CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

Manuel de Almeida / Lusa

Paulo Macedo, presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu.

A intenção de cobrar comissões nos depósitos de outros bancos já tinha sido anunciada por Paulo Macedo na conferência de imprensa de resultados. O presidente da CGD sublinhou que não iria cobrar às empresas públicas, frisando que a “única vontade é cobrar a bancos e instituições financeiras”. O líder do banco acrescentou ainda que não será intenção cobrar comissões a particulares.

“A Caixa cobra comissões [nos depósitos] a instituições financeiras para saldos acima de determinado valor”, confirmou fonte oficial ao Jornal de Negócios, não referindo que patamar está em causa.

A lei não permite a aplicação de juros negativos nos depósitos em Portugal, tendo o BPI e outros bancos já tomado um caminho semelhante. No caso do BPI, explica o jornal ECO, as comissões começaram a ser aplicadas no final de julho, estando em causa uma comissão de 0,3% sobre os depósitos de clientes institucionais, à qual acresce o Imposto do Selo (IS) de 4%.

Por agora, de acordo com o jornal Público, a aplicação de comissões sobre os depósitos realizados por instituições financeiras é o único cenário em cima da mesa.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.