Champions. A nível defensivo, só duas equipas fizeram melhor do que o FC Porto

José Coelho / Lusa

O FC Porto de Sérgio Conceição conseguiu o terceiro melhor registo defensivo da fase de grupos da Liga dos Campeões desta época, ficando apenas atrás do ingleses do Chelsea e do Machester City.

Uma análise do portal Sapo Desporto dá conta que os dragões sofreram apenas três golos nesta fase da liga milionária, todos numa mesma partida e frente ao City de Bernardo Silva, Rúben Dias e João Cancelo, que conseguiu o melhor registo defensivo com apenas um golo sofrido.

Curiosamente, o único golo sofrido pelo City foi apontado pelo “dragão” Luis Díaz.

O “top três” de melhores registos defensivos fica completo com o Chelsea em segundo lugar, que sofreu apenas um golo nesta fase da prova, onde participaram 32 equipas.

O mesmo portal de desporto dá ainda conta que a equipa de Sérgio Conceição está há cinco jogos consecutivos sem sofrer golos na Liga dos Campeões – perdeu apenas na ronda inaugural, frente ao Machester City, com quem partilhou o Grupo C.

No passado, apenas quatro equipas conseguiram este feito: Atlético Madrid (2014/15), Manchester United (2010/11), Liverpool (2005/06) e Juventus (2004/05).

Agora, também Manchester City e FC Porto se juntaram a esse restrito lote.

FC Porto fechou grupo com vitória

O FC Porto despediu-se nesta quarta-feira da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol com um triunfo por 2-0 frente ao Olympiacos, em Atenas.

Os dragões terminaram assim na segunda posição do Grupo C.

Otávio, de grande penalidade, aos 10 minutos, e Uribe, aos 77, fizeram os golos dos ‘dragões’ na visita à equipa de Pedro Martins, com os gregos, reduzidos a 10 por expulsão por acumulação de amarelos do português Ruben Semedo (78), a conseguirem, ainda assim, apurar-se para a Liga Europa, devido à derrota do Marselha frente ao City (3-0).

O FC Porto, que já tinha o apuramento para os oitavos da ‘Champions’ assegurado, foi segundo no Grupo C, com 13 pontos, menos três do que os ingleses, com Olympiacos e Marselha, ambos com apenas três pontos, a serem, respetivamente, terceiro e quarto.

[sc name=”assina” by=”ZAP”

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Caro ZAP
    “…todos numa mesma partida e frente ao City de Bernardo Silva e João Cancelo,…”
    Há algum motivo para excluir o Rúben Dias?

  2. Futebol Clube do Porto (pronúncia em português: /futeˈβɔɫ ˈkluβ(ɨ) ðu ˈpoɾtu/) (EURONEXT: FCP), mais conhecido como FC Porto, ou simplesmente Porto, é um clube multidesportivo português, sedeado na cidade do Porto. É mais conhecido pela sua equipa de futebol profissional, que joga atualmente na Primeira Liga, a competição mais importante do futebol português.

    Fundado a 28 de setembro de 1893, é um dos “três grandes” clubes de Portugal, juntamente com o Sporting e o Benfica, os seus grandes rivais. O clube nunca foi despromovido do campeonato desde que este foi estabelecido em 1934. As alcunhas da equipa são “dragões”, nome da criatura mitológica que se pode ver no topo do brasão do clube, ou “azuis e brancos”, que está baseada na associação às cores do equipamento principal. Os seus apoiantes são chamados de “portistas”. Os seus jogos de futebol em casa são realizados no Estádio do Dragão, inaugurado em 2003, e que tem uma capacidade de 50 035 lugares, e que substituiu o antigo Estádio das Antas. Já para as modalidades, é no Dragão Caixa, com uma capacidade de 2 179 lugares, que se joga o hóquei em patins, o basquetebol e o andebol.

    O FC Porto é o clube mais bem sucedido de Portugal com sete títulos internacionais. O FC Porto é um dos mais bem sucedidos clubes portugueses no que toca ao total de títulos ganhos pela equipa de futebol profissional, com um total de 78 oficiais. Internamente, ganhou 29 títulos da Primeira Liga, dezassete títulos da Taça de Portugal, quatro títulos do extinto Campeonato de Portugal (um recorde juntamente com o Sporting) e vinte e um títulos da Supertaça Cândido de Oliveira (um outro recorde). O FC Porto tornou-se, depois do Benfica, a ser a segunda equipa da história da liga portuguesa a completar duas épocas sem derrotas, nomeadamente nas épocas de 2010/2011 e 2012/2013. Também em 2010/2011, o FC Porto conseguiu a maior diferença de pontos entre o campeão e o segundo classificado (21), num sistema de três pontos por vitória, conseguindo na altura a sua segunda quádrupla (quatro títulos numa época). Internacionalmente, o FC Porto já ganhou sete títulos, europeus e mundiais, um recorde no futebol português: a Taça dos Campeões Europeus e a Liga dos Campeões da UEFA em 1986/1987 e 2003/2004, respetivamente; a Taça UEFA e a Liga Europa da UEFA em 2002/2003, e 2010/2011, respetivamente; a Supertaça Europeia em 1987, e a Taça Intercontinental em 1987 e 2004. É o único clube português que ganhou as últimas três competições referidas, e a conseguir uma tripla continental: liga doméstica, taça e título europeu (2002/2003 e 2010/2011). Em adição, foi finalista na Taça dos Clubes Vencedores de Taças de 1983/1984 e nas edições de 2003, 2004 e 2011 da Supertaça da UEFA.

RESPONDER

Portugueses burlados em Munique. PSP alerta para a venda de bilhetes falsos

No dia em que Portugal joga contra à Alemanha na capital da Baviera, a PSP alertou que vários portugueses estão a ser burlados com a venda de bilhetes falsos para a partida. O intendente Pedro Colaço …

Correos Express "passa a perna" aos CTT. Empresa quer conquistar Portugal para ter oferta ibérica na Ásia

A empresa espanhola concorrente dos CTT está a monopolizar as entregas ibéricas. Em 2019, comprou 51% da unidade de transporte expresso do grupo logístico Rangel e quer ter centros de distribuição em todo os distritos …

Autoridades passam 25 multas no primeiro dia de confinamento em Lisboa

As autoridades policiais passaram 25 autos de contraordenação no primeiro dia de confinamento da Área Metropolitana de Lisboa. Desde as 15h da tarde de ontem que é proibido entrar ou sair da AML, embora existam várias …

Ricardo Salgado queria afastar juíza por ser sobrinha de Ana Gomes

Um dos julgamentos que Salgado enfrenta é no Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS) de Santarém por causa de coimas que lhe foram aplicadas pelo Banco de Portugal. O ex-banqueiro tentou atrasar o julgamento …

Afinal, Darwin poderá ter-se enganado em relação à seleção sexual

Um novo estudo sugere que Charles Darwin poderá ter-se enganado parcialmente em relação à teoria da seleção sexual. Charles Darwin foi um cientista cuidadoso. Em meados do século XIX, enquanto procurava evidências para a sua teoria …

“Não temos um presidente". Moedas arrasa Medina após divulgação da auditoria à CML

A auditoria interna da Câmara Municipal de Lisboa, apresentada ontem por Fernando Medina, está longe de pôr fim à polémica em torno do envio de dados pessoais de manifestantes a embaixadas estrangeiras. O presidente da Câmara …

"Fui sujeito a pressões, intimidações e ameaças". António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Marcelo pede a portugueses "noção" sobre momento de transição

O Presidente da República destacou a importância "de as pessoas terem a noção" do momento de transição" na pandemia em Portugal, sublinhando as vacinas como resposta. A campanha de vacinação justifica o "momento de transição" que …

Uma das plantas mais estudadas de sempre tinha uma parte desconhecida

Cientistas encontraram uma parte completamente nova numa das plantas mais estudadas de sempre. De acordo com o site Science Alert, a planta em questão chama-se Arabidopsis thaliana e é um organismo modelo, já tendo sido usada …

Informações contraditórias. Autoridades belgas só confirmam a morte de um português em Antuérpia

Apesar de três portugueses terem sido dados como mortos, as autoridades no local onde ruiu um prédio em construção em Antuérpia, na Bélgica, só confirmam a nacionalidade lusa de um óbito. De acordo com a TSF, …