Chegou à Nova Zelândia a primeira família do Mundo refugiada do clima

Stefan Lins / Flickr

Foto: Stefan Lins/Flickr

Praia e atol da ilha do Pacífico Tuvalu

A Nova Zelândia aceitou, recentemente, uma família de refugiados de Tuvalu. O aumento do nível da água do mar está a causar o desaparecimento daquela ilha do Pacífico.

O cenário, outrora abstracto, de refugiados vítimas de alterações climáticas, que fogem de um canto do mundo devastado pelo tempo em busca de segurança, tornou-se agora uma fria e dura realidade.

O passado, a Nova Zelândia tinha já rejeitado pedidos semelhantes de refugiados. De acordo com o UPI, esta cedência levanta algumas questões, como quando irão as portas para os refugiados do aquecimento global abrir definitivamente?

Actualmente, as alterações climáticas e a subida do nível do mar não são reconhecidas oficialmente pela Convenção Internacional para os Refugiados como causas legítimas de deslocamento. Especialistas acreditam que a esta família foi concedido o estatuto especial por estarem a viver na Nova Zelândia desde 2007 e terem já fortes laços com a comunidade local.

Mas esta família em particular pode ser a primeira de muitas, se o nível do mar continuar ao ritmo previsto por muitos climatólogos.

Tuvalu é uma pequena nação insular no Pacífico, entre o Havai e a Nova Zelândia.

A apenas 6 metros acima do nível do mar, é uma das muitas ilhas na iminência de serem engolidas pelo mar em 20 ou 30 anos. É o caso também de Kiribati, uma nação inteira vai ser engolida pelo Pacífico até 2030.

Até lá, este tipo de lugares pode rapidamente tornar-se inabitável, com as suas costas a ficarem cada vez mais vulneráveis a tempestades.

De salientar que a Nova Zelândia é um dos poucos países que aceita refugiados com base em argumentos humanitários excepcionais.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …