Centenas de moedas de ouro romanas encontradas na cave de um teatro abandonado

MiBAC / Twitter

Detalhe das moedas encontradas

No norte de Itália, perto da fronteira com a Suíça, arqueólogos encontraram centenas de moedas antigas de ouro. As moedas estavam na cave de um teatro abandonado da cidade de Como.

Pertencentes ao séc. V, no final do tempo do Império Romano, as moedas estavam numa ânfora feita de pedra-sabão (também conhecido como pedra de talco) e enterradas na terra na cave de um antigo cinema fechado desde a década de 90.

Maria Grazia Facchinetti, especialista em moedas raras contou à CNN que a pessoa que enterrou a jarra “fê-lo de tal maneira que, em caso de perigo, poderiam ir até ao local e recuperá-las”. “As moedas estavam empilhadas em rolos, similarmente ao que se faz hoje nos bancos”, acrescentou.

Na conferência de imprensa, a especialista afirmou que as moedas estavam cunhadas com imagens dos imperadores Honório, Valentiniano III, Leão I, António e Líbio Severo e “não vão além de 474 d.C.”.

“As pistas recolhidas fazem-nos acreditar que o dono destas moedas não era um sujeito individual, mas que poderiam pertencer a um banco público ou depósito”, afirmou Maria Grazia Facchinetti.

Segundo o Times of London, Luca Rinaldi, o responsável arqueólogo local, classificou as mais de 300 moedas como tendo um valor “inestimável“. “Estamos a falar de uma descoberta excecional”, disse o arqueólogo.

“É praticamente uma coleção inteira, ao contrário de tudo aquilo que já se encontrou no norte de Itália. Geralmente as moedas encontradas estão coladas, mas estas conseguem estar todas separadas, é quase como abrir uma carteira”, afirmou Rinaldi.

Segundo alguma comunicação social italiana, o valor destas moedas de ouro do tempo romano poderá ascender aos milhões de euros. Os arqueólogos encontravam-se a escavar a base do teatro histórico Cressoni que, segundo o Ministério da Cultura, estaria a ser reestruturado.

De acordo com a Newsweek, o local estaria a ser preparado para se transformar numa zona residencial. O teatro Cressoni abriu portas em 1807 e encerrou em 1997, pouco tempo depois de se ter transformado num cinema.

Segundo noticiado pela CNN, os arqueólogos também desenterram no mesmo local uma barra de ouro de uma outra jarra. O antigo cinema fica perto da área do fórum Novum Comum, local onde outros artefactos romanos também foram descobertos.

“Ainda não sabemos o verdadeiro significado histórico e cultural desta descoberta”, afirmou o ministro da cultura Alberto Bonisoli num comunicado de imprensa. “O que sabemos é que esta área provou ser um verdadeiro tesouro para a nossa arqueologia”.

Descobertas no passado dia 7 de setembro, estas moedas bem preservadas entram no leque das grandes descobertas recentes de artefactos romanos.

Em 2016, os arqueólogos descobriram uma moeda de ouro romana com 2000 anos em Jerusalém, cunhada com a imagem de Nero, um dos imperadores Romanos mais conhecidos. Outras moedas romanas também foram descobertas nos escombros das ruínas de um castelo no Japão.

Segundo o ministério do património e atividade cultural, as moedas encontradas na cidade de Como foram transferidas para um laboratório de restauro sediado em Milão, onde serão examinadas.

ZAP // NPR

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Caro Sr. Vasco, boa tarde.
    No tempo dos Romanos, a caminho dos Bancos Suiços?! Estava a brincar, não é? 🙂 🙂 🙂
    Cumprimentos e bom fim de semana!

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …