CGTP comemora 1º de maio na rua. “Da parte do Governo não houve nenhuma oposição”

António Cotrim / Lusa

Na quarta-feira, Isabel Camarinha comunicou ao Governo a intenção da CGTP assinalar o Dia do Trabalhador “com ações de rua” em todo o país. Da parte do Executivo “não houve nenhuma oposição”, diz a líder da Intersindical.

A CGTP vai manter as comemorações do próximo 1º de maio, apesar da declaração de estado de emergência e das medidas de contenção impostas pelo Governo para conter a pandemia de covid-19. “Temos de fazer o que tem de ser feito”, justifica Isabel Camarinha.

De acordo com o semanário Expresso, só na próxima semana a comissão executiva da central sindical definirá onde, como e quando vão decorrer as “ações de rua”. A líder da Intersindical garante que as distâncias de segurança serão mantidas, “não só entre os dirigentes sindicais, mas também entre os trabalhadores”.

O Governo foi informado da intenção da CGTP de assinalar o Dia do Trabalhador numa reunião que decorreu na quarta-feira em São Bento e, segundo Camarinha, “da parte do Governo não houve nenhuma oposição a este tipo de ações”.

O novo decreto presidencial, que prolonga o estado de emergência até dia 2 de maio, admite-se a possibilidade de comemoração do Dia do Trabalhador.

“Tendo em consideração que no final do novo período (de estado de emergência) se comemora o Dia do Trabalhador, as limitações ao direito de deslocação deverão ser aplicadas de modo a permitir tal comemoração, embora com os limites de saúde pública previstos”, lê-se no diploma.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Como inconsciência apela a inconsciência, esta da CGTP junta-se à das comemorações do 25 de Abril na Assembleia da República.
    (DO PONTO DE VISTA MERAMENTE DA SAÚDE PÚBLICA).

  2. Na A.R, com numero reduzido de Deputados, sem presença Publica, ainda vá lá ,vá lá e é limite. Mas imaginem cortejos nas Ruas com X…… números de Sindicalistas a apregoar slogans…mais não digo !

  3. Uma atitude deste género só nos demonstra que este instituição é dirigida por acéfalos. Que só lhe interessa apregoar propaganda política em vez de cuidar da saúde dos trabalhadores.
    Em vez de gastarem tempo e dinheiro nessas marchas, façam visitas a empresas transgressoras.

RESPONDER

Se for eleita, Le Pen irá desmantelar as turbinas eólicas

A candidata à presidência francesa Marine Le Pen disse que, se for eleita presidente no próximo ano, acabará com todos os subsídios destinados às energias renováveis e derrubará as turbinas eólicas. Marine Le Pen, candidata do …

Sonae admite ser "inevitável" aumento de custos devido à subida do preço dos combustíveis

O administrador da Sonae MC Miguel Águas afirmou hoje que "é inevitável" que haja aumentos de custos ao longo da cadeia devido à subida do preço do combustível, mas trabalha para que "impacto não seja …

Entre promessas por cumprir e a saída do Afeganistão, Biden está a perder popularidade - e os Democratas estão preocupados

Já desde Agosto que a popularidade de Joe Biden tem estado em queda e a perda de energia nos eleitores independentes está a preocupar os Democratas na preparação para as intercalares do próximo ano. Uma …

Rússia e Arábia Saudita ponderam criar uma aliança de países produtores de gás

O vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, e o ministro da Energia da Arábia Saudita discutiram hoje a ideia de criar uma aliança de países produtores de gás, perante a alta dos preços do “ouro azul”. Num fórum …

Liga anuncia empresa para centralização dos direitos televisivos

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, anunciou nesta quinta-feira a constituição de uma empresa para a centralização dos direitos audiovisuais dos campeonatos profissionais. Pedro Proença, que falava durante as cerimónias de …

"Fugir é um ato de cobardia". Paulo Guichard já deixou a prisão

O Supremo Tribunal de Justiça mandou hoje libertar do ex-administrador do BPP Paulo Guichard, no âmbito do pedido de habeas corpus da sua defesa, após ter sido preso a semana passada no aeroporto quando chegava …

Adeus esferovite, olá cogumelos. No futuro, as casas podem ser isoladas com painéis destes fungos

Uma startup britânica quer combater o desperdício na indústria da construção civil ao criar painéis de isolamento a partir de cogumelos. Cada vez que um edifício é construído ou demolido, o lixo e entulho gerados acabam …

"Abel, o que fizeste é uma coisa muito perigosa"

Aviso de uma jornalista, após palavras do treinador português sobre jornalistas no Brasil. Palmeiras está na pior série dos últimos anos. Dia 18 de Setembro: o Palmeiras foi ao terreno da Chapecoense ganhar por 2-0, na …

Príncipe William diz que as "grandes mentes" se devem concentrar em salvar a Terra (e não nas viagens espaciais)

O Príncipe William disse esta quinta-feira que os bilionários envolvidos na corrida do turismo espacial deveriam concentrar-se na resolução dos problemas ambientais que o nosso planeta enfrenta. O Príncipe William criticou Jeff Bezos, a pessoa mais …

Retalhistas alertam para "cocktail explosivo" que pode esvaziar prateleiras no Natal

Atrasos no fabrico e distribuição dos produtos ainda não recuperaram das paragens forçadas pela pandemia. A possibilidade de no Natal algumas prateleiras das grandes superfícies estarem vazias por falta de stocks é um cenário para o …