Complexo religioso com 5 mil anos descoberto perto de Stonehenge

Um complexo religioso e cerimonial com 5.650 anos foi descoberto a apenas dois quilómetros do famoso templo pré-histórico Stonehenge, no Reino Unido.

Um grupo de arqueólogos da Wessex Archaeology encontrou em Larkhill, no sul de Inglaterra, uma estrutura que terá sido construída cerca de mil anos antes das grandes pedras do monumento de Stonehenge terem sido erguidas.

Com 200 metros de diâmetro, o complexo é o primeiro grande monumento neolítico antigo a ser descoberto este século, perto de Stonehenge.

O centro religioso é formado por grandes covas circulares que, de acordo com os especialistas, eram usadas como sepulturas sagradas para ossos de pessoas importantes.

A presença de ossos de vaca, crânios e vasos de cerâmica no local sugere a realização de funerais ou outros acontecimentos religiosos como sacrifícios para os deuses.

Os arqueólogos já escavaram cerca de 100 metros, mas ainda não conseguiram localizar o resto do monumento.

A nova descoberta mostra que centenas de anos antes da construção de Stonehenge existia uma área ainda mais sagrada do que os especialistas pensavam.

“O complexo religioso é uma das descobertas mais emocionantes na paisagem de Stonehenge que os arqueólogos já fizeram. Isto transforma a nossa compreensão da intensidade da atividade neolítica”, destaca o arqueólogo Matt Leivers, citado pelo Independent.

Há apenas três meses, foi encontrado um antigo templo de enormes dimensões junto ao famoso monumento pré-histórico Stonehenge.

O templo está localizado a pouco mais de três quilómetros de Stonehenge e é composto pelo que parece ter sido um vasto círculo de postes de madeira gigantes, com 500 metros de diâmetro.

As recentes descobertas sugerem que poderão existir outros monumentos pré-históricos naquela zona, que passaram despercebidos.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Camboja acaba com passeios turísticos de elefante em Angkor

Os passeios de elefante, que são umas das principais atrações turísticas pelas áreas dos templos de Angkor, no Camboja, deixarão de o ser em 2020. Em 2016, uma elefante fêmea morreu por insuficiência cardíaca depois de …

MPLA afasta "Tchizé" dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia 'Tchizé' dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de …

Coldplay adiam divulgação de álbum. Querem uma digressão mais "respeitadora do ambiente"

O líder dos Coldplay anunciou na quinta-feira que o grupo musical britânico adiou a digressão de apresentação do seu novo álbum, que é publicado esta sexta-feira, para ser o mais limpa possível e ter um …

Vila Galé já estuda novo resort na região do Brasil onde abandonou projeto

O Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil onde decidiu abandonar o projeto que tinha, depois das críticas de que ia investir em potencial zona de reserva …

França ultrapassa Alemanha. É o pais europeu com mais pedidos de asilo

França tornou-se no país europeu com mais pedidos de asilo, pela primeira vez desde o início da crise migratória em 2015, afirmou esta quinta-feira em Paris o ministro do Interior. “A França tornou-se desde 20 de …

Procurador-geral admite que suicídio de Epstein foi resultado de vários erros

O procurador-geral dos EUA disse, esta sexta-feira, que a morte de Jeffrey Epstein, que se suicidou atrás das grades, foi o resultado de "uma tempestade perfeita de asneiras". Em entrevista à Associated Press, William Barr confessou …

Vegano processa Burger King nos EUA por "contaminação" de hambúrguer

Um cliente vegano interpôs uma ação judicial contra o Burger King nos Estados Unidos, acusando a cadeira de restaurantes de fast-food de lhe ter servido um hambúrguer cozinhado na mesma grelha utilizada para preparar carne. De …

Dono do carro onde seguia Angélico condenado a dois anos de pena suspensa

O dono de um stand da Póvoa de Varzim e a sua ex-mulher foram, esta sexta-feira, condenados a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa está a falsificação do contrato de compra e venda …

Mais de 500 mulheres assassinadas em Portugal nos últimos 15 anos

Mais de 500 mulheres foram assassinadas nos últimos 15 anos em contexto de relações de intimidade em Portugal, e só neste ano já morreram 28, algumas baleadas, outras estranguladas ou espancadas, a maioria vítima de …

Paulo Macedo diz que a CGD não vai ser "uma nêspera"

O presidente da CGD considera que há a expectativa de o banco público ficar "sossegado", mas que a sua equipa não é paga para "ficar a ver navios" e quer pagar o capital injetado pelo …