/

Chefe de gabinete de Miguel Macedo demite-se após ajuste directo a empresa sua

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, aceitou o pedido de demissão da sua chefe de gabinete, Rita Abreu Lima, confirmou hoje à agência Lusa fonte oficial do ministério.

O jornal i avançou na sua edição de hoje que Rita Abreu de Lima pediu, na quarta-feira, a demissão do cargo de chefe de gabinete de Miguel Macedo.

De acordo com o jornal, o pedido foi feito “depois de ter sido noticiado que uma empresa da qual é também proprietária, a POP Saúde, foi escolhida para prestar serviços de consultoria — no valor de mais de 74 mil euros — à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS LVT)”.

Além de Rita Abreu Lima, a POP Saúde tem como sócio Miguel Soares Oliveira, ex-presidente do conselho directivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), e foi criada poucos dias antes do ajuste directo da ARS LVT. Soares de Oliveira é marido de Rita Abreu Lima e gerente da sociedade.

Segundo o i, no contrato celebrado na última sexta-feira é possível ler-se que a aquisição deste serviço de consultoria – especializada em medicina de emergência – se destina a “apoiar a reorganização da urgência metropolitana da Grande Lisboa e a reforma hospitalar”. É ainda clarificado que o valor de 74 390,40 euros, pouco abaixo do limite máximo previsto para os ajustes directos, será pago em prestações mensais de 5040 euros.

Em declarações ao jornal i, Rita Abreu de Lima explicou que “a criação da empresa não teve por fim esta específica contratação de serviços” e garantiu não ter tido “qualquer influência” ou ter feito “diligências para a celebração do contrato”. A chefe de gabinete de Miguel Macedo clarificou ainda que, após o envio de várias questões do i, “apresentou o seu pedido de demissão ao ministro da Administração Interna, tendo o mesmo sido aceite”.

Fonte oficial do Ministério da Administração Interna confirmou hoje à Lusa que o pedido foi feito e que a demissão foi aceite pelo ministro.

ZAP/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.