Champions. A nível defensivo, só duas equipas fizeram melhor do que o FC Porto

José Coelho / Lusa

O FC Porto de Sérgio Conceição conseguiu o terceiro melhor registo defensivo da fase de grupos da Liga dos Campeões desta época, ficando apenas atrás do ingleses do Chelsea e do Machester City.

Uma análise do portal Sapo Desporto dá conta que os dragões sofreram apenas três golos nesta fase da liga milionária, todos numa mesma partida e frente ao City de Bernardo Silva, Rúben Dias e João Cancelo, que conseguiu o melhor registo defensivo com apenas um golo sofrido.

Curiosamente, o único golo sofrido pelo City foi apontado pelo “dragão” Luis Díaz.

O “top três” de melhores registos defensivos fica completo com o Chelsea em segundo lugar, que sofreu apenas um golo nesta fase da prova, onde participaram 32 equipas.

O mesmo portal de desporto dá ainda conta que a equipa de Sérgio Conceição está há cinco jogos consecutivos sem sofrer golos na Liga dos Campeões – perdeu apenas na ronda inaugural, frente ao Machester City, com quem partilhou o Grupo C.

No passado, apenas quatro equipas conseguiram este feito: Atlético Madrid (2014/15), Manchester United (2010/11), Liverpool (2005/06) e Juventus (2004/05).

Agora, também Manchester City e FC Porto se juntaram a esse restrito lote.

FC Porto fechou grupo com vitória

O FC Porto despediu-se nesta quarta-feira da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol com um triunfo por 2-0 frente ao Olympiacos, em Atenas.

Os dragões terminaram assim na segunda posição do Grupo C.

Otávio, de grande penalidade, aos 10 minutos, e Uribe, aos 77, fizeram os golos dos ‘dragões’ na visita à equipa de Pedro Martins, com os gregos, reduzidos a 10 por expulsão por acumulação de amarelos do português Ruben Semedo (78), a conseguirem, ainda assim, apurar-se para a Liga Europa, devido à derrota do Marselha frente ao City (3-0).

O FC Porto, que já tinha o apuramento para os oitavos da ‘Champions’ assegurado, foi segundo no Grupo C, com 13 pontos, menos três do que os ingleses, com Olympiacos e Marselha, ambos com apenas três pontos, a serem, respetivamente, terceiro e quarto.

[sc name=”assina” by=”ZAP”

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Caro ZAP
    “…todos numa mesma partida e frente ao City de Bernardo Silva e João Cancelo,…”
    Há algum motivo para excluir o Rúben Dias?

  2. Futebol Clube do Porto (pronúncia em português: /futeˈβɔɫ ˈkluβ(ɨ) ðu ˈpoɾtu/) (EURONEXT: FCP), mais conhecido como FC Porto, ou simplesmente Porto, é um clube multidesportivo português, sedeado na cidade do Porto. É mais conhecido pela sua equipa de futebol profissional, que joga atualmente na Primeira Liga, a competição mais importante do futebol português.

    Fundado a 28 de setembro de 1893, é um dos “três grandes” clubes de Portugal, juntamente com o Sporting e o Benfica, os seus grandes rivais. O clube nunca foi despromovido do campeonato desde que este foi estabelecido em 1934. As alcunhas da equipa são “dragões”, nome da criatura mitológica que se pode ver no topo do brasão do clube, ou “azuis e brancos”, que está baseada na associação às cores do equipamento principal. Os seus apoiantes são chamados de “portistas”. Os seus jogos de futebol em casa são realizados no Estádio do Dragão, inaugurado em 2003, e que tem uma capacidade de 50 035 lugares, e que substituiu o antigo Estádio das Antas. Já para as modalidades, é no Dragão Caixa, com uma capacidade de 2 179 lugares, que se joga o hóquei em patins, o basquetebol e o andebol.

    O FC Porto é o clube mais bem sucedido de Portugal com sete títulos internacionais. O FC Porto é um dos mais bem sucedidos clubes portugueses no que toca ao total de títulos ganhos pela equipa de futebol profissional, com um total de 78 oficiais. Internamente, ganhou 29 títulos da Primeira Liga, dezassete títulos da Taça de Portugal, quatro títulos do extinto Campeonato de Portugal (um recorde juntamente com o Sporting) e vinte e um títulos da Supertaça Cândido de Oliveira (um outro recorde). O FC Porto tornou-se, depois do Benfica, a ser a segunda equipa da história da liga portuguesa a completar duas épocas sem derrotas, nomeadamente nas épocas de 2010/2011 e 2012/2013. Também em 2010/2011, o FC Porto conseguiu a maior diferença de pontos entre o campeão e o segundo classificado (21), num sistema de três pontos por vitória, conseguindo na altura a sua segunda quádrupla (quatro títulos numa época). Internacionalmente, o FC Porto já ganhou sete títulos, europeus e mundiais, um recorde no futebol português: a Taça dos Campeões Europeus e a Liga dos Campeões da UEFA em 1986/1987 e 2003/2004, respetivamente; a Taça UEFA e a Liga Europa da UEFA em 2002/2003, e 2010/2011, respetivamente; a Supertaça Europeia em 1987, e a Taça Intercontinental em 1987 e 2004. É o único clube português que ganhou as últimas três competições referidas, e a conseguir uma tripla continental: liga doméstica, taça e título europeu (2002/2003 e 2010/2011). Em adição, foi finalista na Taça dos Clubes Vencedores de Taças de 1983/1984 e nas edições de 2003, 2004 e 2011 da Supertaça da UEFA.

RESPONDER

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …