Centenas de moedas de ouro romanas encontradas na cave de um teatro abandonado

MiBAC / Twitter

Detalhe das moedas encontradas

No norte de Itália, perto da fronteira com a Suíça, arqueólogos encontraram centenas de moedas antigas de ouro. As moedas estavam na cave de um teatro abandonado da cidade de Como.

Pertencentes ao séc. V, no final do tempo do Império Romano, as moedas estavam numa ânfora feita de pedra-sabão (também conhecido como pedra de talco) e enterradas na terra na cave de um antigo cinema fechado desde a década de 90.

Maria Grazia Facchinetti, especialista em moedas raras contou à CNN que a pessoa que enterrou a jarra “fê-lo de tal maneira que, em caso de perigo, poderiam ir até ao local e recuperá-las”. “As moedas estavam empilhadas em rolos, similarmente ao que se faz hoje nos bancos”, acrescentou.

Na conferência de imprensa, a especialista afirmou que as moedas estavam cunhadas com imagens dos imperadores Honório, Valentiniano III, Leão I, António e Líbio Severo e “não vão além de 474 d.C.”.

“As pistas recolhidas fazem-nos acreditar que o dono destas moedas não era um sujeito individual, mas que poderiam pertencer a um banco público ou depósito”, afirmou Maria Grazia Facchinetti.

Segundo o Times of London, Luca Rinaldi, o responsável arqueólogo local, classificou as mais de 300 moedas como tendo um valor “inestimável“. “Estamos a falar de uma descoberta excecional”, disse o arqueólogo.

“É praticamente uma coleção inteira, ao contrário de tudo aquilo que já se encontrou no norte de Itália. Geralmente as moedas encontradas estão coladas, mas estas conseguem estar todas separadas, é quase como abrir uma carteira”, afirmou Rinaldi.

Segundo alguma comunicação social italiana, o valor destas moedas de ouro do tempo romano poderá ascender aos milhões de euros. Os arqueólogos encontravam-se a escavar a base do teatro histórico Cressoni que, segundo o Ministério da Cultura, estaria a ser reestruturado.

De acordo com a Newsweek, o local estaria a ser preparado para se transformar numa zona residencial. O teatro Cressoni abriu portas em 1807 e encerrou em 1997, pouco tempo depois de se ter transformado num cinema.

Segundo noticiado pela CNN, os arqueólogos também desenterram no mesmo local uma barra de ouro de uma outra jarra. O antigo cinema fica perto da área do fórum Novum Comum, local onde outros artefactos romanos também foram descobertos.

“Ainda não sabemos o verdadeiro significado histórico e cultural desta descoberta”, afirmou o ministro da cultura Alberto Bonisoli num comunicado de imprensa. “O que sabemos é que esta área provou ser um verdadeiro tesouro para a nossa arqueologia”.

Descobertas no passado dia 7 de setembro, estas moedas bem preservadas entram no leque das grandes descobertas recentes de artefactos romanos.

Em 2016, os arqueólogos descobriram uma moeda de ouro romana com 2000 anos em Jerusalém, cunhada com a imagem de Nero, um dos imperadores Romanos mais conhecidos. Outras moedas romanas também foram descobertas nos escombros das ruínas de um castelo no Japão.

Segundo o ministério do património e atividade cultural, as moedas encontradas na cidade de Como foram transferidas para um laboratório de restauro sediado em Milão, onde serão examinadas.

ZAP // NPR

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Caro Sr. Vasco, boa tarde.
    No tempo dos Romanos, a caminho dos Bancos Suiços?! Estava a brincar, não é? 🙂 🙂 🙂
    Cumprimentos e bom fim de semana!

RESPONDER

Sair das redes sociais não garante privacidade

Uma pessoa que saia das redes sociais não tem garantia de privacidade porque os amigos que lá deixou continuam a permitir prever com alguma certeza as suas atividades, segundo um estudo científico. A investigação da equipa …

Hotel condenado a pagar 19 milhões por discriminação religiosa a funcionária despedida

Quando foi contratada pelo hotel Conrad, Marie Jean fez um acordo: não trabalharia ao domingo, para cumprir os seus compromissos religiosos na igreja Bethel Baptist. Marie Jean Pierre era uma imigrante a tentar ganhar a vida …

"Alpinista de biquiní' morre de hipotermia após queda em desfiladeiro

Famosa pelos seus passeios em biquíni pelas montanhas, Gigi Wu caiu de um desfiladeiro e morreu de hipotermia no Parque Nacional Yu Shan, em Taiwan. Gigi Wu, de 36 anos, apelidada de "alpinista de biquíni" pelos …

Crimes de Vale e Azevedo no Benfica prescreveram

O Tribunal da Relação de Lisboa considerou prescritos os crimes de que o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo estava acusado, relativos ao desvio de dinheiro dos direitos televisivos do clube, disse esta terça-feira …

Suspensão de voos em Gatwick devido aos drones custou quase 17 milhões à easyJet

A transportadora aérea easyJet informou que os custos devido à suspensão da operação em Gatwick, um dos aeroportos que serve Londres, devido à presença de drones, chegou quase aos 17 milhões de euros. Em comunicado enviado …

Passageiro alcoolizado desviou um avião na Rússia

Um avião de passageiros que voava da Sibéria para Moscovo foi desviado por um passageiro que alterou a rota prevista, obrigando-o a aterrar no Afeganistão. O homem estaria alcoolizado e já foi detido. A Associated Press, …

Santana desafia partidos a falar sobre coligações antes das legislativas

O presidente do partido Aliança, Pedro Santana Lopes, desafiou os líderes partidários a dizerem antes das eleições legislativas deste ano se querem alguma coligação pós-eleitoral e com que partidos. Uma coligação pré-eleitoral dos partidos do centro-direita …

Polícia prende cinco suspeitos da morte de Marielle

A operação Os Intocáveis, desencadeada nesta manhã em áreas controladas por milícias do Rio de Janeiro, prendeu cinco suspeitos do envolvimento nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. São integrantes de uma …

Centeno não estará no próximo Governo "para não ter de gerir as consequências" das políticas adotadas

Daniel Bessa, antigo ministro da Economia de António Guterres, alerta que as contas públicas estão "por arames", considerando que Mário Centeno, que lidera a pasta das Finanças no atual Executivo socialista, não fará parte de …

Cientista que criou bebés geneticamente modificados foi despedido

O cientista chinês He Jiankui, que anunciou a criação da primeira modificação genética de bebés, foi acusado pelo Governo chinês de driblar a fiscalização e de quebrar as diretrizes em busca de fama e fortuna. Esta …