Cerveja com testículos de baleia defumados em fezes causa polémica

(dv) Brugghus Steojar

Cerveja com testículos de baleia

Cerveja com testículos de baleia

Uma cerveja feita com testículos de baleia defumados com fezes secas de ovelha. Eis uma invenção islandesa que está a suscitar a revolta dos ambientalistas que defendem as baleias.

Os grupos de conservação da baleia atiram críticas acutilantes à pequena empresa Brugghus Steojar, a criadora desta peculiar cerveja numa colaboração com a companhia baleeira islandesa Hvalur.

Para o fabrico de cada cerveja é usado um testículo inteiro de baleia que é trabalhado da “velha maneira tradicional, ou seja, “defumado com fezes secas de ovelha”, o que lhe dá “um sabor defumado único”, explica um dos responsáveis da empresa, Dagbjartur Ariliusson, em declarações ao site Beveragedaily.com.

No ano passado, a Brugghus Steojar, que nasceu apenas em 2012, lançou uma cerveja que continha farinhas de baleia, tornando-se então notícia internacional – não só pela invenção, mas pela fúria que suscitou igualmente junto dos ambientalistas.

A espécie de baleia utilizada para o fabrico da cerveja, denominada “fin”, correrá risco de extinção, incluindo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Citada pelo jornal The Guardian, a ambientalista Vanessa Williams-Grey, do grupo Whale and Dolphin Conservation, lamenta, que “esta é uma jogada calculada, não apenas para desonrar uma criatura linda e ameaçada, usando as partes mais íntimas do seu corpo como uma estratégia de marketing, mas também envia “dois dedos” claros à comunidade de Conservação e àqueles que amam e respeitam as baleias”.

Vanessa Williams-Grey deixa ainda um apelo àqueles que visitam a Islândia para não comprarem esta cerveja, mostrando assim aos seus criadores “o desdém que merecem”.

Mas Dagbjartur Ariliusson sustenta que, “de acordo com a pesquisa” da empresa, “a baleia “fin” do Atlântico Norte não está em risco de extinção”, conforme nota no Beveragedaily.com. Este responsável frisa ainda que a actividade de caça à baleia está “muito bem controlada pelas autoridades islandesas” e considera que as empresas de pesca do país são “muito responsáveis” e “auto-sustentáveis”.

A Islândia tinha proibido a caça à baleia em 2011, indo assim ao encontro da interdição decretada em 1986 pela Comissão Baleeira Internacional. Mas, em 2013, o país voltou a autorizar a actividade, determinando uma quota máxima de pesca de 184 baleias.

Quanto à cerveja, vai ser lançada no dia 23 de Janeiro, no Festival de Inverno que os islandeses dedicam ao Deus nórdico Thor e que é a celebração das comidas mais tradicionais do país – são exemplos o tubarão podre cru, os testículos de carneiro e a gordura azeda de baleia.

A marca vai colocar 20 mil garrafas no mercado e cada garrafa vai custar mais de três euros na Islândia. Fora do país o preço será mais caro.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …

Milhares fugiram, mas Sakae Kato ficou. O homem que salva gatos abandonados em Fukushima há 10 anos

Durante a última década, um homem em Fukushima, no Japão, tem salvado todos os gatos na área abandonada de onde milhares de pessoas fugiram durante o desastre da central nuclear - e ainda continua a …

Governador de Nova Iorque "reescreveu relatório" para esconder mortes em lares

  Assistentes do governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, terão reescrito um relatório das autoridades de saúde locais, no verão de 2020, que apontava para um número de mortes por covid-19 nos lares de idosos muito …

"Europa vai andar para trás". Pandemia faz "descarrilar conquistas de igualdade"

Empregos perdidos, horários de trabalho reduzidos e violência doméstica crescente provam que o impacto da pandemia foi mais forte nas mulheres e fez “descarrilar as conquistas de igualdade”, alerta o Instituto Europeu para a Igualdade …