Cérebro dos adolescentes pode estar a encolher por causa do bullying

O bullying persistente pode levar a uma deformação estrutural no cérebro de adolescentes, de acordo com um novo estudo.

O bullying é um problema sério para muitas crianças e adolescentes que podem causar muitos problemas mais tarde, incluindo impactos a longo prazo na saúde mental. Apesar do conhecimento dos seus perigos, as relações biológicas entre o bullying e as questões posteriores da vida, como a depressão e a ansiedade, são praticamente desconhecidas.

Segundo os autores do novo estudo, publicado a 12 de dezembro na revista Molecular Phychiatry, a investigação é a primeira a sugerir que o bullying durante a adolescência pode causar problemas sociais e de saúde mental, alterando a forma do cérebro.

O estudo envolveu uma análise de 682 jovens de Inglaterra, França, Irlanda e Alemanha, com idades entre 14 e 19 anos. Ao longo do estudo, os participantes fizeram exames cerebrais e tiveram de preencher questionários detalhando a extensão do bullying a que eram vítimas, segundo o New Atlas.

Trinta e seis dos jovens relataram que haviam sofrido bullying persistente. Os investigadores compararam os dados recolhidos nestes casos extremos com os dos participantes que sofreram um nível de assédio menos intenso.

A equipa descobriu que regiões isoladas no cérebro dos participantes severamente intimidados tinham encolhido significativamente. Estas secções do cérebro, conhecidas como putâmen e núcleo caudado, contribuem para os processos comportamentais, incluindo a sensibilidade à recompensa, o tempo de atenção e o processamento emocional.

Uma degradação destas áreas, que ocorre num período formativo tão vital na vida de um jovem, durante a qual os seus cérebros crescem e amadurecem fisicamente, poderia explicar os altos níveis de ansiedade experienciados por jovens de 19 anos que sofreram bullying intenso.

À luz dos resultados, a equipa internacional de investigadores por trás do estudo sublinha que devem ser tomados todos os passos necessários para erradicar o assédio moral persistente para evitar desvios na formação do cérebro que podem levar à doença mental em fases mais tardias da vida.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Asteróide passa esta sexta-feira entre a Terra e a Lua

Um asteróide de grandes dimensões, recentemente descoberto, voará esta semana a uma distância relativamente próxima da Terra, avança o o Centro de Estudos de Objetos Próximo da Terra da agência espacial norte-americana. O asteróide, designado como …

A Física diz que nunca tocamos realmente num objeto

Se está, neste momento, com o telemóvel na mão ou a tocar no seu computador para conseguir ler esta notícia, desengane-se: segundo a Física, não está a tocar em nada. Tudo o que conseguimos ver, tocar …

Se os buracos negros o confundem, prepare-se para os buracos brancos

Os buracos negros podem ser o mistério mais atraente do Universo, mas não são o único tipo de "buraco" no Espaço. Os buracos negros atraem a atenção de muitos amantes de astronomia por serem tão misteriosos. …

MySpace perdeu 12 anos de músicas, fotografias e vídeos

A rede social MySpace anunciou que perdeu todas as músicas, fotografias e vídeos com mais de três anos. A perda de conteúdo deveu-se a uma falha na migração de servidor. O MySpace, outrora uma das maiores …

Pela primeira vez uma mulher vence o prémio Abel, o "Nobel" da matemática

A matemática pioneira Karen Uhlenbeck, antiga professora da Universidade do Texas, em Austin (Estados Unidos), recebeu o Prémio Abel de 2019, tornando-se a primeira mulher a receber a distinção, uma das mais ilustres na área. A …

Após 65 anos, diário revela romance entre rei belga e a madrasta

O rei Balduíno da Bélgica terá mantido uma relação secreta com a madrasta, a princesa Lilian, segunda esposa do seu pai, Leopoldo III. A revelação foi feita 65 anos depois, através dos diários do ex-primeiro-ministro …

Estudo revela que consumo diário de canábis aumenta risco de psicose

O consumo diário de canábis, sobretudo de elevada potência, está fortemente ligado ao risco de desenvolver uma psicose, conclui um estudo, que analisou pessoas em 11 locais da Europa e um no Brasil. Vários estudos observacionais …

Uma bebé nasceu "grávida" do seu irmão gémeo

Mónica Vega realizou uma ecografia durante o sétimo mês da sua gravidez daquela que seria a sua terceira filha. Mas, nas imagens, descobriu que dentro da sua bebé estava outro feto mais pequeno. O caso, que …

Só há um país na União Europeia com melhores estradas que Portugal

Portugal é o segundo estado-membro da União Europeia com estradas com mais qualidade e tem registado desde 2010 uma diminuição do número de mortes em acidentes de viação, revela um relatório divulgado esta terça-feira pela …

Boaventura só está "à espera de provas concretas" para enterrar o FC Porto

César Boaventura, acusado de uma ligação ao SL Benfica por Francisco J. Marques, disse que só está "à espera de mais provas concretas" para enterrar o FC Porto. O diretor de comunicação dos azuis e …