Complexo religioso com 5 mil anos descoberto perto de Stonehenge

Um complexo religioso e cerimonial com 5.650 anos foi descoberto a apenas dois quilómetros do famoso templo pré-histórico Stonehenge, no Reino Unido.

Um grupo de arqueólogos da Wessex Archaeology encontrou em Larkhill, no sul de Inglaterra, uma estrutura que terá sido construída cerca de mil anos antes das grandes pedras do monumento de Stonehenge terem sido erguidas.

Com 200 metros de diâmetro, o complexo é o primeiro grande monumento neolítico antigo a ser descoberto este século, perto de Stonehenge.

O centro religioso é formado por grandes covas circulares que, de acordo com os especialistas, eram usadas como sepulturas sagradas para ossos de pessoas importantes.

A presença de ossos de vaca, crânios e vasos de cerâmica no local sugere a realização de funerais ou outros acontecimentos religiosos como sacrifícios para os deuses.

Os arqueólogos já escavaram cerca de 100 metros, mas ainda não conseguiram localizar o resto do monumento.

A nova descoberta mostra que centenas de anos antes da construção de Stonehenge existia uma área ainda mais sagrada do que os especialistas pensavam.

“O complexo religioso é uma das descobertas mais emocionantes na paisagem de Stonehenge que os arqueólogos já fizeram. Isto transforma a nossa compreensão da intensidade da atividade neolítica”, destaca o arqueólogo Matt Leivers, citado pelo Independent.

Há apenas três meses, foi encontrado um antigo templo de enormes dimensões junto ao famoso monumento pré-histórico Stonehenge.

O templo está localizado a pouco mais de três quilómetros de Stonehenge e é composto pelo que parece ter sido um vasto círculo de postes de madeira gigantes, com 500 metros de diâmetro.

As recentes descobertas sugerem que poderão existir outros monumentos pré-históricos naquela zona, que passaram despercebidos.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …