Cérebro feminino gere melhor multitarefas do que o masculino

Um estudo divulgado esta semana revelou que, quando confrontados com um desafio mental enquanto fazem uma caminhada, por exemplo, os homens mostram alterações nos movimentos, o que não acontece com a maioria das mulheres – o que reabre o debate sobre as diferenças cerebrais entre os géneros.

Os investigadores colocaram um grupo de homens e mulheres a caminhar numa passadeira, enquanto eram confrontados com um teste de linguagem complexo. As conclusões da equipa mostram que os participantes do sexo masculino e as mulheres com mais de 60 anos passaram a balançar menos o braço direito quando respondiam às questões.

Acredita-se que tanto a função da linguagem como o balanço do braço direito são controlados principalmente pelo hemisfério esquerdo do cérebro.

“As mulheres com menos de 60 anos pareciam resistentes a esse efeito, visto que eram capazes de realizar a tarefa verbal sem mudanças no balanço do braço”, diz Tim Killeen, neurocientista do Hospital Universitário Balgrist, na Suíça, e co-autor do estudo.

“Nos homens e nas mulheres mais velhas, a tarefa verbal parece sobrecarregar o hemisfério esquerdo, na medida em que o movimento do braço direito é reduzido”, acrescentou.

Os resultados do estudo foram publicados na revista Royal Society Open Science.

“Ficamos surpreendidos por encontrar uma diferença de género tão consistente na forma como dois comportamentos relativamente simples – controlo cognitivo e balanço do braço – interagem entre si”, disse Killeen.

A equipa usou câmaras infravermelhas para registar os padrões da caminhada na passadeira em 83 pessoas saudáveis, com idades compreendidas entre os 18 e 80 anos.

Os participantes foram convidados a caminhar – primeiro normalmente e, de seguida, enquanto executavam uma tarefa verbal chamada teste Stroop.

Desenvolvido na década de 1930, o teste consiste na impressão do nome de uma cor como “vermelho”, na tinta de uma cor não correspondente como verde, por exemplo. O objetivo  é pedir a uma pessoa que olhe para a palavra e diga qual é a cor da tinta.

Melhores na linguagem?

Segundo Killeen, o teste é difícil porque o cérebro “vê” tanto a palavra escrita como a cor da tinta e tem de conseguir conciliar as duas. Durante uma caminhada normal, os braços esquerdo e direito balançaram de forma igual.

“Quando adicionamos a tarefa verbal, nos homens de todas as idades e nas mulheres acima dos 60 anos, essa simetria foi rompida, com uma redução no balanço do braço direito, enquanto o braço esquerdo continuava a balançar normalmente”, explica.

Isso prova que as mulheres são melhores na realização de multitarefas? “Acho que isso mostra que as mulheres mais jovens podem ser capazes de resistir à interferência desses dois comportamentos bastante específicos”, disse.

Ainda não foi demonstrado se este padrão se aplica a outras atividades simultâneas – como conduzir e falar ou andar e enviar mensagens ao mesmo tempo, por exemplo.

Também não é claro se a habilidade de uma mulher de realizar o desafio para o cérebro no seu passo normal lhe confere qualquer vantagem sobre os homens, disse Killeen.

O facto de as mulheres com mais de 60 anos perderem a capacidade pode fornecer uma pista sobre a origem desta capacidade. Segundo os investigadores, os recetores cerebrais do estrogénio – uma hormona feminina – podem captar um maior impulso em mulheres mais jovens, que o possuem em maior quantidade.

“Alternativamente, as mulheres muitas vezes demonstram ter habilidades verbais um pouco melhores do que os homens” e podem achar o teste Stroop mais fácil, diz Killeen.

No entanto, isso não explica porque é que as mulheres mais velhas apresentam o “padrão masculino” depois dos 60”, admite.

Estudos anteriores discordaram sobre se as mulheres são realmente melhores do que os homens a fazer mais do que uma tarefa ao mesmo tempo.

ZAP // ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 200 sismos em Yellowstone colocam supervulcão em risco de erupção

Especialistas em atividade sísmica informam que a atividade começou, naquela zona, a 8 de fevereiro, mas desde o dia 15 que tem vindo a acelerar e aumentar de magnitude, o que pode colocar o supervulcão …

Comic Con Portugal troca Matosinhos por Oeiras

A edição de 2018 da Comic Con Portugal vai realizar-se no concelho de Oeiras, e não em Matosinhos como nos últimos anos, de acordo com um comunicado divulgado esta terça-feira pela autarquia presidida por Isaltino …

A 24 de março, estudantes americanos vão marchar pelas suas vidas em Washington

Um grupo de estudantes que sobreviveu ao tiroteio da semana passada, numa escola de Parkland, na Flórida, está a preparar uma marcha em Washington para exigir mudanças na política de armamento dos Estados Unidos. Os sobreviventes do …

Oxfam: mais 26 casos denunciados e cada vez menos financiamento

A Oxfam revelou que recebeu 26 novas denúncias de má conduta sexual por parte de funcionários. A confirmação foi dada esta terça-feira por Mark Goldring, presidente executivo da organização, no parlamento britânico. Desde que o escândalo …

Exército alemão sem equipamentos básicos como coletes de protecção e abrigos de Inverno

A Alemanha, uma das principais economias da Europa, tem um dos exércitos mais mal equipados da NATO, de acordo com um documento confidencial do Ministério da Defesa alemão que foi divulgado por órgãos de informação. Segundo …

Vítor Constâncio deixa BCE com reforma milionária

Quando em Maio deixar o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio vai ter direito a uma "reforma dourada" de 25 mil euros por mês. Os números correspondem à pensão do BCE …

Hugo Soares acusa direção do PSD de "desrespeito institucional grave"

O presidente do PSD não convocou o líder parlamentar, Hugo Soares, para a Comissão Permanente nem para Comissão Política Nacional. Estatutos dizem que presidente da bancada tem assento nos órgãos. O Observador avança que hoje, pelas …

Análises ao sangue e urina poderão detetar precocemente doenças do espectro do autismo

Análises inovadoras ao sangue e à urina poderão vir a detetar precocemente o autismo nas crianças, ligado a danos nas proteínas que estão no plasma sanguíneo. Uma equipa de cientistas baseada na universidade britânica de Warwick …

Torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa estão sem vigilância durante 14 horas por dia

As torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL), onde no início de fevereiro houve desacatos com os reclusos, estão sem vigilância durante 14 horas por dia. O aviso é do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda …

Novos modelos fornecem informações do coração da Nebulosa Roseta

Uma nova investigação, liderada pela Universidade de Leeds, fornece uma explicação para a discrepância entre o tamanho e idade da cavidade central da Nebulosa Roseta e o tamanho e idade das suas estrelas centrais. A Nebulosa …