Cérebro feminino gere melhor multitarefas do que o masculino

Um estudo divulgado esta semana revelou que, quando confrontados com um desafio mental enquanto fazem uma caminhada, por exemplo, os homens mostram alterações nos movimentos, o que não acontece com a maioria das mulheres – o que reabre o debate sobre as diferenças cerebrais entre os géneros.

Os investigadores colocaram um grupo de homens e mulheres a caminhar numa passadeira, enquanto eram confrontados com um teste de linguagem complexo. As conclusões da equipa mostram que os participantes do sexo masculino e as mulheres com mais de 60 anos passaram a balançar menos o braço direito quando respondiam às questões.

Acredita-se que tanto a função da linguagem como o balanço do braço direito são controlados principalmente pelo hemisfério esquerdo do cérebro.

“As mulheres com menos de 60 anos pareciam resistentes a esse efeito, visto que eram capazes de realizar a tarefa verbal sem mudanças no balanço do braço”, diz Tim Killeen, neurocientista do Hospital Universitário Balgrist, na Suíça, e co-autor do estudo.

“Nos homens e nas mulheres mais velhas, a tarefa verbal parece sobrecarregar o hemisfério esquerdo, na medida em que o movimento do braço direito é reduzido”, acrescentou.

Os resultados do estudo foram publicados na revista Royal Society Open Science.

“Ficamos surpreendidos por encontrar uma diferença de género tão consistente na forma como dois comportamentos relativamente simples – controlo cognitivo e balanço do braço – interagem entre si”, disse Killeen.

A equipa usou câmaras infravermelhas para registar os padrões da caminhada na passadeira em 83 pessoas saudáveis, com idades compreendidas entre os 18 e 80 anos.

Os participantes foram convidados a caminhar – primeiro normalmente e, de seguida, enquanto executavam uma tarefa verbal chamada teste Stroop.

Desenvolvido na década de 1930, o teste consiste na impressão do nome de uma cor como “vermelho”, na tinta de uma cor não correspondente como verde, por exemplo. O objetivo  é pedir a uma pessoa que olhe para a palavra e diga qual é a cor da tinta.

Melhores na linguagem?

Segundo Killeen, o teste é difícil porque o cérebro “vê” tanto a palavra escrita como a cor da tinta e tem de conseguir conciliar as duas. Durante uma caminhada normal, os braços esquerdo e direito balançaram de forma igual.

“Quando adicionamos a tarefa verbal, nos homens de todas as idades e nas mulheres acima dos 60 anos, essa simetria foi rompida, com uma redução no balanço do braço direito, enquanto o braço esquerdo continuava a balançar normalmente”, explica.

Isso prova que as mulheres são melhores na realização de multitarefas? “Acho que isso mostra que as mulheres mais jovens podem ser capazes de resistir à interferência desses dois comportamentos bastante específicos”, disse.

Ainda não foi demonstrado se este padrão se aplica a outras atividades simultâneas – como conduzir e falar ou andar e enviar mensagens ao mesmo tempo, por exemplo.

Também não é claro se a habilidade de uma mulher de realizar o desafio para o cérebro no seu passo normal lhe confere qualquer vantagem sobre os homens, disse Killeen.

O facto de as mulheres com mais de 60 anos perderem a capacidade pode fornecer uma pista sobre a origem desta capacidade. Segundo os investigadores, os recetores cerebrais do estrogénio – uma hormona feminina – podem captar um maior impulso em mulheres mais jovens, que o possuem em maior quantidade.

“Alternativamente, as mulheres muitas vezes demonstram ter habilidades verbais um pouco melhores do que os homens” e podem achar o teste Stroop mais fácil, diz Killeen.

No entanto, isso não explica porque é que as mulheres mais velhas apresentam o “padrão masculino” depois dos 60”, admite.

Estudos anteriores discordaram sobre se as mulheres são realmente melhores do que os homens a fazer mais do que uma tarefa ao mesmo tempo.

ZAP // ABr

PARTILHAR

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …