Contra todas as expectativas, a cerveja Corona sobreviveu ao ano em que surgiu uma pandemia com o seu nome

A pandemia do novo coronavírus surgiu no mundo e a marca mexicana de cerveja Corona temeu o pior, ou a pandemia não tivesse precisamente o nome do seu produto. Foram muitas as notícias que remeteram para o impacto negativo desta infeliz coincidência nas vendas da bebida, mas, passados mais de 10 meses, a marca parece ter dado a volta por cima.

Logo que começou a eclodir a pandemia, surgiram também algumas teorias de que a cerveja Corona não iria conseguir sobreviver ao ano de 2020, precisamente pelo seu nome ser o mesmo que o do novo vírus. O alerta foi dado e de imediato acatado pela equipa de marketing da marca desde o início.

John Alvarado, vice-presidente de marketing de marca, recorda ao WSJ que no início da pandemia a empresa se viu em mãos com problemas que todas as firmas estavam a ter. “Estávamos a enfrentar muitos dos mesmos desafios que os outros profissionais de marketing”, contudo, assume que a sua equipa teve tivemos uma tarefa mais difícil devido ao facto “do novo vírus ter o mesmo nome que a cerveja”.

No entanto, à medida que o ano foi avançando, e agora que o final de 2021 se aproxima cada vez mais, o feedback é bastante positivo, pois as vendas da cerveja Corona foram suficientemente fortes para sustentar a empresa.

As compras de cerveja da marca Corona nos EUA correspondem a 6,78% das que foram feitas no universo deste tipo de produtos até 6 de dezembro deste ano. Isto significa que os valores se mantiveram praticamente inalterados relativamente ao período equivalente ao ano anterior, de acordo com a IRI, uma empresa de pesquisa de mercado.

“Não houve nenhum tipo de impacto negativo nas vendas da Corona. Isso está claro nos dados”, disse Vivien Azer, diretora e analista de pesquisa do banco de investimentos Cowen Inc, ao jornal norte-americano. A especialista garante que a popularidade e a familiaridade da marca ajudaram-a a resistir ao impacto negativo que a pandemia de covid-19 prometia trazer.

A analista relembra que “durante os primeiros dias de confinamento, os consumidores optaram por grandes e confiáveis marcas”.

Para ultrapassar um ano que se adivinhava difícil, a Constellation Brands alicerçou os seus esforços regulares para chamar a atenção dos consumidores, mas com o passar dos meses percebeu que eram poucas as pessoas que estavam a associar a marca ao vírus que causa a covid-19, explicou Alvarado. Ainda assim, a empresa adaptou algumas campanhas à situação atual do mundo.

Em 2020 a firma lançou uma campanha de promoção de todas as marcas Corona, com o tema “La Vida Más Fina”, apresentada pelos cantores Snoop Dogg e Bad Bunny.

Atualmente, a cerveja Corona está também a exibir novamente o seu famoso anúncio de Natal “O Tannenpalm”, que fez a sua estreia em 1990 e tem aparecido todos os anos desde então, de acordo com a Constellation Brands.

“Somos uma marca otimista e este ano fez-nos ver isso. Quando pensamos sobre tudo o que aconteceu este ano, acho que essa mensagem é ainda mais necessária e fulcral”, rematou Ann Legan, vice-presidente de marketing da marca Corona.

Ana Isabel Moura Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …