Charlie Hebdo gera nova polémica, desta vez por causa de Aylan

O jornal satírico francês está de novo no centro de uma polémica por causa da referência a Aylan Kurdi, o menino sírio que apareceu morto numa praia da Turquia.

As duas novas imagens do Charlie Hebdo estão a gerar alguma revolta nas redes sociais, devido à referência a Aylan Kurdi, menino sírio que apareceu morto numa praia turca.

Aquele que se tornou um símbolo dos refugiados é representado, de forma satírica como é habitual, pelo jornal francês.

Na capa, o corpo do menino de três anos está ao lado de um cartaz – com uma famosa personagem de uma cadeia de fast food americana – no qual se pode ler “Promoção! Dois menus criança pelo preço de um”.

Também está visível a mensagem “Sejam bem vindos refugiados” e logo a seguir uma frase que fica a meio: “Tão perto do objetivo…”.

Na outra imagem, uma personagem, que parece ser Jesus Cristo, anda sobre a água na qual Aylan se afundou, relembrando um dos episódios bíblicos, na qual se pode ler: “A prova de que a Europa é cristã. Os cristãos andam sobre a água. As crianças muçulmanas afundam”.

As duas imagens começaram a ser alvo de duras críticas nas redes sociais, sobretudo no Twitter.

Por outro lado, também há quem defenda a perspetiva do jornal, dizendo que estas imagens só pretendem alertar para a reação europeia face à vinda dos refugiados.

Segundo o Daily Mail, o advogado e ativista dos direitos do homem Peter Herbert anunciou que vai levar a publicação a tribunal por incitar ao ódio racial.

“O Charlie Hebdo é uma publicação puramente racista, xenófoba e ideologicamente falida”, defendeu o advogado no Twitter.

Em janeiro do ano passado, depois de terem publicado algumas capas que satirizavam o profeta Maomé, doze pessoas foram mortas num ataque à redação do jornal e outras cinco foram assassinadas nos dias seguintes.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Não aprenderam nada? Mas acha que há alguma lição a aprender do ponto de vista editorial com um acto terrorista? Sugere auto-censura, é isso?

  1. Nos tempos que vão correndo o humor é cada vez mais um exercício difícil, arriscado e de interpretação obtusa. Deve ser incómodo. Querer interpretar à letra (o que fazemos frequentemente, porque não queremos gastar tempo a pensar) nem sempre nos conduz ao significado que se pretende alcançar. Não vi os desenhos, mas pela descrição, se formos para além do sentido literal, a mensagem que passa pode ser interpretada como crítica à forma como o ocidente, designadamente a Europa, tem tratado esta questão. Talvez andemos todos com pouca vontade de rir, sobretudo de nós próprios…

RESPONDER

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …