Champions: FC Porto perde com Dínamo e compromete apuramento

Fernando Veludo / Lusa

-

O FC Porto deve, sobretudo, à falta de ousadia a sua primeira derrota na atual edição da Liga dos Campeões de futebol, infligida hoje em casa pelo Dínamo de Kiev (0-2), complicando o apuramento para os oitavos de final.

Os ‘dragões’, que podem ser obrigados a vencer em casa do Chelsea, caso os ucranianos vençam em casa o Maccabi, que hoje perdeu com o Chelsea e ainda não pontuou, foram ‘vítimas’ de uma tremenda capacidade organizativa, de um grande espírito de sacrifício dos adversários e dos golos de Yarmolenko (31 minutos, de grande penalidade) e do ex-benfiquista e paraguaio Derlis González (64).

A equipa de portista, que não perdia para a Liga dos Campeões, no Dragão, desde 10 de outubro de 2013 (derrota com o Zenit por 1-0), é primeira classificada no Grupo G, com os mesmos 10 pontos que o Chelsea e com apenas mais dois que o Dínamo de Kiev, equipas que têm vantagem no confronto direto com os ‘dragões’ em caso de empate pontual a 11 pontos.

Mantendo André André no banco e com o francês Imbula de volta aos titulares – Evandro saiu do ‘onze’, por comparação com a última partida para o campeonato (2-0 ao Vitória de Setúbal) e excetuando as muitas alterações para a Taça -, Julen Lopetegui apostou num claríssimo 4x3x3.

Os portistas até entraram ‘mandões’, dominando as operações em todos os sectores, mas bateram sempre de frente contra a bem escalonada defesa ucraniana, que contou com o português Antunes a lateral esquerdo, um dos que ajudou muito a fechar os caminhos para a baliza de Shovkovskiy.

Aliás, o guarda-redes visitante quase nem teve trabalho no primeiro tempo, obrigado, apenas aos 41 minutos, a defender um remate frouxo de Rúben Neves, da zona frontal e já com os ‘dragões’ a perder por 1-0.

A ousadia ucraniana revelou-se por volta dos 25 minutos, com Derlis González a obrigar Casillas a aplicar-se, e três minutos mais tarde, quando Garmesh cabeceou à trave e o brasileiro Júnior Moraes falhou o alvo na recarga.

Aos 30, o francês Imbula fez Rybalka tropeçar na linha lateral direita da grande área e Andriy Yarmolenko cobrou com sucesso o penálti, no minuto seguinte.

No reatamento, Lopetegui trocou Maxi Pereira por André André, deslocando Indi para a lateral esquerda e Danilo Pereira para central, com o objetivo de soltar Layún no corredor direito, posto anterior do uruguaio.

Só aos 59 minutos, após entendimento entre Brahimi e Tello é que o FC Porto conseguiu levar o perigo à área contrária, mas o espanhol rematou fraco.

Garmash, aos 62, perdeu uma oportunidade soberana, quando ficou isolado frente a Casillas, após uma perda de orientação de Marcano junto da sua grande área.

Mas Derlis González ‘emendou’ o falhanço do colega e, dois minutos depois, ganhou em velocidade a Danilo Pereira, após perda de bola de Brahimi, e fez o segundo golo, num lance em que Casillas podia ter feito mais.

Lopetegui resolveu arriscar, fazendo entrar o ítalo-argentino Osvaldo e o mexicano Corona, para os lugares de Imbula e Brahimi, ambos muito abaixo do seu nível habitual.

Aos 79 minutos, André André conseguiu penetrar na área, cruzou tenso e Dragovic quase fazia o golo portista, ao desviar para a baliza, mas a bola bateu miraculosamente no poste e anichou-se nas mãos de Shovkovskiy.

Até final, e com o árbitro espanhol Carlos Velasco Carballo muito complacente com o antijogo do Dínamo de Kiev, os portistas praticamente não conseguiram chegar com perigo à área adversária, com a exceção de mais um remate ao poste de André André, desferido desde o interior da área, ainda desviado por Antunes.

Caso tivesse marcado um golo, ao FC Porto ‘bastar-lhe-ia’ empatar em Londres para seguir em frente.

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu como adepto portista só tenho uma coisa a escrever: ” Já foste!” Adeus Liga dos Campeões deste ano!” Já ando a dizer à quase um ano, que este treinador não serve para O FC Porto! Treinador mediano que inventa onde não deve inventar. então André André no banco!!!!!?!? E tira o Maxi Pereira?!?!??!? Sim senhor…grande treinador…

RESPONDER

O mistério daquilo que torna uma piada engraçada (mas só para algumas pessoas)

https://vimeo.com/372607767 Aquilo que torna uma piada engraçada poderá depender do contexto social e temporal. Cientistas ainda tentam perceber até que ponto o nosso cérebro pode ter influência neste processo. Acha engraçada esta piada da Suméria de 1900 …

Elon Musk explica como construir uma cidade sustentável em Marte

O CEO da Space X, o multimilionário Elon Musk, revelou na rede social Twitter detalhes sobre os planos da empresa para estabelecer um assentamento em Marte que seja sustentável para os seres humanos. No entender de …

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …