Cérebro dos adolescentes pode estar a encolher por causa do bullying

O bullying persistente pode levar a uma deformação estrutural no cérebro de adolescentes, de acordo com um novo estudo.

O bullying é um problema sério para muitas crianças e adolescentes que podem causar muitos problemas mais tarde, incluindo impactos a longo prazo na saúde mental. Apesar do conhecimento dos seus perigos, as relações biológicas entre o bullying e as questões posteriores da vida, como a depressão e a ansiedade, são praticamente desconhecidas.

Segundo os autores do novo estudo, publicado a 12 de dezembro na revista Molecular Phychiatry, a investigação é a primeira a sugerir que o bullying durante a adolescência pode causar problemas sociais e de saúde mental, alterando a forma do cérebro.

O estudo envolveu uma análise de 682 jovens de Inglaterra, França, Irlanda e Alemanha, com idades entre 14 e 19 anos. Ao longo do estudo, os participantes fizeram exames cerebrais e tiveram de preencher questionários detalhando a extensão do bullying a que eram vítimas, segundo o New Atlas.

Trinta e seis dos jovens relataram que haviam sofrido bullying persistente. Os investigadores compararam os dados recolhidos nestes casos extremos com os dos participantes que sofreram um nível de assédio menos intenso.

A equipa descobriu que regiões isoladas no cérebro dos participantes severamente intimidados tinham encolhido significativamente. Estas secções do cérebro, conhecidas como putâmen e núcleo caudado, contribuem para os processos comportamentais, incluindo a sensibilidade à recompensa, o tempo de atenção e o processamento emocional.

Uma degradação destas áreas, que ocorre num período formativo tão vital na vida de um jovem, durante a qual os seus cérebros crescem e amadurecem fisicamente, poderia explicar os altos níveis de ansiedade experienciados por jovens de 19 anos que sofreram bullying intenso.

À luz dos resultados, a equipa internacional de investigadores por trás do estudo sublinha que devem ser tomados todos os passos necessários para erradicar o assédio moral persistente para evitar desvios na formação do cérebro que podem levar à doença mental em fases mais tardias da vida.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Bombeiros protestam contra a proposta do Governo

De acordo com o sindicato, a proposta do Governo "significa uma desvalorização enorme na carreira". Além disso, critica a ideia de haver uma carreira única de sapadores e municipais nivelada por baixo. Bombeiros municipais e sapadores …

Há uma parte da Antártida que está a encolher (mas não era suposto)

Quando os cientistas falam sobre o derretimento da Antártida, geralmente estão a referir-se à Antártida Ocidental, onde gigantescos glaciares costeiros estão a derramar grandes quantidades de água. Mas, do outro lado das montanhas transantárticas a leste, …

A cor dos olhos pode explicar porque é que as pessoas ficam tristes no inverno

Tempo mais frio e noites mais longas fazem algumas pessoas sentir-se tristes. A isso, dá-e o nome de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Embora o TAS seja uma forma reconhecida de depressão clínica, os especialistas ainda estão …

Há vida pós-LHC. CERN planeia acelerador de partículas dez vezes mais potente

O futuro da Física de Partículas começa a ganhar forma. O CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas) detalhou esta terça-feira os seus planos para o novo acelerador de partículas que irá suceder o Grande …

DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos

A DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos, uma forma de criar novos modelos de inteligência artificial eficientes, que poderiam ser usados para explorar a própria consciência. Ao contrário dos humanos, os insetos operam …

Bombas de Wendell e Bruno Fernandes apuram Sporting para meias da Taça

Remates de Wendell e de Bruno Fernandes decidiram o jogo a favor da equipa 'leonina', que na próxima fase da competição defronta o Benfica, numa eliminatória disputada a duas mãos. Numa primeira parte marcada pelo domínio …

Romeo, a rã mais solitária do mundo, encontrou finalmente a sua Julieta

Romeo, que até então era considerado o último representante da sua espécie (Telmatobius yuracare), deixou de ser a rã "mais solitária do mundo" graças a uma equipa de cientistas que encontrou uma fêmea da mesma …

Stephen King salvou a secção de crítica literária de um jornal através do Twitter

Um jornal da terra natal de Stephen King lançou-lhe um desafio e o escritor norte-americano decidiu aceitar, conseguindo angariar os assinantes necessários para financiar a continuidade da secção de crítica literária. Um jornal local norte-americano viu-se …

Detido hacker que pirateou emails do Benfica

Rui Pinto, o 'hacker' português que terá acedido ilegalmente aos e-mails do Benfica, foi detido na Hungria, disse hoje à agência Lusa fonte policial. O alegado pirata informático que terá roubado e divulgado correspondência electrónica do …

Governo May sobrevive. Moção de censura trabalhista rejeitada

O Parlamento britânico rejeitou hoje uma moção de censura ao Governo conservador da primeira-ministra Theresa May, com 325 votos contra e 306 a favor. A moção foi apresentada na terça-feira à noite pelo Partido Trabalhista, depois …