CESPU premeia os Melhores da Academia com um passeio de limousine

Estudar e aprender no Instituto Superior de Ciências da Saúde (ISCS-N) da CESPU, parece ser uma tarefa tudo menos aborrecida – pelo menos para os alunos vencedores do concurso Os Melhores da Academia, criado pelo Departamento de Ciências da instituição de ensino do norte do país.

O concurso, lançado com o intuito de dinamizar a cultura geral no âmbito das ciências básicas da saúde, contou com a participação de 9 equipas de 4 elementos, estudantes do ISCS-N.

Os concorrentes esgrimiram-se com perguntas e respostas em sucessivas eliminatórias, que culminaram esta quinta-feira com a realização da grande final, na Exponor, inserida nas Jornadas Científicas 2014 da instituição.

O 1º lugar da competição coube à equipa “A minha avó tem uma playstation 4”, constituída por estudantes de Ciências Biomédicas.

Na opinião de Filipe Araújo, membro da equipa vencedora, o concurso foi “algo inovador, que veio dinamizar os fins de tarde na faculdade. Foi uma oportunidade ímpar para estimular a relação com os colegas de outros cursos, tendo uma componente ao mesmo tempo pedagógica e lúdica, que nos permitiu aplicar conhecimentos e ganhar mais cultura”.

Tatiana Prata, estudante de Ciências da Nutrição e membro da  “Ás de Nutrição”, a equipa classificada em 2º lugar, considera que esta “foi uma iniciativa muito interessante, que nos permitiu aumentar a interacção com alunos de outras áreas, realçando o espírito de entreajuda e fortalecendo as relações com os docentes envolvidos”.

A equipa vencedora foi contemplada com um prémio CESPU no valor de 500 euros, e ambas as equipas finalistas receberam um prémio especial, oferecido por uma empresa de limousines do Porto: um passeio de fim de tarde em limousine até ao Cais de Gaia, local onde se reuniram para jantar com docentes do departamento.

Durante o animado jantar, os alunos foram ainda surpreendidos com um bolo alusivo ao concurso, que tinha inscritos os nomes de cada um dos galardoados.

“Para além da promoção do enriquecimento extra-curricular dos estudantes, é também uma preocupação desta casa alimentar valores como o espírito de equipa e incentivar a interacção entre alunos e docentes”, afirma Carla Pinto, docente da CESPU responsável pela organização da iniciativa.

“Procuramos fazê-lo de uma forma lúdica, através das iniciativas que o instituto tem levado a cabo, que incluem a organização de workshops, mesas redondas, seminários, cursos práticos, até mesmo sessões de cinema, e agora este concurso”, acrescentou a responsável.

Após o sucesso desta primeira edição, alunos há que já só pensam na segunda, esperando  que a iniciativa se repita no próximo ano – provavelmente, a contar com um bom passeio até ao Cais de Gaia.

 

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …