Cérebro feminino gere melhor multitarefas do que o masculino

Um estudo divulgado esta semana revelou que, quando confrontados com um desafio mental enquanto fazem uma caminhada, por exemplo, os homens mostram alterações nos movimentos, o que não acontece com a maioria das mulheres – o que reabre o debate sobre as diferenças cerebrais entre os géneros.

Os investigadores colocaram um grupo de homens e mulheres a caminhar numa passadeira, enquanto eram confrontados com um teste de linguagem complexo. As conclusões da equipa mostram que os participantes do sexo masculino e as mulheres com mais de 60 anos passaram a balançar menos o braço direito quando respondiam às questões.

Acredita-se que tanto a função da linguagem como o balanço do braço direito são controlados principalmente pelo hemisfério esquerdo do cérebro.

“As mulheres com menos de 60 anos pareciam resistentes a esse efeito, visto que eram capazes de realizar a tarefa verbal sem mudanças no balanço do braço”, diz Tim Killeen, neurocientista do Hospital Universitário Balgrist, na Suíça, e co-autor do estudo.

“Nos homens e nas mulheres mais velhas, a tarefa verbal parece sobrecarregar o hemisfério esquerdo, na medida em que o movimento do braço direito é reduzido”, acrescentou.

Os resultados do estudo foram publicados na revista Royal Society Open Science.

“Ficamos surpreendidos por encontrar uma diferença de género tão consistente na forma como dois comportamentos relativamente simples – controlo cognitivo e balanço do braço – interagem entre si”, disse Killeen.

A equipa usou câmaras infravermelhas para registar os padrões da caminhada na passadeira em 83 pessoas saudáveis, com idades compreendidas entre os 18 e 80 anos.

Os participantes foram convidados a caminhar – primeiro normalmente e, de seguida, enquanto executavam uma tarefa verbal chamada teste Stroop.

Desenvolvido na década de 1930, o teste consiste na impressão do nome de uma cor como “vermelho”, na tinta de uma cor não correspondente como verde, por exemplo. O objetivo  é pedir a uma pessoa que olhe para a palavra e diga qual é a cor da tinta.

Melhores na linguagem?

Segundo Killeen, o teste é difícil porque o cérebro “vê” tanto a palavra escrita como a cor da tinta e tem de conseguir conciliar as duas. Durante uma caminhada normal, os braços esquerdo e direito balançaram de forma igual.

“Quando adicionamos a tarefa verbal, nos homens de todas as idades e nas mulheres acima dos 60 anos, essa simetria foi rompida, com uma redução no balanço do braço direito, enquanto o braço esquerdo continuava a balançar normalmente”, explica.

Isso prova que as mulheres são melhores na realização de multitarefas? “Acho que isso mostra que as mulheres mais jovens podem ser capazes de resistir à interferência desses dois comportamentos bastante específicos”, disse.

Ainda não foi demonstrado se este padrão se aplica a outras atividades simultâneas – como conduzir e falar ou andar e enviar mensagens ao mesmo tempo, por exemplo.

Também não é claro se a habilidade de uma mulher de realizar o desafio para o cérebro no seu passo normal lhe confere qualquer vantagem sobre os homens, disse Killeen.

O facto de as mulheres com mais de 60 anos perderem a capacidade pode fornecer uma pista sobre a origem desta capacidade. Segundo os investigadores, os recetores cerebrais do estrogénio – uma hormona feminina – podem captar um maior impulso em mulheres mais jovens, que o possuem em maior quantidade.

“Alternativamente, as mulheres muitas vezes demonstram ter habilidades verbais um pouco melhores do que os homens” e podem achar o teste Stroop mais fácil, diz Killeen.

No entanto, isso não explica porque é que as mulheres mais velhas apresentam o “padrão masculino” depois dos 60”, admite.

Estudos anteriores discordaram sobre se as mulheres são realmente melhores do que os homens a fazer mais do que uma tarefa ao mesmo tempo.

ZAP // ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …

Um terço dos universitários de Lisboa já sofreu violência sexual física

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violência sexual física pelo menos uma vez, mas são muitos poucos os que denunciam as agressões, raramente o fazendo à …

OE2020: Esquerda vai negociar "até ao último minuto". PSD não comenta eventual traição madeirense

O Governo apresentou, nesta terça-feira, na Assembleia da República, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) aos partidos com representação parlamentar. Dos encontros, não saiu fumo branco, com o Bloco …

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …

Contrato público. Amazon apresenta queixa em tribunal contra Trump

A Amazon revela que os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Donald Trump contra Jeff Bezos causaram "pressão" que levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.  A Amazon apresentou uma queixa …

Empurrões, insultos e (talvez) um murro: Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro perderam as estribeiras no túnel do Jamor

Os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro, desentenderam-se no túnel de acesso ao relvado do Estádio Nacional, ao intervalo do jogo em que as duas equipas empataram a uma bola. …

Acordo entre Rússia e Ucrânia para cessar-fogo até ao final do ano

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegaram na segunda-feira à noite a um acordo de cessar-fogo que deverá ter efeito até ao final do ano de 2019. "As partes …

Nova Zelândia abre investigação. Erupção do Whakaari já fez pelo menos 13 mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram e oito continuam desaparecidas, na sequência da erupção do vulcão Whakaari, na Nova Zelândia. As autoridades afirmam que há poucas chances de terem sobrevivido. "Diria com forte convicção de que ninguém …