Chefe da cibersegurança alemã suspenso por alegadas ligações à Rússia

Clemens Bilan/EPA

Olaf Scholz durante conferência de imprensa

Governo alemão anunciou investigação ao responsável, não antecipando quando é que este será substituído.

O ministro do Interior alemão suspendeu o chefe da agência de cibersegurança do país após uma reportagem televisiva ter descoberto uma alegada ligação com os serviços secretos russos.

Uma porta-voz do ministério disse esta terça-feira que a decisão de retirar a Arne Schoenbohm os seus poderes como presidente da Autoridade Federal de Segurança Cibernética foi tomada devido ao facto de as alegações no relatório “prejudicaram permanentemente a confiança necessária do público na neutralidade e imparcialidade da conduta dos seus deveres”.

“Isto aplica-se ainda mais na atual situação de crise no que respeita à guerra híbrida russa”, disse a porta-voz por e-mail, acrescentando que estava em curso uma investigação e que Schoenbohm seria inocente de qualquer ato ilícito até à sua conclusão.

Schoenbohm assumiu a liderança da agência alemã BSI cybersecurity em fevereiro de 2016, tendo anteriormente trabalhado na empresa de defesa europeia EADS e na DaimlerChrysler Aerospace.

Uma reportagem da emissora pública ZDF, na semana passada, revelou que o responsável era co-fundador de uma associação chamada Cybersecurity Council Germany. O grupo, que reuniu funcionários governamentais e peritos do sector privado, tinha ligações com um antigo funcionário do serviço de informação KGB da Rússia, disse à ZDF.

O Ministério do Interior não revelou quanto tempo a sua investigação poderia levar ou se tinha intenções de encontrar um substituto para Schoenbohm.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.