Chegou à Nova Zelândia a primeira família do Mundo refugiada do clima

Stefan Lins / Flickr

Foto: Stefan Lins/Flickr

Praia e atol da ilha do Pacífico Tuvalu

A Nova Zelândia aceitou, recentemente, uma família de refugiados de Tuvalu. O aumento do nível da água do mar está a causar o desaparecimento daquela ilha do Pacífico.

O cenário, outrora abstracto, de refugiados vítimas de alterações climáticas, que fogem de um canto do mundo devastado pelo tempo em busca de segurança, tornou-se agora uma fria e dura realidade.

O passado, a Nova Zelândia tinha já rejeitado pedidos semelhantes de refugiados. De acordo com o UPI, esta cedência levanta algumas questões, como quando irão as portas para os refugiados do aquecimento global abrir definitivamente?

Actualmente, as alterações climáticas e a subida do nível do mar não são reconhecidas oficialmente pela Convenção Internacional para os Refugiados como causas legítimas de deslocamento. Especialistas acreditam que a esta família foi concedido o estatuto especial por estarem a viver na Nova Zelândia desde 2007 e terem já fortes laços com a comunidade local.

Mas esta família em particular pode ser a primeira de muitas, se o nível do mar continuar ao ritmo previsto por muitos climatólogos.

Tuvalu é uma pequena nação insular no Pacífico, entre o Havai e a Nova Zelândia.

A apenas 6 metros acima do nível do mar, é uma das muitas ilhas na iminência de serem engolidas pelo mar em 20 ou 30 anos. É o caso também de Kiribati, uma nação inteira vai ser engolida pelo Pacífico até 2030.

Até lá, este tipo de lugares pode rapidamente tornar-se inabitável, com as suas costas a ficarem cada vez mais vulneráveis a tempestades.

De salientar que a Nova Zelândia é um dos poucos países que aceita refugiados com base em argumentos humanitários excepcionais.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro protótipo em tamanho real da Starship explodiu durante um teste

O primeiro protótipo completo em aço inoxidável da nave Starship da empresa norte-americana Space X explodiu durante um teste levado a cabo na passada quarta-feira, 20 de novembro, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu nas …

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …