/

Complexo religioso com 5 mil anos descoberto perto de Stonehenge

1

Um complexo religioso e cerimonial com 5.650 anos foi descoberto a apenas dois quilómetros do famoso templo pré-histórico Stonehenge, no Reino Unido.

Um grupo de arqueólogos da Wessex Archaeology encontrou em Larkhill, no sul de Inglaterra, uma estrutura que terá sido construída cerca de mil anos antes das grandes pedras do monumento de Stonehenge terem sido erguidas.

Com 200 metros de diâmetro, o complexo é o primeiro grande monumento neolítico antigo a ser descoberto este século, perto de Stonehenge.

O centro religioso é formado por grandes covas circulares que, de acordo com os especialistas, eram usadas como sepulturas sagradas para ossos de pessoas importantes.

A presença de ossos de vaca, crânios e vasos de cerâmica no local sugere a realização de funerais ou outros acontecimentos religiosos como sacrifícios para os deuses.

Os arqueólogos já escavaram cerca de 100 metros, mas ainda não conseguiram localizar o resto do monumento.

A nova descoberta mostra que centenas de anos antes da construção de Stonehenge existia uma área ainda mais sagrada do que os especialistas pensavam.

“O complexo religioso é uma das descobertas mais emocionantes na paisagem de Stonehenge que os arqueólogos já fizeram. Isto transforma a nossa compreensão da intensidade da atividade neolítica”, destaca o arqueólogo Matt Leivers, citado pelo Independent.

Há apenas três meses, foi encontrado um antigo templo de enormes dimensões junto ao famoso monumento pré-histórico Stonehenge.

O templo está localizado a pouco mais de três quilómetros de Stonehenge e é composto pelo que parece ter sido um vasto círculo de postes de madeira gigantes, com 500 metros de diâmetro.

As recentes descobertas sugerem que poderão existir outros monumentos pré-históricos naquela zona, que passaram despercebidos.

BZR, ZAP

1 Comment

  1. Na República italiana o Primeiro Ministro é uma figura de pouca duração, basta fazermos um levantamento e veremos que a permanência varia de meses a ano. Agora mesmo saiu o Conte, veja a sua declaração: ” sai e não se arrepende de nada”, isto é., não conta nada. Uma comunidade de grilos “falantes” , onde , nenhum esquenta o lugar e aos saltos e pulos não param em lugar algum. Agradar a máfia com rezas e procissões , talvez, façam os governantes demorarem no Poder, porque, as rezas do Vaticanos e de padres velhos não deram solução. É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.