Cerimónia do 25 de Abril contará com 65 deputados

Mário Cruz / Lusa

No sábado, estarão presentes no Parlamento para as celebrações do 25 de abril, no máximo, 65 deputados, e não 77 como tinha sido estipulado.

Apesar de o CDS, PAN, IL e Chega terem votado contra, o Parlamento vai realizar a habitual sessão solene do 25 de abril, ainda que em versão reduzida. Os grupos parlamentares decidiram reduzir o número de deputados que vão convocar, para que as distâncias de segurança sejam respeitadas, numa altura em que as recomendações pedem que se limite os contactos presenciais.

Assim, segundo as contas do Expresso, estarão no hemiciclo 65 deputados, e não 77 como tinha ficado estipulado em conferência de líderes.

Segundo a regra que impõe que apenas um terço dos deputados esteja presente, o PS, com 108 lugares, teria direito a usar 36. No entanto, o semanário avança que só estarão presentes 22 socialistas.

O CDS também usará apenas um quinto da sua representação, o que, neste caso, significa apenas um deputado. O deputado ainda não está escolhido, mas sabe-se que não será o presidente do partido, Francisco Rodrigues dos Santos, que já admitiu que não marcará presença em protesto com a decisão de manter presencialmente a cerimónia.

No PSD foi dada primazia aos estreantes e já estão escolhidos os 27 parlamentares (um terço do total da bancada) que marcarão presença no hemiciclo. O Bloco de Esquerda sentará seis parlamentares na bancada e o PCP usará quatro lugares, perto de um terço dos seus dez.

Do PEV só estará presente o deputado José Luís Ferreira e nas bancadas de deputado único todos marcarão presença – o que não significa que todos concordem com a cerimónia. André Ventura estará no Parlamento, mas em protesto.

O somatório total de possíveis lugares preenchidos dá um máximo de 65, menos do que os 77 permitidos. Haverá ainda lugar para os convidados que, de acordo com o jornal Público, não devem chegar aos 40. Assim, o número total está mais perto da centena do que dos 130 inicialmente previstos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • A notícia não é sobre o Ferro…
      E, na verdade, o Ferro nunca devia ter “entrado” – não é necessária a “opinião” de um jornalista do CDS para se perceber isso!!

        • Saúde pública?!
          Hahahaaaaa….
          É politiquice e da mais rafeira – só assim se compreende que, ainda não sabendo em que consistiriam as comemorações nem as normas de higiene previstas, apareceram logo os “experts” em saúde pública a mandar bitates!…

RESPONDER

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O menor número desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Nicolas Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção

Nicolas Sarkozy foi esta segunda-feira condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influências, tornando-se o segundo chefe de Estado condenado em França, após Jacques Chirac em 2011. O ex-Presidente francês foi condenado …

Câmara de Lisboa oferece viagem de táxi a idosos que vão tomar a vacina

Os residentes em Lisboa com mais de 80 anos ou 50 anos e patologias associadas podem deslocar-se gratuitamente de táxi para tomar a vacina contra a covid-19. Os custos da viagem são assumidos pela autarquia …

Liquidez é "abundante" mas "é preciso fazê-la chegar" à economia, diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, indicou que a crise de 2008 e de 2020 não são comparáveis devido à abundância de dinheiro disponível e que há liquidez para travar o impacto económico, mas …