Cerimónia do 25 de Abril contará com 65 deputados

Mário Cruz / Lusa

No sábado, estarão presentes no Parlamento para as celebrações do 25 de abril, no máximo, 65 deputados, e não 77 como tinha sido estipulado.

Apesar de o CDS, PAN, IL e Chega terem votado contra, o Parlamento vai realizar a habitual sessão solene do 25 de abril, ainda que em versão reduzida. Os grupos parlamentares decidiram reduzir o número de deputados que vão convocar, para que as distâncias de segurança sejam respeitadas, numa altura em que as recomendações pedem que se limite os contactos presenciais.

Assim, segundo as contas do Expresso, estarão no hemiciclo 65 deputados, e não 77 como tinha ficado estipulado em conferência de líderes.

Segundo a regra que impõe que apenas um terço dos deputados esteja presente, o PS, com 108 lugares, teria direito a usar 36. No entanto, o semanário avança que só estarão presentes 22 socialistas.

O CDS também usará apenas um quinto da sua representação, o que, neste caso, significa apenas um deputado. O deputado ainda não está escolhido, mas sabe-se que não será o presidente do partido, Francisco Rodrigues dos Santos, que já admitiu que não marcará presença em protesto com a decisão de manter presencialmente a cerimónia.

No PSD foi dada primazia aos estreantes e já estão escolhidos os 27 parlamentares (um terço do total da bancada) que marcarão presença no hemiciclo. O Bloco de Esquerda sentará seis parlamentares na bancada e o PCP usará quatro lugares, perto de um terço dos seus dez.

Do PEV só estará presente o deputado José Luís Ferreira e nas bancadas de deputado único todos marcarão presença – o que não significa que todos concordem com a cerimónia. André Ventura estará no Parlamento, mas em protesto.

O somatório total de possíveis lugares preenchidos dá um máximo de 65, menos do que os 77 permitidos. Haverá ainda lugar para os convidados que, de acordo com o jornal Público, não devem chegar aos 40. Assim, o número total está mais perto da centena do que dos 130 inicialmente previstos.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • A notícia não é sobre o Ferro…
      E, na verdade, o Ferro nunca devia ter “entrado” – não é necessária a “opinião” de um jornalista do CDS para se perceber isso!!

        • Saúde pública?!
          Hahahaaaaa….
          É politiquice e da mais rafeira – só assim se compreende que, ainda não sabendo em que consistiriam as comemorações nem as normas de higiene previstas, apareceram logo os “experts” em saúde pública a mandar bitates!…

RESPONDER

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …