Este pode ser o rosto de um chefe dos Pictos brutalmente assassinado há 1400 anos

Christopher Rynn / University of Dundee

A reconstrução virtual de 2017 que tornou o “Rosemarkie Man” conhecido

O homem encontrado numa caverna na Escócia, que sofreu uma morte violenta há 1400 anos, pode ter pertencido à realeza ou ter sido um chefe importante dos Pictos.

Segundo o Live Science, o esqueleto deste homem que pertencia aos Pictos, antigos habitantes da Escócia na Idade do Ferro e na época medieval, indica ter tido uma “morte violenta” há cerca de 1.400 anos e os investigadores acreditam que seria da realeza.

Os arqueólogos encontraram os restos mortais numa caverna na Ilha Negra, nas Highlands escocesas, e o esqueleto do homem com cerca de 30 anos estava numa posição estranha: de pernas cruzadas, com pedras a prender os seus membros e o crânio fraturado.

O homem ficou conhecido quando, em 2017, foi publicada uma reconstrução virtual do seu rosto. De acordo com o Telegraph, análises anteriores mostravam que as três primeiras agressões lhe partiram os dentes, fraturaram o maxilar esquerdo e a parte de trás da cabeça, sendo que o quarto e o quinto golpes atravessaram o crânio de um lado ao outro quando já estava deitado no chão.

Agora, uma nova análise indica que este picto, batizado de “Rosemarkie Man”, seria uma pessoa importante na sua comunidade, talvez um membro da realeza ou um chefe. Os resultados da investigação sugerem que tinha uma dieta rica em proteína, o que era raro para pessoas daquela região durante aquele período.

“Era um homem grande e forte — tal como um jogador de râguebi — bem constituído acima da cintura”, afirma Simon Gunn, professor de história urbana da Universidade de Leicester, no Reino Unido, que estuda os seus restos mortais, ao The Scotsman.

Através da datação por radiocarbono, uma amostra óssea mostra que este homem morreu entre 430 e 630 d.C. e, embora tenha tido uma morte violenta, as pilhas de ossos de animais encontrados perto dos seus restos mortais sugerem que houve uma celebração ou um ritual em homenagem ao seu falecimento.

Além disso, não foram encontradas outras lesões no corpo, sugerindo que não se tratava de um guerreiro ou de alguém que tinha um trabalho árduo, e o enterro na caverna pode ter sido propositado, tratando-se de um local para “entrar no submundo”.

O “Rosemarkie Caves Project” tem analisado uma série de cavernas ao longo da costa da Ilha Negra, sugerindo que foram usadas com algum propósito de há 2.300 anos até ao passado recente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …