Centenas de navios chineses cercam Galápagos. Equador está de olho

As autoridades do Equador estão preocupadas com a pesca ilegal de espécies ameaçadas, como o tubarão-martelo.

Foi avistada uma frota de cerca de 260 navios de pesca, a maioria de bandeira chinesa, ao largo do arquipélago das Galápagos e está a ser vigiada pelas autoridades do Equador.

A pesca ilegal de espécies protegidas preocupa os responsáveis equatorianos. “O tamanho e a agressividade desta frota contra as espécies marinhas são uma grande ameaça ao equilíbrio de espécies nas Galápagos”, disse Yolanda Kakabadse, conservacionista e antiga ministra do Ambiente equatoriana, citada pelo The Guardian.

Kakabadse integra o grupo de trabalho, criado pelo Presidente do Equador, Lenín Moreno, para “desenhar a estratégia de proteção das Galápagos e de respeito pelos seus recursos naturais”.

O anúncio da criação da equipa foi feito esta segunda-feira, já depois de avistados os navios.

“Vamos trabalhar numa abordagem regional para defender e proteger a Zona Económica Exclusiva à volta da Reserva Marinha de Galápagos, uma das áreas mais ricas de pesca e uma semente de vida para o planeta. #SOSGalápagos”, escreveu Moreno no Twitter.

Estamos em alerta, [a fazer] vigilância, a patrulhar para evitar um incidente como o que aconteceu em 2017”, garantiu o ministro da Defesa do país, Oswaldo Jarrín.

O governante fez referência ao cargueiro chinês “Fu Yuan Yu Leng 999”, que em agosto de 2017 foi apreendido com 300 toneladas de espécies em perigo ou no limiar da extinção.

Os 20 membros da tripulação foram condenados a penas de prisão e multados num valor total de quase cinco milhões de euros. Desta vez, garantiu Oswaldo Jarrín, nenhuma embarcação entrou na Zona Económica Exclusiva do arquipélago. Pelo menos, até agora.

“a pesca ilegal mesmo à beira da zona protegida esta a destruir os esforços do Equador para proteger a vida marinha nas Galápagos”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O mar e os seus recursos são o último ponto de equilíbrio que mantém a estabilidade do nosso planeta e garantem um futuro para os nossos filhos, não deve ser ser tratado como a despensa de cada um, mas sim um santuário de todos, em que as regras se quebradas, devem ser punidas de forma severa e implacável.
    Os chineses no seu infinito egoísmo e prepotência continuam a saquear-nos o nosso futuro e dos nossos descendentes, desrespeitosamente e desumanamente, semeiam em mim um sentimento de revolta, desespero e impotência ao ver que os nossos políticos toleram tais acções a troco de alguns euros … REPUGNANTE … Quando os mares morrerem, todo o dinheiro do mundo não fará a diferença para ninguém, eu só terei pena de não ter sabido usar as armas para o impedir……

    • Caro Ferval, a incongruência ainda é maior quando além de actuarem como “a despensa” ainda lhe juntam o caixote do lixo, este o maior flagelo pois além de conduzirem as espécies até à extinção ainda anulam a sua capacidade de reprodução, por todos os produtos tóxicos que nos oceanos são derramados.

RESPONDER

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …