Chega organiza Convenção para “Governar Portugal” no fim de maio, mas promete “uso das máscaras”

Manuel de Almeida / Lusa

O Chega vai organizar a sua III Convenção Nacional entre 28 e 30 de maio, em Coimbra, tendo por base a moção estratégica “Governar Portugal” do presidente reeleito, André Ventura, disse hoje à Agência Lusa fonte partidária.

Este congresso, no qual o partido político da extrema-direita parlamentar espera acolher perto de 700 pessoas, entre convidados, comunicação social e os mais de 500 delegados e membros inerentes, vai realizar-se no centro de negócios Caves de Coimbra.

“Vamos respeitar todas as regras de distanciamento e o uso das máscaras e articular o evento com a Direção-Geral da Saúde, nomeadamente com um plano de contingência”, disse a mesma fonte da força política. Recorde-se que, na última Convenção, muitos congressistas – e até o líder, a dado passo – não respeitaram as normas, levando até a uma intervenção da GNR.

Nesta III Convenção, Ventura apresentará a sua lista de nomes para a direção nacional, que será submetida à votação dos delegados. Também vão ser votadas propostas de alteração aos estatutos e ao programa do partido, além da moção estratégica.

O texto do líder defende um “passo definitivo” [do Chega] para alcançar presença no executivo do país: “o objetivo do partido deverá ser agora, sem dúvidas ou tibiezas, o Governo de Portugal”.

O documento, intitulado “Governar Portugal”, segue-se à moção estratégica apresentada nas “diretas” de 05 de setembro de 2020 e na II Convenção Nacional (19 e 20 de setembro, Évora), cujo título era “Mobilizar Portugal” e onde se propunha eleger “deputados regionais já nas eleições para a Região Autónoma dos Açores” e consolidar o Chega “como terceira força política nacional nas próximas eleições legislativas, deixando para trás o PCP, o BE e o PAN”.

Ventura foi eleito presidente da direção nacional pela terceira vez em menos de três anos em eleições diretas realizadas em 6 de março, com 97,3% dos votos, mas só escassos 11,5% dos perto de 28 mil militantes tinham as quotas regularizadas e deslocaram-se às 20 mesas de voto em todo o país e ilhas.

O fundador, militante “n.º 1” e deputado único do Chega foi eleito pela primeira vez 30 de junho de 2019, em Algés (Lisboa), e demitiu-se em abril de 2020, justificando-o com a contestação interna devido à sua abstenção no parlamento sobre a renovação do estado de emergência em virtude da pandemia de covid-19.

Na II Convenção Nacional, em setembro de 2020, em Évora, Ventura foi novamente consagrado, mas o elenco por si escolhido para o órgão executivo de topo do partido só à terceira vez conseguiu a maioria de dois terços dos votos necessária por parte dos congressistas.

Na sequência das eleições presidenciais de 24 de janeiro, nas quais ficou na terceira posição, embora alcançando quase meio milhão de votos, o jurista e antigo conselheiro nacional do PSD, de 38 anos, voltou a demitir-se, como tinha prometido, por falhar os objetivos de ficar à frente da ex-eurodeputada socialista Ana Gomes e forçar o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, a uma segunda volta.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A avaliar pelos excelentes actores, ( um autêntico filme de terror), e brilhante organização desta colectividade, ( semelhante a uma aldeia de macacos) Portugal estaria bem entregue.
    E como pretendem tornar a Constituição mais pequena, bastaria 1 folha :
    ” Não há livro de reclamações”
    ” O último a sair, apaga as luzes do aeroporto”.

RESPONDER

Reino Unido inicia nova etapa de desconfinamento com viagens para Portugal

O Reino Unido inicia hoje uma nova etapa do plano de desconfinamento, incluindo autorização para viajar de férias para o estrangeiro, mas apenas alguns países, entre os quais Portugal, permitem a entrada a britânicos. Dos 12 …

Sporting campeão da Europa de hóquei em patins pela terceira vez

O Sporting conquistou, este domingo, a Liga Europeia de hóquei em patins pela terceira vez, a segunda consecutiva, ao vencer o FC Porto, por 4-3, após prolongamento, na final disputada no Luso. Os leões revalidaram o …

Romanos tinham um sistema para manter o seu maior aqueduto limpo

Cientistas conseguiram perceber qual foi o sistema usado pelos Romanos no Aqueduto de Valente, situado na atual Turquia, para manter esta poderosa infraestrutura tão limpa. O Aqueduto de Valente, em Istambul, na Turquia, já foi uma …

PS reforça liderança. PSD abaixo do resultado das legislativas de 2019

A mais recente sondagem da Intercampus para o CM/CMTV e Jornal de Negócios mostra que o PS continua a subir nas intenções de voto (e o PSD a descer). Segundo o Correio da Manhã, o fosso …

Costa deve remodelar o Governo em outubro (e "Eduardo Cabrita vai sair nessa ocasião")

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes antecipou que António Costa se prepara para fazer uma remodelação do Governo após as eleições autárquicas. O conselheiro de Estado disse também que o …

Ataque mais mortífero. Aviões israelitas lançam novos ataques em Gaza

Este domingo foi o dia mais mortal do conflito. O exército israelita voltou a fazer dezenas de ataques na Faixa de Gaza, enquanto grupos armados disparavam foguetes contra Israel. Este domingo, ataques aéreos israelitas à cidade …

Dos ecossistemas à economia. Vespas são mais importantes do que se pensa

As vespas trazem grandes benefícios para os ecossistemas, a nossa saúde e até a economia mundial, mostra um novo estudo feito por investigadores britânicos. Ao ver uma vespa, o instinto da grande maioria das pessoas é …

Portugal com um recorde de 200 mil vacinados este fim-de-semana

A task force que coordena o programa de vacinação contra a covid-19 em Portugal previu que este fim-de-semana tenham sido vacinadas 200 mil pessoas. "De acordo com dados provisórios, neste fim-de-semana foram, até às 18h00, …

Gases de efeito de estufa estão a fazer encolher a estratosfera

Um novo estudo mostra que as enormes emissões de gases de efeito de estufa estão a fazer encolher a estratosfera. Tal como explica o jornal The Guardian, os investigadores descobriram que a espessura desta camada atmosférica …

Morreu Luís Nunes da Ponte, fundador do PS

Luís Nunes da Ponte morreu aos 75 anos. O PS manifestou “profundo pesar” e agradeceu o seu trabalho “em prol da luta pela liberdade e pela democracia”. Luís Nunes da Ponte, um dos fundadores do PS, …