Chaves vs Sporting | Leões no pódio com bis de Luiz Phellype

Pedro Sarmento Costa / Lusa

O Sporting aproveitou da melhor forma a derrota do SC Braga diante do FC Porto e subiu ao terceiro posto na tabela classificativa, graças a uma vitória por 3-1, diante do Chaves.

Sem Bas Dost devido a lesão, o Sporting colocou as despesas do ataque nos ombros de Luiz Phellype, e o brasileiro deu mostras do seu valor ao marcar os golos que abriram e selaram um triunfo que esteve em risco durante grande parte do segundo tempo – até Bruno Fernandes dar novamente o ar da sua graça, desbloqueando uma partida que parecia ter tudo para dar em empate.

O Jogo explicado em Números

  • Sinal mais para a equipa do Sporting nos instantes iniciais do desafio. No primeiro quarto-de-hora, a equipa visitante dominou a posse (65%-35%) e foi bastante mais eficaz na troca de bola (84%-67%), tendo ainda feito o único remate enquadrado, de autoria de Gudelj, a que se somaram mais duas outras tentativas, por parte de Luiz Phellype e Acuña.
  • O golo da vantagem dos “leões” acabou por surgir aos 23 minutos, por Luiz Phellype, que só teve de encostar a bola para o fundo da baliza depois de um cruzamento rasteiro de Ristovski. Primeiro golo pelo Sporting do avançado brasileiro, que surgia no fundo da tabela em termos de acções com bola (seis) e passes (dois).
  • Após um período inicial de alguma apatia, o Chaves foi crescendo no jogo. A equipa flaviense já tinha 43% de posse e 71% de eficácia na distribuição à meia-hora do desafio, com um jogador em claro destaque, o médio Bressan, que contabilizava 18 passes, 16 no meio-campo contrário, uma situação de remate criada e um cruzamento eficaz.
  • Primeira parte de grande qualidade de Wendel. O médio brasileiro chegou aos 40 minutos com apenas dois passes errados em 30 tentativas, oito recuperações de bola (máximo da partida até então), uma intercepção e ainda duas faltas sofridas.
  • Primeira parte de sentido único e em que as únicas verdadeiras ocasiões de perigo pertenceram ao Sporting, a equipa que ficou à frente numa série de variáveis.
  • Apesar de ter ido à procura de um resultado melhor, o Chaves nunca conseguiu importunar Renan Ribeiro, que foi um mero espectador durante os primeiros 45 minutos.
  • O melhor em campo ao intervalo era mesmo o marcador do único golo, Luiz Phellype, que apresentava um GoalPoint Rating de 6.0, juntando ao remate certeiro sete duelos aéreos ganhos em nove disputados, e dois alívios.
  • A segunda parte começou com um enorme contratempo para a equipa do Chaves, que se viu reduzida a dez jogadores depois da expulsão de Jefferson por acumulação de amarelos. Ainda assim, foi à equipa da casa que pertenceu a melhor ocasião de golo dos primeiros 15 minutos da primeira parte, num cabeceamento de Campi ao poste direito da baliza defendida por Renan.
  • Após o aviso, chegou o golo. Aos 61 minutos, Gallo colocou a bola nas costas da defesa “leonina” e André Luís, em dificuldade, rematou para o fundo da baliza naquele que era o primeiro disparo “enquadrado” da equipa flaviense, após seis tentativas.
  • Com o Sporting em claras dificuldades, Bruno Fernandes acabou por tirar um “coelho” da cartola a dez minutos dos 90. Na esquerda, Acuña colocou uma bola longa para a entrada da área, onde Bruno Fernandes, de primeira, rematou para o fundo da baliza, com a bola a bater na relva antes de cruzar a linha de golo. Com este disparo, Bruno Fernandes igualou Bas Dost na lista dos melhores marcadores do campeonato, com 14 golos.
  • Ainda antes dos 90 minutos, também o Sporting ficou reduzido a dez homens, na sequência da expulsão de Ristovski após consulta do VAR por parte do árbitro. Aumentava a tensão no relvado, com o Chaves a dar o tudo por tudo na procura do golo da igualdade durante os 11 minutos de compensação.
  • Após um período algo confuso e com muitos cartões à mistura, o 3-1 surgiu ao cair do pano, por Luiz Phellype, que não falhou na cara de Ricardo após um passe de Jovane Cabral, dando a melhor sequência a um lance que começou numa perda de bola de Campi.

O Homem do Jogo

Que falta dizer sobre Bruno Fernandes esta época? Acabado de recuperar de uma lesão, o médio português deu mostras de não estar ao seu melhor nível, mas ainda assim foi decisivo, como sempre.

Para além do golo que apontou, num dos três remates à baliza que fez – todos eles no segundo tempo -, o camisola “8” sportinguista criou três situações de perigo, mais do que qualquer outro jogador da sua equipa e foi eficaz em seis bolas longas, cinco delas para o último terço do campo.

Das suas quatro tentativas de drible, duas foram bem-sucedidas e sofreu quatro faltas, duas delas em zona de perigo. Teve ainda tempo para recuperar a bola em sete ocasiões e bloqueou dois passes.

Apesar dos seus 16 passes falhados, das suas 25 perdas de bola e dos seus três desarmes sofridos, o internacional português terminou o desafio a liderar os GoalPoint Ratings, com nota 8.0. Nada mal para um jogador que até estava em dúvida para o encontro.

Jogadores em foco

  • Luiz Phellype  7.4 – O brasileiro fez de Bas Dost e não se deu mal. Marcou dois golos nos únicos remates enquadrados que fez, venceu oito duelos aéreos e ainda contribuiu com seis acções defensivas.
  • Wendel 6.4 – À semelhança de Bruno Fernandes, criou três ocasiões de remate, o máximo da noite. Rematou outras tantas vezes, todas elas desenquadradas, e falhou apenas cinco passes em 92. Ninguém recuperou tantas bolas como ele (11).
  • André Luís 6.3 – Marcou um golo num dos dois disparos enquadrados que fez. Disputou 12 duelos aéreos ofensivos, vencendo cinco, e contabilizou seis acções defensivas.
  • Coates 4.8 – Disputou 12 duelos aéreos defensivos, vencendo oito, e fez um corte decisivo. Pela negativa, falhou 17 passes (máximo da noite), oito deles no seu próprio meio-campo, e só foi feliz em duas das suas dez bolas longas.
  • Ristovski 3.9 – Criou uma ocasião flagrante, aproveitada por Luiz Phellype, e somou oito acções defensivas, mas borrou a pintura com um cartão vermelho. Dos seis duelos aéreos defensivos que disputou, venceu apenas dois.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …