Contra todas as expectativas, a cerveja Corona sobreviveu ao ano em que surgiu uma pandemia com o seu nome

A pandemia do novo coronavírus surgiu no mundo e a marca mexicana de cerveja Corona temeu o pior, ou a pandemia não tivesse precisamente o nome do seu produto. Foram muitas as notícias que remeteram para o impacto negativo desta infeliz coincidência nas vendas da bebida, mas, passados mais de 10 meses, a marca parece ter dado a volta por cima.

Logo que começou a eclodir a pandemia, surgiram também algumas teorias de que a cerveja Corona não iria conseguir sobreviver ao ano de 2020, precisamente pelo seu nome ser o mesmo que o do novo vírus. O alerta foi dado e de imediato acatado pela equipa de marketing da marca desde o início.

John Alvarado, vice-presidente de marketing de marca, recorda ao WSJ que no início da pandemia a empresa se viu em mãos com problemas que todas as firmas estavam a ter. “Estávamos a enfrentar muitos dos mesmos desafios que os outros profissionais de marketing”, contudo, assume que a sua equipa teve tivemos uma tarefa mais difícil devido ao facto “do novo vírus ter o mesmo nome que a cerveja”.



No entanto, à medida que o ano foi avançando, e agora que o final de 2021 se aproxima cada vez mais, o feedback é bastante positivo, pois as vendas da cerveja Corona foram suficientemente fortes para sustentar a empresa.

As compras de cerveja da marca Corona nos EUA correspondem a 6,78% das que foram feitas no universo deste tipo de produtos até 6 de dezembro deste ano. Isto significa que os valores se mantiveram praticamente inalterados relativamente ao período equivalente ao ano anterior, de acordo com a IRI, uma empresa de pesquisa de mercado.

“Não houve nenhum tipo de impacto negativo nas vendas da Corona. Isso está claro nos dados”, disse Vivien Azer, diretora e analista de pesquisa do banco de investimentos Cowen Inc, ao jornal norte-americano. A especialista garante que a popularidade e a familiaridade da marca ajudaram-a a resistir ao impacto negativo que a pandemia de covid-19 prometia trazer.

A analista relembra que “durante os primeiros dias de confinamento, os consumidores optaram por grandes e confiáveis marcas”.

Para ultrapassar um ano que se adivinhava difícil, a Constellation Brands alicerçou os seus esforços regulares para chamar a atenção dos consumidores, mas com o passar dos meses percebeu que eram poucas as pessoas que estavam a associar a marca ao vírus que causa a covid-19, explicou Alvarado. Ainda assim, a empresa adaptou algumas campanhas à situação atual do mundo.

Em 2020 a firma lançou uma campanha de promoção de todas as marcas Corona, com o tema “La Vida Más Fina”, apresentada pelos cantores Snoop Dogg e Bad Bunny.

Atualmente, a cerveja Corona está também a exibir novamente o seu famoso anúncio de Natal “O Tannenpalm”, que fez a sua estreia em 1990 e tem aparecido todos os anos desde então, de acordo com a Constellation Brands.

“Somos uma marca otimista e este ano fez-nos ver isso. Quando pensamos sobre tudo o que aconteceu este ano, acho que essa mensagem é ainda mais necessária e fulcral”, rematou Ann Legan, vice-presidente de marketing da marca Corona.

  Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

Vulcão de La Palma "no auge da atividade". Derrocada parcial do cone revela grande fonte de lava

Uma derrocada parcial do cone do vulcão da ilha de La Palma, nas Canárias, deixou à vista uma grande fonte de lava, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan). "Estamos no auge da atividade" do …

Presidente recebeu dose de reforço da vacina contra a covid-19 juntamente com a da gripe

O Presidente da República recebeu, esta segunda-feira, a dose de reforço da vacina contra a covid-19, juntamente com a vacina da gripe. "O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu esta tarde o reforço (ou terceira dose) …

PCP duvida do "golpe de asa" do Governo. BE estranha a sua "indisponibilidade"

O Partido Comunista anunciou, esta segunda-feira, que vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) na generalidade, juntando-se ao Bloco de Esquerda. "Não acredito em bruxas (...). Nunca faltámos à chamada e procurámos sempre …