investigadores, quanto maior era a diferença na atividade cerebral, menor era a probabilidade de os participantes procurarem vingança durante o jogo. Isto implica uma associação direta entre as lágrimas, funções cerebrais específicas e um impacto tangível no comportamento humano.

Ao contrário da crença prevalecente, o estudo estabelece paralelos entre as lágrimas humanas e os sinais químicos observados em animais, particularmente em ratos, onde as lágrimas bloqueiam a agressão masculina. O estudo foi publicado esta semana na conceituada revista PLOS Biology.

As descobertas oferecem uma nova perspetiva sobre a influência das lágrimas no comportamento humano, expandindo para além dos domínios da expressão emocional para abranger potenciais sinais químicos com efeitos tangíveis.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.