“Charlie” é o robô peixe-gato da CIA que permitiu pesquisas subaquáticas (e já realizou missões secretas)

De várias formas e tamanhos, os robôs têm sido sido muitas vezes usados por muitas entidades para trabalhos de pesquisa e investigação. A CIA não é exceção e por isso desenvolveu um peixe robótico chamado Charlie. Trata-se de um veículo subaquático não tripulado que foi criado para recolher amostras de água.

O Charlie tornou-se uma realidade graças a uma pesquisa realizada pelo Escritório de Programas e Tecnologias Avançadas da CIA, que se concentra em estudos robóticos aquáticos desde os anos 90.

Algumas das especificações do Charlie incluíam velocidade, resistência, capacidade de manobra, controlo de profundidade, precisão de navegação, autonomia e comunicação. O robô peixe tinha casco de pressão, sistema de lastro e de comunicação na parte principal do corpo, sendo que o sistema de propulsão ficava na cauda.

Nas imagens, e uma vez que está a nadar na água, é difícil perceber que se trata de um robô e não de um peixe verdadeiro. A principal diferença é que o Charlie mede apenas 61 cm, enquanto um peixe real pode medir até 1,5 metros de comprimento ou mais.

Segundo o Interesting Engeneering, o Charlie já não é utilizado, mas como as missões do robô ainda são confidenciais, nenhuma informação pública sobre o que este reuniu pode ser partilhada.

A pesquisa sobre de que forma os robôs podiam navegar e recolher informações subaquáticas iniciou-se na década de 1950. O Spectrum IEEE explica que começou, em conjunto com a Marinha dos EUA, a doar fundos para o desenvolvimento de tecnologia para resgate em alto mar e missões de salvamento. Além disso, os drones marítimos também foram investigados para fins de vigilância e recolha de dados científicos.

A utilização de robôs e drones é bastante frequente para realizar investigações em lugares dos oceanos que têm acessos limitados. No entanto, como realça o IE, não é fácil desenvolver um robô e colocá-lo na água pois todo o processo tem elevados custos de tempo e dinheiro.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Identificado suspeito de tiroteio em armazém da FedEx nos Estados Unidos

Esta sexta-feira, as autoridades norte-americanas anunciaram ter identificado o suspeito do tiroteio que resultou na morte de oito pessoas num armazém da FedEx, em Indianápolis, nos Estados Unidos. De acordo com o Expresso, trata-se de um …

António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo, retira candidatura à Câmara de Ourém

O deputado António Gameiro, um dos suspeitos na "Operação Triângulo", anunciou que vai retirar a sua candidatura à Câmara de Ourém. O deputado do PS António Gameiro retirou a sua candidatura à Câmara de Ourém, demitiu-se …

Task force muda regras. Vai ser mais difícil saber qual a vacina que será administrada

Vai ser mais difícil para as pessoas acima dos 60 anos saber com antecedência qual será a vacina que vão receber (AstraZeneca, Pfizer e Moderna). Todas as semanas, as três vacinas passam a "rodar de …

O segredo dos bigodes dos animais tem a forma de um S (e reside na forma como dobram)

Há muitos mamíferos que têm bigodes para sentirem o ambiente à sua volta, semelhante à sensação do tato. No entanto, os meios pelos quais os bigodes comunicam essa sensação de toque ao cérebro ainda permaneciam …

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …