Chamadas falsas desviam 7.500 viaturas do INEM por ano

Tiago Petinga / Lusa

Por ano, os centros de orientação de doentes urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebem cerca de 20 mil chamadas falsas que original o acionamento de 7.500 meios.

Ambulâncias, motos, viaturas médicas e até helicópteros são frequentemente mobilizados para ocorrências que não existem. As “falsas emergências” continuam a ser uma preocupação, até porque a atividade do INEM não pára de aumentar. No ano passado, deu resposta a mais de 50 mil emergências do que no ano anterior.

Segundo o Jornal de Notícias, os centros de orientação dos doentes urgentes (CODU) do INEM recebem, por ano, cerca de 20 mil chamadas falsas que originam a mobilização de cerca de 7.500 meios. Enquanto estes meios são mobilizados para falsas emergências, deixam de estar disponíveis para as reais.

O diário dá o exemplo de uma caso em concreto, que aconteceu na noite de Natal. Uma chamada para o 112 dava conta de um acidente de aviação muito grave na Póvoa de Lanhoso, no distrito de Braga, com feridos graves e, inclusivamente, encarcerados.

O INEM acionou de imediato bombeiros e ainda dois VMER (veículo médico de emergência e reanimação). Mobilizaram-se, no total, 36 meios operacionais, incluindo autoridades. Só se aperceberam da falsidade da chamada quando chegaram ao local do suposto acidente.

O autor da chamada foi um jovem de 21 nos, identificado cerca de um mês depois da falsa ocorrência. Segundo o JN, incorre agora num crime punível com prisão até um ano ou 120 dias de multa.

António Táboas, médico do CODU Norte, disse ao jornal que “temos adultos com psicopatologia, chamadas de atenção, brincadeiras de crianças muito típicas no primeiro dia de férias”.

O 112 faz uma primeira triagem, desconfia quando o telefonema é feito de um telemóvel sem cartão (só aparece o IMEI) ou quando o ruído de fundo são risos de crianças. Ainda assim, a Polícia transfere uma média de 54 chamadas falsas por dia para as centrais do INEM.

Os operacionais têm alguns truques para apanhar os prevaricadores, mas na dúvida acabam por acionar os meios. “É a história do Pedro e do lobo“, diz António Táboas.

Além disso, são também registadas milhares de chamadas de falsas emergências, situações que não são, de todo, emergências médicas. Em 2018 foram recebidas 68.163 chamadas de “falsas emergências” no rácio de 186 por cada dia do ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos provam que há água "presa" na poeira interestelar

As partículas de poeira no Espaço estão cobertas de gelo. Esta descoberta facilita as tentativas futuras de identificar a estrutura e composição da poeira em diferentes ambientes astrofísicos. O meio interestelar é composto por gás e …

Rochas antigas de Vénus apontam para origem vulcânica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos terrenos mais antigos de Vénus, conhecidos como "tesserae", têm camadas que parecem consistentes com atividade vulcânica. A descoberta pode fornecer informações sobre a enigmática história geológica …

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …