/

CEO da Cloudflare ataca Governo português e ameaça “parar de investir” no país

31

cmichel67 / Flickr

Matthew Prince, CEO da Cloudflare

Matthew Prince, líder da empresa tecnológica Cloudflare, criticou o Governo português, acusando-o de incompetência, e ameaçou parar de investir em Portugal.

No Twitter, Matthew Prince, CEO da empresa tecnológica Cloudflare, acusou o Governo português de “incompetência”, dirigindo-se diretamente ao primeiro-ministro António Costa.

“Caro António Costa, quando a sua equipa promete trabalhar com as empresas em troca da transferência significativa de empregos para Portugal e mostra leis que suportam essas promessas; quando os burocratas recusam seguir essas leis e promessas – isso é ok? Sinto-me enganado“, escreveu.

https://twitter.com/eastdakota/status/1323947883201142786

A empresa de tecnologia, que fornece serviços de segurança para websites, escolheu a capital portuguesa para instalar um escritório em julho do ano passado, tendo já 45 trabalhadores. Recentemente, anunciou a intenção de duplicar este número.

No entanto, avança o ECO, o líder da empresa está desapontado com o Governo português. “Estamos a contratar portugueses. Estamos a trazer dos melhores e mais brilhantes portugueses da diáspora de volta para Portugal. Estamos a importar alguns dos engenheiros mais inteligentes para ensinar os portugueses sobre tecnologias futuras. No entanto: somos bloqueados em cada esquina“, acrescentou Matthew Prince.

O cofundador da Cloudflare diz sentir-se “enganado” e admite estar “prestes a desistir” de Portugal. “Ou o Governo corrige [esta burocracia] ou vamos parar de investir. Ficaria curioso em saber quem investiu mais em Portugal desde a Covid-19 numa base salarial do que a Cloudflare.”

Depois da sequência de tweets, o secretário de Estado da Transição Digital, André Aragão Azevedo, respondeu ao CEO da Cloudflare, apelando ao “foco na solução”.

“Contactei pessoalmente John Graham-Cumming, CFO da Cloudflare, para entender os fundamentos da queixa, que não foram claros desde o princípio. Acabei de receber um memorando a reportar a situação. Foquemo-nos na solução em vez de só fazer barulho”, escreveu o governante no Twitter.

ZAP //

31 Comments

  1. Olha este ingénuo!
    Então achava que montava uma empresa em Portugal e que não ia ter um martírio a cada segundo?
    Achava que a máquina do Estado não ia bloquear e atrapalhar em cada oportunidade?
    Achava que a palavra do Costa era para levar a sério e que ele não era um ilusionista?
    Alguém que diga a este ingénuo para pôr os pés na terra e para acordar, porque anda a sonhar acordado!

    • Ohhh… coitadinho do menino que tem medo da máquina do Estado…
      Ele e tu podem vir trabalhar para mim pelo ordenado mínimo e eu salva-os desse “martírio o cada segundo”!…
      Enfim…

      • Nem escrever sabe este cromo. “e eu salva-os” coisa linda.
        Quanto ao resto é de quem nada sabe, quem nunca teve uma empresa e seguramente servirá apenas como porteiro algures.

      • “e eu salva-os”
        Lol
        Coitado, nem a ele se salva do ridículo constante e quer salvar os outros. Isto arrisca-se a ser a maior anedota dos comentários do Zap.
        Um emplastro, que passa a vida a perseguir as pessoas, escrevendo futilidades carregadas de ódio, alguma vez teria capacidade de empregar alguém?! Havia de ser bonito, o coitado do empregado dava em louco ao aturar este troll desnorteado…
        Assim se vê o desconhecimento do que é ser empresário. Para ser empresário e ter sucesso não é só querer, são precisas muitas qualidades. E notoriamente muita gente não está nessa posição, nem sequer numa posição próxima.

      • Vê-se perfeitamente que tu, com o teu discurso básico e infaltil, és um pobre diabo que nunca empregou nem alguma vez empregará alguém. Pessoas como tu, sem iniciativa e sem coragem de empreender, são um peso morto que se esgota na crítica fácil a quem tem essa iniciativa e coragem.
        O CEO da Cloudflare queixa-se da recusa em seguir leis e promessas por parte de burocratas. Não consta que até ao momento tenha sido desmentido… Não consta que quebra de promessas e incumprimento da lei sejam exemplos a seguir…

      • O que se vê perfeitamente é que tu, mesmo não sabendo NADA sobre mim, gostas de te armar em vidente e, depois dá asneira…
        Mas, o que sabes fazer?
        Se souberes fazer algum coisa de jeito, até te emprego a ti (e ao chorão da Cloudflare) e livro-vos do tal “martírio o cada segundo”!…
        .
        Desmentido??
        Mas ele não disse NADA!…
        Que lei não foi seguida e/ou que promessa não foi cumprida??
        Isso seria a primeira coisa que qualquer pessoa normal apresentaria quando critica seja o que for, mas este super mega CEO chorão esqueceu-se desse “pormenor”!…

    • Ó RC, como é que alguém ainda não sabe que quando enviamos um email temos de manter o emprego a quem abre o email, a quem encaminha o email, a quem vai procurar o email à caixa dos emails não respondidos, a quem volta a ler o email, a quem escreve a carta, a quem assina, a quem põe a carta no envelope, a quem passa a língua pela cola, a quem fecha o envelope, a quem cola o selo, a quem põe a carta no correio…
      Toda a gente sabe que há muitos empregos na função pública a manter…

  2. Heheheheee…
    O artista, além de não dizer nada – enganado em quê?? – é daqueles que, claramente, está mal habituado e acha que o Estado é a sua mãe e tem que fazer as vontades ao menino!…

    • Não, não é. E uma vez mais perdeste uma boa oportunidade de estar calado. Obviamente que de empresas e negócios nada sabes. Basta ver o que aconteceu no âmbito da COVID um pouco por toda a Europa. Em países como Alemanha, Áustria, Espanha… os governos atiraram literalmente dinheiro às pazadas para as empresas. Aqui anunciaram que iriam apoiá-las mas ninguém viu nada. Essa é que é a verdade. Este Costa é um charlatão completo. Mas enganha alguns burros, aparentemente.

      • Cita lá alguns apoios? Sobretudo aqueles 4 mil milhões que acabaram em 700 milhões. És mesmo muito tacanho. Tenho pena de ti.

      • Para quem tinha prometido 4 MIL MILHÕES, 70 milhões não me parece muito. Mas pelo menos conseguiram enganar-te a ti e a outros como tu.

      • Não lhe ligue, é só um pobre coitado que esgota os dias por aqui a destilar ódio. Um falhado que não dá mais do que comentários infantis, superficiais e provocatórios. Como aqui escreveram: um autêntico troll.

  3. É mais um a queixar-se da máquina burocrática! E ela de facto existe, não podemos escamotear!!! É preciso agilizar, actualizar e deixar para trás as mangas de alpaca! Estes empresários têm desistido ,muitas vezes, de investir no nosso país, por causa desta intransponível barreira!

  4. A seguir à corrupção e aos pesados impostos, a burocracia talvez seja o pior obstáculo à modernização do País. Está de tal forma enraizada que, provavelmente, será preciso mais do que uma geração de portugueses para acabar com ela.

    • Tudo certo (infelizmente), mas este CEO acabou por não dizer efetivamente nada e, para mudar/melhorar, é preciso saber o que correu mal…
      Chorar no Twitter sem apresentar factos é apenas uma birra de criança mimada…

  5. Vamos lá então ver se o homenzinho da cloudflare tem ou não razão. Ele ou qualquer outro que queira montar uma empresa, nem que seja daquelas com um berbequim e uma máquina de sulfatar lá dentro. 1. Tem de ter parecer favorável do ministério das finanças; 2. parecer favorável do ministério da economia; 3. parecer favorável do ministério do ambiente; 4. parecer favorável das associações ambientalistas; 5. parecer favorável da proteção civil; 6. parecer favorável do presidente câmara municipal; 7. parecer favorável da vereação; 8. parecer favorável da assembleia municipal; 9. parecer favorável da junta de freguesia; 10. parecer favorável da assembleia de freguesia; 11. parecer favorável da associação de moradores; 12. parecer favorável dos bombeiros; 13. comprometer-se a utilizar recursos humanos e materiais nacionais que de nacionais só tem o nome; 14. pagar taxas e emolumentos a toda esta cacicada; 15. escolher com critério seguro offshore para onde transferir a untadela de mãos que vai necessária em algum ponto da cadeia para o parecer ser favorável; 16. contratar serviços de limpeza e manutenção a “empresas” que tenham alvará e que normalmente e por mero acaso são do filho, filha, namorado, namorada, amante de sua excelência o sr. presidente do município, ministro, o que seja; 17. dar caução para fornecimento de água, electricidade e tratamento de efluentes. Se resistir a este calvário, 18. recebe logo a primeira e avultada multa porque se esqueceu do parecer favorável da comissão de coordenação da região onde está instalado. Atentos estes factos, concluiu-se pela total razão da cloudflare.

  6. Para a Cloudflare fazer os Engenheiros Informáticos emigrados voltar para Portugal, de certeza que está a pagar salários de pelo menos 4 a 5 mil euros por mês. Por menos que isso poucos voltam para Lisboa.
    Por isso se ele tem 45 trabalhadores, deve estar a pagar cerca de 3 milhões por ano em salários e segurança social, o que não é assim tanto, mas também não é pouco.
    O problema não é a burocracia em si, mas o tempo que se espera por decisões e aprovações, e também as decisões arbitrárias dos funcionários que exercem os “pequenos poderes” de carimbar ou não carimbar o formulário tal. Por exemplo, na Alemanha, há tanta ou mais burocracia do que em Portugal, mas as instituições funcionam de forma mais rápida e assertiva.

    • Não precisa de ser cloudflare, 4 a 5 mil euros por mês é o normal para qualquer engenheiro informático experiente a trabalhar em Lisboa numa multinacional, muitas vão bem acima desse valor.
      Poucas que não fizeram bem o trabalho de casa estão prepradas para a TSU, IRS, IRC e SS, lá em SF é mais facil contratar e despedir e a carga fiscal é irrisoria mesmo para grandes ordenados.
      Mais triste é que mesmo com salários de 5 mil euros dificilmente se compra casa em Lisboa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.