Cerimónia do 25 de Abril contará com 65 deputados

Mário Cruz / Lusa

No sábado, estarão presentes no Parlamento para as celebrações do 25 de abril, no máximo, 65 deputados, e não 77 como tinha sido estipulado.

Apesar de o CDS, PAN, IL e Chega terem votado contra, o Parlamento vai realizar a habitual sessão solene do 25 de abril, ainda que em versão reduzida. Os grupos parlamentares decidiram reduzir o número de deputados que vão convocar, para que as distâncias de segurança sejam respeitadas, numa altura em que as recomendações pedem que se limite os contactos presenciais.

Assim, segundo as contas do Expresso, estarão no hemiciclo 65 deputados, e não 77 como tinha ficado estipulado em conferência de líderes.

Segundo a regra que impõe que apenas um terço dos deputados esteja presente, o PS, com 108 lugares, teria direito a usar 36. No entanto, o semanário avança que só estarão presentes 22 socialistas.

O CDS também usará apenas um quinto da sua representação, o que, neste caso, significa apenas um deputado. O deputado ainda não está escolhido, mas sabe-se que não será o presidente do partido, Francisco Rodrigues dos Santos, que já admitiu que não marcará presença em protesto com a decisão de manter presencialmente a cerimónia.

No PSD foi dada primazia aos estreantes e já estão escolhidos os 27 parlamentares (um terço do total da bancada) que marcarão presença no hemiciclo. O Bloco de Esquerda sentará seis parlamentares na bancada e o PCP usará quatro lugares, perto de um terço dos seus dez.

Do PEV só estará presente o deputado José Luís Ferreira e nas bancadas de deputado único todos marcarão presença – o que não significa que todos concordem com a cerimónia. André Ventura estará no Parlamento, mas em protesto.

O somatório total de possíveis lugares preenchidos dá um máximo de 65, menos do que os 77 permitidos. Haverá ainda lugar para os convidados que, de acordo com o jornal Público, não devem chegar aos 40. Assim, o número total está mais perto da centena do que dos 130 inicialmente previstos.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • A notícia não é sobre o Ferro…
      E, na verdade, o Ferro nunca devia ter “entrado” – não é necessária a “opinião” de um jornalista do CDS para se perceber isso!!

        • Saúde pública?!
          Hahahaaaaa….
          É politiquice e da mais rafeira – só assim se compreende que, ainda não sabendo em que consistiriam as comemorações nem as normas de higiene previstas, apareceram logo os “experts” em saúde pública a mandar bitates!…

RESPONDER

Espanha sem mortes pelo segundo dia consecutivo. Há 41 mil profissionais de saúde infetados

Espanha registou esta terça-feira o segundo dia consecutivo sem mortes associadas à covid-19, mantendo-se o total 27.127 de óbitos desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades de saúde. O ministério da Saúde de Espanha informou …

Petição pela "anulação imediata" do Avante já conta com mais de 16 mil assinaturas

Uma petição online para a "anulação imediata" da Festa do Avante!, a festa anual organizada pelo PCP, conta já com mais de 16 mil assinaturas. Às 10:30 desta quarta-feira, a petição, disponível no portal Petição Pública, …

Venda de Wendel ao Everton sofre revés. Nápoles e Nice entram em jogo

A licença de trabalho pode deitar por terra uma eventual transferência de Wendel para o Everton. O Nápoles é o favorito na corrida à sua contratação, mas o Nice também está atento. As negociações entre o …

Celebrações do 10 de junho só terão oito pessoas. “É como achei que devia ser o 25 de abril e o 1º de maio”

A “cerimónia simbólica” comemorativa do Dia de Portugal que se realizará no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, terá apenas oito presenças, incluindo o chefe de Estado e o presidente desta edição do 10 de Junho, …

O futebol português está de volta. Uma corrida de dois cavalos e a montra para Amorim

A bola volta hoje a rolar em Portugal após a interrupção devido à pandemia de covid-19. Regresso o futebol que tão bem conhecemos, mas de uma forma como nunca vimos antes. Estádios desertos e jogos quase …

Cientistas identificam fóssil do inseto mais antigo do mundo

Um fóssil de um milípede descoberto em 1899 é o inseto mais antigo do mundo, concluiu um novo estudo. O espécime em causa tem 425 milhões de anos. Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas …

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …