/

Acendeu-se a chama olímpica. Cerimónia de abertura pode mudar à última hora

George Vitsaras/EPA

Momento simbólico e histórico decorreu no antigo local de Olímpia, na Grécia. Autoridades preocupadas com terrorismo.

De quatro em quatro anos (não neste caso, por causa da COVID-19) há um momento marcante para quem segue os Jogos Olímpicos: o momento em que se acende a chama olímpica.

Depois de duas edições condicionadas, o percurso habitual da chama olímpica está de volta.

Quando faltam 101 dias para o início de Paris 2024, a chama foi acesa nesta terça-feira no antigo local de Olímpia, na Grécia, o país de origem dos Jogos Olímpicos. É uma tradição que começou em 1936.

A chama representa os valores positivos que o Homem sempre associou ao simbolismo do fogo, como paz e amizade; e funciona também como um elo entre os Jogos antigos e modernos.

O momento decorreu junto às ruínas (com 2.600 anos) do templo a Hera. A ‘suma sacerdotisa’, vestida com um traje tradicional da Grécia Antiga, acendeu a pira.

Acende-se com recurso ao sol e a um espelho cilíndrico – um esquema que já era usado na Grécia Antiga.

O grego e campeão olímpico Stefanos Ntouskos inaugura o percurso rumo a Paris. Como os Jogos Olímpicos serão em França, a segunda pessoa a transportar a chama olímpica é a francesa Laure Manaudou, antiga nadadora e campeã olímpica.

A chama olímpica para Paris 2024 vai de Olímpia até Paris, passando por vários locais históricos franceses – e pela Polinésia Francesa, onde se vão disputar as provas de surf.

Cerimónia alterada?

As ameaças de terrorismo constantes, e os ataques recentes (alguns na Europa) podem alterar o local da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.

A cerimónia ia ser diferente, desta vez: mais alargada, mais aberta ao público, a decorrer no exterior com o Rio Sena como protagonista.

No entanto, as autoridades francesas podem alterar o plano e o presidente Emmanuel Macron já admitiu que o evento pode decorrer dentro do Stade de France. Se for no exterior, o percurso da cerimónia deve ser encurtado.

Os planos estão a ser revistos e a anunciada “grandiosidade” deve ficar reduzida.

Seja onde for, vai originar a maior operação de segurança de sempre em França.

Os Jogos Olímpicos Paris 2024 vão decorrer entre 26 de Julho e 11 de Agosto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.