“Sustentados em notícias de jornal”. Centeno revolta pais de crianças do IPO

António Cotrim / Lusa

Os pais das crianças em tratamento com quimioterapia que foram fotografados nos corredores do Hospital de São João, no Porto, estão revoltados com as palavras do ministro das Finanças, Mário Centeno, que recusou “participar em debates sustentados em notícias de jornal”.

O porta-voz dos pais das crianças internadas ou em tratamento oncológico no Hospital de São João manifestou-se “indignado” com as declarações de Mário Centeno, que recusou “participar em debates sustentados em notícias de jornal que não correspondem à verdade”.

Questionado no Parlamento sobre as condições existentes na ala pediátrica de oncologia da unidade hospitalar, o ministro das Finanças optou por criticar “as notícias de jornal que não correspondem à verdade e que deturpam, utilizando fotografias de crianças, a verdade daquilo que se passa no São João”.

“Se continuamos a debater questões com esta relevância, com base em fotografias com legendas erradas não estamos a fazer um bom serviço aos cuidados pediátricos e à nação”, justificou Mário Centeno.

Em declarações ao Jornal de Notícias, Jorge Pires, porta-voz dos pais das crianças, mostra-se indignado e diz quequem não falou a verdade foram os ministros, tanto o das Finanças como o da Saúde, que convido a visitar a unidade hospitalar como utentes para perceberem o que lá se passa e como são tratados os nossos filhos”.

“Foi com base em fotografias verdadeiras publicadas no JN que o caso foi denunciado e a situação como as crianças são tratadas melhorada”, acrescenta Jorge Pires.

No passado mês de abril, três famílias de crianças com cancro infantil denunciaram as condições em que os filhos estão a ser tratados no Hospital de São João, no Porto, onde são sujeitos a sessões de quimioterapia nos corredores da unidade hospitalar.

“As crianças acabam de fazer quimioterapia e têm de partilhar os elevadores com os caixotes de lixo. Além disso, os carrinhos de limpeza são colocados ao lado dos de comida”, contou na altura Jorge Pires, que dizia ter já enviado vários emails para a administração hospitalar.

(dr) Igor Martins / global Imagens

Criança em tratamento oncológico no corredor do HSJ. Uma das “fotografias com legenda errada” que, diz Mário Centeno, o JN publicou

Patrícia Ferraz, mãe de uma outra criança com doença oncológica, diz que quando os menores precisam de ser internados chegam a esperar quatro e cinco horas por uma ambulância “sem condições higiénicas” que os leve até ao Joãozinho, um percurso que se faz “em apenas alguns minutos”.

Outra mãe, Marlene Pinho, refere que se a situação na zona de quimioterapia no ambulatório “é caótica”, quando é preciso internar as crianças a situação é mil vezes mais grave. “Não se admite que as crianças em isolamento tenham quartos com buracos nas paredes.”

O presidente do Hospital de São João, António Oliveira e Silva, admitiu então que as condições do atendimento pediátrico são “indignas” e “miseráveis”, lamentando que a verba para a construção da nova unidade ainda não tenha sido desbloqueada.

Obras prometidas, mas entretanto adiadas para serem concretizadas até ao final da legislatura, acerca das quais Mário Centeno apenas referiu que “este investimento está a ser trabalhado, está a ser planeado, é um investimento de grande dimensão“.

Entretanto, realça Jorge Pires ao JN, o internamento ficou nos contentores. “Quando não há camas disponíveis, as crianças doentes são encaminhadas ou para a oncologia no corpo do edifício hospitalar ou para a pediatria normal”.

E como um mal nunca vem só, lamenta o porta-voz dos pais das crianças, o bloco operatório esteve no dia da inauguração fechado devido a uma praga de moscas“.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. São situações completamente absurdas a que temos vindo a assistir.
    Um (des)governo que se diz de esquerda, cujo primeiro ministro foi crítico acérrimo da contenção do seu antecessor, que desbaratou recursos por caprichos políticos no início da legislatura e que agora se vê a braços com a impossibilidade de dar resposta às questões mais elementares da nossa sociedade, chegando mesmo a assumir, abusivamente, compromissos que sabe de antemão não poder cumprir, parece-me de uma extrema falta de carácter.
    Temos vindo a assistir a uma bandalheira sem precedentes, a qual, diariamente, se vai agravando, comprometendo seriamente a onda de confiança económica a que assistimos durante um muito curto espaço de tempo.

  2. Mario Centeno Ministro das Finanças e Presidente do Eurogrupo !!!
    Aí estão “…notícias de jornal que não correspondem à verdade”, substanciadas com fotografias com legendas erradas.
    Será mais Carrasco das Finanças e ‘Padrone’ da Máfia FInanceira Europeia !!!!!

  3. a herança que o desgoverno d’empurrão Catherine deneuve/passarão deixaram e da qual se desculpam com a troika sabendo nós que o lema era ir para além da troika e que deu como resultado um país destruído, dá apesar dos esforços de reparação da destruição a continuação do que já se tinha visto no tempo em que eles reinaram. queixam-se que fecharam camas na MAC já ninguém se lembra que o desgoverno de empurrão quis fechá-la toda, faltam enfermeiros devido à mudança das 35h para as 40h, esqueceram que o desgoverno de empurrão fechou camas e despediu enfermeiros que migraram (sugeriam-lhe que deixassem a zona de conforto porque já não havia empregos para a vida, foi também quando o relvas apresentou ao país os famosos empreendedores) estas e muitas outras incompetências bárbaras praticadas por esses bandidos estão aí para durar. Reclamem mais que que tem toda a razão, vocês é que legitimaram tudo isso ao votar neles.

  4. Pouco a pouco o país vai percebendo onde irá esbarrar de novo ao se ter caído na tentação de abrir os cordões à bolsa sem que primeiro se garantisse a matéria prima para tal, o governo ao embarcar em ilusões extremistas por ganância de poder dá-nos agora a oportunidade de nos apercebermos de que afinal começa a faltar dinheiro para muita coisa e sobretudo onde mais falta faz casos da saúde, educação entre outras.

  5. Quando tenho dinheiro guardado para algo importante mas adio o gasto é porque ponho a hipótese de o gastar noutra coisa, ou então quero iludir os outros fazendo-os pensar que tenho mais do que na realidade. São assim as cativações e os milagres dos deficits…

  6. Mais um idiota que faz parte de um governo de idiotas que governam esta geringonça e AINDA POR CIMA nem ganharam as eleições, formaram uma geringonça sem que o povo podesse dizer que não…educação esquecam la isso, saude…caus a vista…incêndios vao ficar para a historia…financas enquanto o mialheiro da troica juntou….a geringonça gasta…

  7. Centeno, desde que começou a aquecer as nalgas no cadeirão do Presidente do Eurogrupa, começou a fazer, por encomenda, o trabalho sujo que Junkuer e Merkel, para defenderem a sua reputação, já não querem fazer. Centeno é pois um lacaio dos interesses dos mais poderosos dirigentes desta Europa, que foi construída para beneficiar as economias da Alemanha e da França.

RESPONDER

Aquecimento global no Pleistoceno elevou nível do mar até 13 metros

O aquecimento global no final do período do Pleistoceno, com temperaturas similares às previstas para este século, reduziu a camada de gelo da Antártida oriental e elevou o nível do mar até 13 metros acima …

Autor dos mais famosos estudos sobre comida viu 13 artigos retirados

O famoso investigador norte-americano está envolvido numa polémica, depois de 13 dos seus estudos científicos terem sido retirados de algumas publicações. É provável que nunca tenha ouvido falar de Brian Wansink mas, tal como recorda o …

NASA observa movimentos tectónicos recentes em Marte

A sonda Mars Express da NASA observou fissuras proeminentes em Marte causadas devido à ação de falhas tectónicas que atingiram a superfície do planeta há menos de dez milhões de anos. As imagens foram capturadas …

Mulher que acusa de abuso juiz nomeado por Trump para o Supremo aceita depor

Christine Blasey Ford, a mulher que acusou de agressão sexual o juiz Brett Kavanaugh, nomeado por Donald Trump para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, aceitou testemunhar perante o Senado, na próxima semana, disse neste …

Hubble deteta radiação nunca antes vista numa estrela de neutrões

Uma invulgar emissão de radiação infravermelha, de uma estrela de neutrões próxima, detetada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA, pode indicar novas características nunca antes vistas. Uma possibilidade é que exista um disco poeirento em redor …

Sócrates acusa direita de estar "empenhada" no processo Marquês

O antigo primeiro-ministro José Sócrates acusou este sábado a direita política portuguesa de estar "empenhada no processo Marquês através da manutenção da procuradora-geral da República". O ex-governante, que esteve neste sábado em Vila do Conde, distrito …

André Ventura vai lançar movimento para destituir Rui Rio

O vereador do PSD em Loures André Ventura vai lançar na próxima semana o movimento Chega, para substituir Rui Rio na liderança e colocar o partido no “espetro ideológico do centro-direita português”. Em comunicado, André Ventura …

Universidade brasileira cria gelado que reduz efeitos colaterais da quimioterapia

Foi criado no Brasil um gelado que ajuda a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com cancro. Desenvolvido por investigadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o gelado tem três sabores: morango, …

Irmãos portugueses que combatiam pelo Daesh dados como mortos na Síria

Os irmãos Celso e Edgar foram dados como mortos na Síria, revela o jornal Expresso neste sábado. Os dois portugueses eram jiadistas que combatiam pelo autodenominado Estado Islâmico (Daesh). Em Raqqa eram conhecidos pelo seu nome …

Abate de animais nos canis é proibido a partir deste domingo

A lei que proíbe o abate de animais como medida de controlo da população entra em vigor este domingo, no continente, mas os veterinários alertam para o “pouco esforço que foi feito” de adaptação à …