CEO do Pingo Doce recebeu 18,6 milhões de euros em três anos

6

Inácio Rosa / Lusa

O presidente do conselho de administração do grupo Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos

Pedro Soares dos Santos encaixou 18,6 milhões de euros em salários, prémios, bónus e contribuições para o Plano de Pensões, nos últimos três anos.

No ano passado, o dono da cadeia de supermercados Pingo Doce recebeu 1,1 milhões de euros em salários, 1,8 milhões de euros em prémios e bónus relativos a anos anteriores e 740 mil euros em contribuições para o Plano de Pensões. O total equivale a mais de 3,7 milhões de euros.

Indo mais longe, nos últimos três anos, Pedro Soares dos Santos recebeu 18,6 milhões de euros. Os dados, citados pelo Correio da Manhã, constam do relatório sobre o governo das sociedades do Grupo Jerónimo Martins, divulgado esta segunda-feira.

Os acionistas da Jerónimo Martins reúnem-se no dia 20 de abril para deliberar sobre a proposta de dividendos da administração, no valor de 345,6 milhões de euros.

O Grupo Jerónimo Martins anunciou nesta terça-feira que vai pagar um prémio extraordinário aos seus colaboradores. O “bolo” total é de 75 milhões de euros na atribuição de um prémio extraordinário a cerca de 90 mil colaboradores.

Em Portugal, cada um dos 22 mil colaboradores da empresa vai receber 750 euros. É um aumento de 200 euros, já que o prémio anterior tinha sido de 550 euros. Será, no total, um investimento superior a 15 milhões de euros.

Os resultados divulgados em outubro mostraram que, ao longo dos primeiros nove meses do ano passado, a Jerónimo Martins teve lucros de 419 milhões de euros, uma subida de 29,3% face ao período homólogo (ainda muito marcado pela pandemia). As receitas cresceram 21%, fixando-se em mais de 18 mil milhões de euros.

ZAP //

6 Comments

    • Seja CEO, que pelo código Comercial em Portugal, se deve chamar Gerente, seja Diretor executivo, o facto é que se remunera demasiado bem.
      Atenção aos impostos que deve pagar.

  1. E pode receber muito, mas ninguém comenta que há nos que distribui prémios pelos colaboradores este ano 750€. Quais são os patrões que fazem isto? E meu não!

  2. Pedro Soares Dos Santos “dar’ um prêmio de 750€ aos seus funcionários nada tem a ver com genorasidade mas sim com benefícios fiscais, porque é preferível ao CEO português
    Pagar um prêmio e ficar bem na fotografia do que pagar mais ao estado sobre o lucro que teve no ano transacto.
    É que os prêmios pagos não são dedutíveis e acabam por se traduzir num benefício fiscal
    E não nos podemos esquecer de estamos a falar do CEO português que mais ganha em comparação com os seus trabalhadores, com uma discrepância salarial de 263 vezes mais em relação á média de ordenados.
    E aqui estamos a falar só de ordenados de ambas as partes no caso do CEO não está incluído prêmios nem plano de pensões que recebeu, já no caso dos funcionários estamos a falar da média de ordenados do grupo, e visto que o grosso dos funcionários trabalha nas lojas :”operações” do grupo e a maior parte receber um pouco acima do ordenado mínimo nacional em comparação com quem trabalha nos
    escritórios ou em cargos similares, havendo aqui também uma grande discrepância fazendo com que o fosso em relação á maior parte dos funcionários seja ainda maior.

  3. Boa tarde desde já peço desculpa pelo incomodo causado por mim eu sou colaboradora da empresa Jerónimo Martins mas vinha pedir ajuda a vossas excelências não para me darem dinheiro mas sim para ver se era possível empregar o meu marido na empresa é que ele tem um cafezinho pequenino no mercado municipal de Évora mas infelizmente já não vai dando para as nossas necessidades e o custo de vida também está muito elevado
    Ele é um homem com problemas de coração entre outras coisas e neste momento estamos a atravessar uma fase muito dificil que por vezes não temos dinheiro para comprarmos os medicamentos todos se fosse possível ele ir trabalhar para a vossa empresa eram muitas contas que nos saiam de ca como a renda do cafe o.pagar aos fornecedores para água e luz e acho que assim nós ficavamos um pouco melhor sem outro assunto agradeco a atenção despensada ao email.
    E muito anciosa a aguardar uma resposta vossa o nome do meu marido é Martinho Manuel Malarranha Patuleia têm 62 anos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.