Cesariana pode reduzir as possibilidades de voltar a ser mãe

As mulheres que têm o seu primeiro filho através de cesariana têm menos probabilidade de engravidar novamente, concluiu uma nova investigação levada a cabo por investigadores da Universidade Pública da Pensilvânia, nos EUA. 

“É possível que as cicatrizes pélvicas possam afetar as tentativas posteriores para engravidar”, escreveram os cientistas no novo estudo, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica JAMA Network.

“Também é possível que a formação de cicatrizes da ferida cirúrgica no útero, embora não se trate da área onde se fixem as gestações, possa ter efeitos persistentes no processo de implantação”, explicou a equipa na publicação.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas acompanharam mais de 2.000 mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos durante três anos após o nascimento do primeiro filho. Nas entrevistas, a equipa pedia às mulheres que relatasse com que frequência tinha relações sexuais sem proteção, detalha a agência Europa Press.

Quase 600 destas mulheres tiveram o seu primeiro filho através de cesariana, embora estas tendessem a ser mais velhas, com excesso de peso ou até obesidade e tenham maior probabilidade de procurar tratamentos de fertilidade.

Cerca de 69% das mulheres que fizeram uma cesariana conceberam após relações sexuais desprotegidas, comparativamente com 78% das mulheres que tiveram o seu primeiro filho por via vaginal, o chamado parto normal – uma diferença de nove pontos percentuais.

De acordo com os cientistas, esta associação manteve-se mesmo depois de a equipa ter em consideração a idade materna, o índice de massa corporal antes da gravidez, o tempo até à conceção do primeiro filho, patologias associadas (diabetes ou hipertensão), hospitalização durante a gravidez e outros fatores.

“É importante que as mulheres que optam por fazer uma cesariana saibam que há uma possibilidade de que possam a vir a ter dificuldade em conceber no futuro”, alertou Richard Legro, presidente do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Centro Médico Milton S. Hershey, na Pensilvânia, que é também co-autor do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …