Champions: FC Porto perde com Dínamo e compromete apuramento

Fernando Veludo / Lusa

-

O FC Porto deve, sobretudo, à falta de ousadia a sua primeira derrota na atual edição da Liga dos Campeões de futebol, infligida hoje em casa pelo Dínamo de Kiev (0-2), complicando o apuramento para os oitavos de final.

Os ‘dragões’, que podem ser obrigados a vencer em casa do Chelsea, caso os ucranianos vençam em casa o Maccabi, que hoje perdeu com o Chelsea e ainda não pontuou, foram ‘vítimas’ de uma tremenda capacidade organizativa, de um grande espírito de sacrifício dos adversários e dos golos de Yarmolenko (31 minutos, de grande penalidade) e do ex-benfiquista e paraguaio Derlis González (64).

A equipa de portista, que não perdia para a Liga dos Campeões, no Dragão, desde 10 de outubro de 2013 (derrota com o Zenit por 1-0), é primeira classificada no Grupo G, com os mesmos 10 pontos que o Chelsea e com apenas mais dois que o Dínamo de Kiev, equipas que têm vantagem no confronto direto com os ‘dragões’ em caso de empate pontual a 11 pontos.

Mantendo André André no banco e com o francês Imbula de volta aos titulares – Evandro saiu do ‘onze’, por comparação com a última partida para o campeonato (2-0 ao Vitória de Setúbal) e excetuando as muitas alterações para a Taça -, Julen Lopetegui apostou num claríssimo 4x3x3.

Os portistas até entraram ‘mandões’, dominando as operações em todos os sectores, mas bateram sempre de frente contra a bem escalonada defesa ucraniana, que contou com o português Antunes a lateral esquerdo, um dos que ajudou muito a fechar os caminhos para a baliza de Shovkovskiy.

Aliás, o guarda-redes visitante quase nem teve trabalho no primeiro tempo, obrigado, apenas aos 41 minutos, a defender um remate frouxo de Rúben Neves, da zona frontal e já com os ‘dragões’ a perder por 1-0.

A ousadia ucraniana revelou-se por volta dos 25 minutos, com Derlis González a obrigar Casillas a aplicar-se, e três minutos mais tarde, quando Garmesh cabeceou à trave e o brasileiro Júnior Moraes falhou o alvo na recarga.

Aos 30, o francês Imbula fez Rybalka tropeçar na linha lateral direita da grande área e Andriy Yarmolenko cobrou com sucesso o penálti, no minuto seguinte.

No reatamento, Lopetegui trocou Maxi Pereira por André André, deslocando Indi para a lateral esquerda e Danilo Pereira para central, com o objetivo de soltar Layún no corredor direito, posto anterior do uruguaio.

Só aos 59 minutos, após entendimento entre Brahimi e Tello é que o FC Porto conseguiu levar o perigo à área contrária, mas o espanhol rematou fraco.

Garmash, aos 62, perdeu uma oportunidade soberana, quando ficou isolado frente a Casillas, após uma perda de orientação de Marcano junto da sua grande área.

Mas Derlis González ‘emendou’ o falhanço do colega e, dois minutos depois, ganhou em velocidade a Danilo Pereira, após perda de bola de Brahimi, e fez o segundo golo, num lance em que Casillas podia ter feito mais.

Lopetegui resolveu arriscar, fazendo entrar o ítalo-argentino Osvaldo e o mexicano Corona, para os lugares de Imbula e Brahimi, ambos muito abaixo do seu nível habitual.

Aos 79 minutos, André André conseguiu penetrar na área, cruzou tenso e Dragovic quase fazia o golo portista, ao desviar para a baliza, mas a bola bateu miraculosamente no poste e anichou-se nas mãos de Shovkovskiy.

Até final, e com o árbitro espanhol Carlos Velasco Carballo muito complacente com o antijogo do Dínamo de Kiev, os portistas praticamente não conseguiram chegar com perigo à área adversária, com a exceção de mais um remate ao poste de André André, desferido desde o interior da área, ainda desviado por Antunes.

Caso tivesse marcado um golo, ao FC Porto ‘bastar-lhe-ia’ empatar em Londres para seguir em frente.

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu como adepto portista só tenho uma coisa a escrever: ” Já foste!” Adeus Liga dos Campeões deste ano!” Já ando a dizer à quase um ano, que este treinador não serve para O FC Porto! Treinador mediano que inventa onde não deve inventar. então André André no banco!!!!!?!? E tira o Maxi Pereira?!?!??!? Sim senhor…grande treinador…

RESPONDER

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …

IL quer reduzir IVA da alimentação infantil e retirar limitação etária nas deduções do IRS

A Iniciativa Liberal apresentou, esta sexta-feira, duas propostas para reduzir o IVA da alimentação para crianças pequenas para 6% e para eliminar a limitação etária na dedução do IRS para famílias que tenham mais do …