Chegou à Nova Zelândia a primeira família do Mundo refugiada do clima

Stefan Lins / Flickr

Foto: Stefan Lins/Flickr

Praia e atol da ilha do Pacífico Tuvalu

A Nova Zelândia aceitou, recentemente, uma família de refugiados de Tuvalu. O aumento do nível da água do mar está a causar o desaparecimento daquela ilha do Pacífico.

O cenário, outrora abstracto, de refugiados vítimas de alterações climáticas, que fogem de um canto do mundo devastado pelo tempo em busca de segurança, tornou-se agora uma fria e dura realidade.

O passado, a Nova Zelândia tinha já rejeitado pedidos semelhantes de refugiados. De acordo com o UPI, esta cedência levanta algumas questões, como quando irão as portas para os refugiados do aquecimento global abrir definitivamente?

Actualmente, as alterações climáticas e a subida do nível do mar não são reconhecidas oficialmente pela Convenção Internacional para os Refugiados como causas legítimas de deslocamento. Especialistas acreditam que a esta família foi concedido o estatuto especial por estarem a viver na Nova Zelândia desde 2007 e terem já fortes laços com a comunidade local.

Mas esta família em particular pode ser a primeira de muitas, se o nível do mar continuar ao ritmo previsto por muitos climatólogos.

Tuvalu é uma pequena nação insular no Pacífico, entre o Havai e a Nova Zelândia.

A apenas 6 metros acima do nível do mar, é uma das muitas ilhas na iminência de serem engolidas pelo mar em 20 ou 30 anos. É o caso também de Kiribati, uma nação inteira vai ser engolida pelo Pacífico até 2030.

Até lá, este tipo de lugares pode rapidamente tornar-se inabitável, com as suas costas a ficarem cada vez mais vulneráveis a tempestades.

De salientar que a Nova Zelândia é um dos poucos países que aceita refugiados com base em argumentos humanitários excepcionais.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Mulheres longe do poder local

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …