“Charlie” é o robô peixe-gato da CIA que permitiu pesquisas subaquáticas (e já realizou missões secretas)

De várias formas e tamanhos, os robôs têm sido sido muitas vezes usados por muitas entidades para trabalhos de pesquisa e investigação. A CIA não é exceção e por isso desenvolveu um peixe robótico chamado Charlie. Trata-se de um veículo subaquático não tripulado que foi criado para recolher amostras de água.

O Charlie tornou-se uma realidade graças a uma pesquisa realizada pelo Escritório de Programas e Tecnologias Avançadas da CIA, que se concentra em estudos robóticos aquáticos desde os anos 90.

Algumas das especificações do Charlie incluíam velocidade, resistência, capacidade de manobra, controlo de profundidade, precisão de navegação, autonomia e comunicação. O robô peixe tinha casco de pressão, sistema de lastro e de comunicação na parte principal do corpo, sendo que o sistema de propulsão ficava na cauda.

Nas imagens, e uma vez que está a nadar na água, é difícil perceber que se trata de um robô e não de um peixe verdadeiro. A principal diferença é que o Charlie mede apenas 61 cm, enquanto um peixe real pode medir até 1,5 metros de comprimento ou mais.

Segundo o Interesting Engeneering, o Charlie já não é utilizado, mas como as missões do robô ainda são confidenciais, nenhuma informação pública sobre o que este reuniu pode ser partilhada.

A pesquisa sobre de que forma os robôs podiam navegar e recolher informações subaquáticas iniciou-se na década de 1950. O Spectrum IEEE explica que começou, em conjunto com a Marinha dos EUA, a doar fundos para o desenvolvimento de tecnologia para resgate em alto mar e missões de salvamento. Além disso, os drones marítimos também foram investigados para fins de vigilância e recolha de dados científicos.

A utilização de robôs e drones é bastante frequente para realizar investigações em lugares dos oceanos que têm acessos limitados. No entanto, como realça o IE, não é fácil desenvolver um robô e colocá-lo na água pois todo o processo tem elevados custos de tempo e dinheiro.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O planeta Vénus

Vénus já teve oceanos? De maneira nenhuma, dizem astrofísicos

Vénus já teve oceanos? Não, segundo o novo estudo de uma equipa de astrofísicos da Universidade de Genebra e da NCCR PlanetS, na Suíça. Nos últimos anos, vários estudos têm sugerido que Vénus pode já ter …

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …