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Chegou o iPhone 16 e é só… aborrecido (até no preço)

A Apple lançou o novo smartphone iPhone 16, mas não maravilhou os fãs da marca. Há quem diga que é só mais um, o que o torna “aborrecido”. E nem o preço surpreende.

O novo iPhone 16 vai chegar a Portugal a 20 de Setembro e terá um custo base de 989 euros, valor semelhante ao que a marca já praticava nos modelos mais recentes.

O iPhone 16 Pro custará 1249 euros e o iPhone 16 Pro Max chegará aos 1499 euros, incluindo uma capacidade de armazenamento de 256 GB a 1 TB.

Existe ainda a versão “modelo Plus” com um ecrã maior (6,7 polegadas) e 128 GB, que custará 1.139 euros, o mesmo preço de lançamento de 2023.

Nos EUA, os valores de lançamento são sempre mais baixos, com o preço do iPhone 16 a começar nos 799 dólares.

iPhone 16 não traz nada de novo

Além do iPhone 16, a Apple lançou também, nesta segunda-feira, um novo smartwatch, o Apple Watch Series 10, que vai custar 459 euros em Portugal, e os AirPods 4 que têm um custo base de 149 euros.

E curiosamente, ou estranhamente, os AirPods acabaram por ser “uma das coisas mais interessantes” no evento da Apple para lançamento do iPhone 16, como se analisa na publicação especializada Pocket-lint, valorizando-se a “caixa de carregamento ainda mais pequena” e “a adição de um chip H2”.

Já o iPhone 16 não apresenta grandes novidades que entusiasmem os especialistas em tecnologia.

A adição de um novo controlo de câmara é uma das principais mudanças que carrega, mas mais parece apenas “um design floreado da Apple“, em vez de ter “um propósito refinado para o iPhone”, salienta-se ainda na Pocket-lint.

É “o tipo de fusão de software e hardware que só a Apple poderia inventar – tecnicamente útil, mas inegavelmente desnecessário quando se considera como a maioria das pessoas interage com os seus telefones”, acrescenta-se na publicação.

Quanto a outras alterações feitas no iPhone 16, já existem noutros produtos da Apple, considera-se ainda.

Mais um iPhone é só “aborrecido”

Lançar simplesmente mais um iPhone é só “aborrecido”, avalia, por seu turno, o site especializado em mercados financeiros MarketWatch.

É certo que o iPhone 16 apresenta “câmaras melhores, um pouco mais de bateria, um ecrã ligeiramente melhor e talvez algumas características de IA giras (incluindo uma Siri melhorada)”, mas, no fim de contas, não traz nada de novo, destaca a publicação.

“A Apple precisa de começar realmente a inovar novamente se quiser ter um desempenho superior” no mercado de acções, e “regressar ao crescimento das receitas de dois dígitos em breve”, acrescenta-se.

Para o cronista da MarketWatch, o actual CEO da Apple, Tim Cook, está longe de chegar aos calcanhares de Steve Jobs que foi o responsável pelo lançamento de vários produtos marcantes da empresa que, ainda hoje, dominam as suas receitas – Mac, iPod, iTunes, iPhone e iPad.

“Se Steve Jobs estivesse aqui hoje, a Apple já estaria a trabalhar no próximo produto revolucionário que nos surpreenderia”, aponta ainda a MarketWatch, concluindo que a empresa precisa de “sangue fresco” para conseguir voltar a desenvolver “inovação disruptiva”.

Huawei responde com o surpreendente Mate XT

Poucas horas depois do lançamento do iPhone 16, a gigante tecnológica chinesa Huawei respondeu com o lançamento do Mate XT Ultimate Design, o primeiro smartphone que dobra duas vezes, tendo um ecrã triplo.

Para já, este surpreendente Mate XT só está à venda na China e custa algo como 2800 euros.

Os fãs de tecnologia comentam que o lançamento da Huawei deveria ser um “abre olhos” para a Apple.

ZAP //

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