Cerca de 3 mil marcharam em Lisboa pelos direitos da comunidade LGBT

nerdcoregirl / Flickr

-

Cerca de três mil pessoas participaram este sábado, em Lisboa, na 15ª Marcha do Orgulho LGBT (Lésbico, Gay, Bissexual e Transgénero), com muita música, bandeiras e balões coloridos e palavras de ordem em defesa da igualdade de direitos.

Subordinado ao lema “Diversidade contra a Austeridade”, o desfile, que decorreu de forma festiva entre o Jardim do Príncipe Real e a Praça da Figueira, foi uma iniciativa de 13 associações, grupos informais e organizações não-governamentais que reúnem ativistas de diversas áreas dos direitos humanos, e contou com a presença de representantes de alguns partidos políticos, como Cecília Honório, do Bloco de Esquerda (BE), e Isabel Moreira, do PS.

Em declarações à Lusa, David Pinto, porta-voz da comissão da Marcha do Orgulho LGBT deste ano, sublinhou que “esta marcha acontece todos os anos para reivindicar os direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgénero em Portugal”.

“Para mostrar que existimos, que somos pessoas visíveis e que não vamos ficar passivos enquanto as pessoas não respeitarem os direitos que também são nossos, vamos lutar pela justiça, pela liberdade, pela igualdade – pela diversidade, essencialmente”, defendeu.

Além dos balões e bandeiras que coloriam a manifestação, havia também faixas e cartazes, onde se lia “Somos Pessoas Trans e temos direito a todos os direitos” e “Jesus também teve dois pais”, uma carrinha de caixa aberta com um travesti a animar as hostes e um DJ que passava êxitos como “Dancing Queen”, dos ABBA, ou “Girls Just Wanna Have Fun”, de Cindy Lauper, enquanto os participantes dançavam e marcavam o compasso com batucada.

Mais à frente, ouviam-se palavras de ordem como “Nem menos, nem mais: Direitos iguais!”, “Seja homem ou mulher, eu amo quem quiser!” e “Assim se vê a força LGBT”.

A associação Happier Teens, criada em setembro do ano passado para acolher jovens expulsos pelos pais devido à sua orientação sexual, participou pela primeira vez nesta marcha, tendo convidado para a representar o ator Ângelo Rodrigues, que desempenha o papel de um homossexual numa telenovela em exibição neste momento.

O ator explicou que a associação “atua junto do público LGBT, alojando pessoas que são vítimas dos próprios pais e que, como não têm a quem recorrer, contactam a Happier Teens, no sentido de procurar alojamento e terem um acompanhamento pessoal e psicológico até haver uma possível reintegração”.

Margarida Faria, da AMPLOS (Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual), representa os outros pais, aqueles que aceitam os filhos LGBT, e descreveu esta marcha como “uma festa”.

“É a festa da visibilidade, é importante que as pessoas apareçam e se mostrem, porque a sociedade quer que as pessoas se escondam e quer imprimir um cariz de vergonha e de invisibilidade e, portanto, é muito importante nós virmos aqui mostrar que estamos bem com a situação dos nossos filhos e festejar com as outras organizações uma luta que é uma luta do ano inteiro, de vários anos”, frisou.

Cecília Honório, deputada do BE, disse à Lusa que esta é, para o seu partido “uma luta de sempre, que é para continuar”.

“Esta é uma grande manifestação da Diversidade contra a Austeridade e é uma grande manifestação de todas as vozes dessa diversidade contra os silêncios que fazem legitimar tantas e tantas formas de discriminação contra a população LGBT”, sustentou.

A deputada recordou que, recentemente, “uma maioria parlamentar votou contra a legitimação dos direitos das crianças de casais constituídos por pessoas do mesmo sexo” e frisou que “o direito à adoção por casais homossexuais continua na ordem do dia”.

“Nós vamos continuar esta luta, vamos voltar a apresentar esta iniciativa legislativa, não vamos desistir, porque o Bloco de Esquerda esteve desde sempre empenhado em direitos iguais de todas as pessoas – e por isso estamos cá hoje”, asseverou.

Inquirido pela Lusa, Duarte, que não era participante e apenas “ia a passar” e parou para assistir à passagem do animado cortejo, classificou a 15ª Marcha do Orgulho LGBT como “uma manifestação como outra qualquer”.

“Todos têm direito à manifestação”, concluiu.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Liveblog ZAP. Costa: "Seguramente não foi a minha última campanha eleitoral"

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …