Este pode ser o rosto de um chefe dos Pictos brutalmente assassinado há 1400 anos

Christopher Rynn / University of Dundee

A reconstrução virtual de 2017 que tornou o “Rosemarkie Man” conhecido

O homem encontrado numa caverna na Escócia, que sofreu uma morte violenta há 1400 anos, pode ter pertencido à realeza ou ter sido um chefe importante dos Pictos.

Segundo o Live Science, o esqueleto deste homem que pertencia aos Pictos, antigos habitantes da Escócia na Idade do Ferro e na época medieval, indica ter tido uma “morte violenta” há cerca de 1.400 anos e os investigadores acreditam que seria da realeza.

Os arqueólogos encontraram os restos mortais numa caverna na Ilha Negra, nas Highlands escocesas, e o esqueleto do homem com cerca de 30 anos estava numa posição estranha: de pernas cruzadas, com pedras a prender os seus membros e o crânio fraturado.

O homem ficou conhecido quando, em 2017, foi publicada uma reconstrução virtual do seu rosto. De acordo com o Telegraph, análises anteriores mostravam que as três primeiras agressões lhe partiram os dentes, fraturaram o maxilar esquerdo e a parte de trás da cabeça, sendo que o quarto e o quinto golpes atravessaram o crânio de um lado ao outro quando já estava deitado no chão.

Agora, uma nova análise indica que este picto, batizado de “Rosemarkie Man”, seria uma pessoa importante na sua comunidade, talvez um membro da realeza ou um chefe. Os resultados da investigação sugerem que tinha uma dieta rica em proteína, o que era raro para pessoas daquela região durante aquele período.

“Era um homem grande e forte — tal como um jogador de râguebi — bem constituído acima da cintura”, afirma Simon Gunn, professor de história urbana da Universidade de Leicester, no Reino Unido, que estuda os seus restos mortais, ao The Scotsman.

Através da datação por radiocarbono, uma amostra óssea mostra que este homem morreu entre 430 e 630 d.C. e, embora tenha tido uma morte violenta, as pilhas de ossos de animais encontrados perto dos seus restos mortais sugerem que houve uma celebração ou um ritual em homenagem ao seu falecimento.

Além disso, não foram encontradas outras lesões no corpo, sugerindo que não se tratava de um guerreiro ou de alguém que tinha um trabalho árduo, e o enterro na caverna pode ter sido propositado, tratando-se de um local para “entrar no submundo”.

O “Rosemarkie Caves Project” tem analisado uma série de cavernas ao longo da costa da Ilha Negra, sugerindo que foram usadas com algum propósito de há 2.300 anos até ao passado recente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …