Centenas de moedas de ouro romanas encontradas na cave de um teatro abandonado

MiBAC / Twitter

Detalhe das moedas encontradas

No norte de Itália, perto da fronteira com a Suíça, arqueólogos encontraram centenas de moedas antigas de ouro. As moedas estavam na cave de um teatro abandonado da cidade de Como.

Pertencentes ao séc. V, no final do tempo do Império Romano, as moedas estavam numa ânfora feita de pedra-sabão (também conhecido como pedra de talco) e enterradas na terra na cave de um antigo cinema fechado desde a década de 90.

Maria Grazia Facchinetti, especialista em moedas raras contou à CNN que a pessoa que enterrou a jarra “fê-lo de tal maneira que, em caso de perigo, poderiam ir até ao local e recuperá-las”. “As moedas estavam empilhadas em rolos, similarmente ao que se faz hoje nos bancos”, acrescentou.

Na conferência de imprensa, a especialista afirmou que as moedas estavam cunhadas com imagens dos imperadores Honório, Valentiniano III, Leão I, António e Líbio Severo e “não vão além de 474 d.C.”.

“As pistas recolhidas fazem-nos acreditar que o dono destas moedas não era um sujeito individual, mas que poderiam pertencer a um banco público ou depósito”, afirmou Maria Grazia Facchinetti.

Segundo o Times of London, Luca Rinaldi, o responsável arqueólogo local, classificou as mais de 300 moedas como tendo um valor “inestimável“. “Estamos a falar de uma descoberta excecional”, disse o arqueólogo.

“É praticamente uma coleção inteira, ao contrário de tudo aquilo que já se encontrou no norte de Itália. Geralmente as moedas encontradas estão coladas, mas estas conseguem estar todas separadas, é quase como abrir uma carteira”, afirmou Rinaldi.

Segundo alguma comunicação social italiana, o valor destas moedas de ouro do tempo romano poderá ascender aos milhões de euros. Os arqueólogos encontravam-se a escavar a base do teatro histórico Cressoni que, segundo o Ministério da Cultura, estaria a ser reestruturado.

De acordo com a Newsweek, o local estaria a ser preparado para se transformar numa zona residencial. O teatro Cressoni abriu portas em 1807 e encerrou em 1997, pouco tempo depois de se ter transformado num cinema.

Segundo noticiado pela CNN, os arqueólogos também desenterram no mesmo local uma barra de ouro de uma outra jarra. O antigo cinema fica perto da área do fórum Novum Comum, local onde outros artefactos romanos também foram descobertos.

“Ainda não sabemos o verdadeiro significado histórico e cultural desta descoberta”, afirmou o ministro da cultura Alberto Bonisoli num comunicado de imprensa. “O que sabemos é que esta área provou ser um verdadeiro tesouro para a nossa arqueologia”.

Descobertas no passado dia 7 de setembro, estas moedas bem preservadas entram no leque das grandes descobertas recentes de artefactos romanos.

Em 2016, os arqueólogos descobriram uma moeda de ouro romana com 2000 anos em Jerusalém, cunhada com a imagem de Nero, um dos imperadores Romanos mais conhecidos. Outras moedas romanas também foram descobertas nos escombros das ruínas de um castelo no Japão.

Segundo o ministério do património e atividade cultural, as moedas encontradas na cidade de Como foram transferidas para um laboratório de restauro sediado em Milão, onde serão examinadas.

ZAP // NPR

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Caro Sr. Vasco, boa tarde.
    No tempo dos Romanos, a caminho dos Bancos Suiços?! Estava a brincar, não é? 🙂 🙂 🙂
    Cumprimentos e bom fim de semana!

RESPONDER

Voos entre Portugal e Reino Unido suspensos a partir de sábado

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira, depois do Conselho Europeu, que as ligações aéreas de e para o Reino Unido ficarão suspensas a partir das zero horas deste sábado, visando interromper a infeção pela …

PSP pede ao Governo que organize o ato eleitoral com segurança (e apela ao voto em Marcelo)

O presidente do PSD apelou ao Governo que organize o ato eleitoral de domingo de forma a que as pessoas “sintam segurança” e pediu aos portugueses que vão votar, recordando, contudo, que defendeu o adiamento …

"Reaparecimento" de Jack Ma faz disparar o valor da Alibaba

Jack Ma, fundador da Alibaba, participou numa conferência online nesta quarta-feira, depois de mais de dois meses sem aparecer em público, fazendo disparar o valor de mercado da sua empresa, avança a Bloomberg. De acordo …

15 testes de covid-19 por mês: Rui Costa antevê a nova época

Ciclista português quer terminar o ano no topo da tabela UCI. Os Jogos Olímpicos estão na lista de prioridades mas a Volta a França também pode aparecer no calendário. Rui Costa entra na nova temporada com …

A segurança da Casa Branca pode estar em perigo (e a culpa é da bicicleta estática de Biden)

Na quarta-feira, Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, o que significa que, a partir de agora, viverá na Casa Branca. Porém, os hábitos do novo Presidente podem ameaçar a segurança das informações de …

Rio acusa Costa de desgoverno: Só fechou as escolas por "pressão da opinião pública"

O presidente do PSD considerou que o Governo não fechou as escolas mais cedo porque não estava preparado para o fazer, acusando o primeiro-ministro de “desgoverno” e de só ter decidido perante “pressão da opinião …

Lei da eutanásia aprovada na especialidade. PS, BE e PAN votaram a favor

A lei da morte medicamente assistida foi esta quinta-feira aprovada, na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção …

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …