Operação Censos 2021 arranca hoje. Cartas com códigos para responder pela Internet começam a ser entregues

A operação dos Censos 2021 arranca esta segunda-feira. Mais de seis milhões de alojamentos em Portugal vão receber cartas com os códigos e palavra passe para que todos os residentes participem.

De acordo com a Renascença, a resposta é obrigatória e, pela primeira vez, o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai dar prioridade à resposta através da Internet. O INE quer contar e caracterizar a população que vive em Portugal e os alojamentos em que reside, bem como os sem-abrigo.

A operação envolve mais de 16 mil pessoas, 11 mil das quais recenseadores, que vão passar por todos alojamentos do país e deixar uma carta na caixa de correio.



Com o código, palavra passe e instruções, o agregado dessa residência pode aceder à Internet a partir de dia 19 de abril e responder ao questionário sobre o alojamento e aos outros, sobre cada uma das pessoas que vive nessa casa.

“O que se pede é que nas próximas duas semanas, todos tenham atenção à sua caixa do correio e que, a partir de 19 de abril, enviem as respostas. De preferência, até 3 de maio”, disse o coordenador Nacional da Recolha Censos 2021, Almiro Moreira.

Para as pessoas que têm mais dificuldades ou não têm acesso a um computador, há a possibilidade, pela primeira vez, da resposta ser dada através do contacto telefónico. O número 210542021 funciona todos os dias entre as 9h e as 21h.

As respostas poderão também ser dadas nos e-balcões das Juntas de Freguesia ou preenchendo os questionários em papel que os recenseadores começarão a entregar a partir de 31 de maio, cumprindo protocolos de segurança em saúde pública.

O coordenador nacional da Recolha Censos 2021 explicou ainda que há equipas especialmente criadas, em colaboração com os NPISA (Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-abrigo) e CLA’s (Centros de Apoio Social) existentes em todos os municípios, para fazer a recolha de dados junto das pessoas sem-abrigo, que deverá acontecer na noite de 18 para 19 de abril e na manhã deste mesmo dia.

Os recenseadores estarão devidamente identificado com um cartão do INE e um colete refletor alusivo aos Censos 2021. O objetivo é garantir a segurança dos cidadãos, evitando todas as possibilidades de fraude.

Os dados preliminares, apenas com números de residentes e alojamentos, deverão ser divulgados no último trimestre deste ano. Os dados provisórios poderão ficar disponíveis na primavera de 2022, mas os resultados finais só serão apresentados no fim do ano.

Maria Campos Maria Campos, ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …

SEF com 18 casos de exploração de imigrantes na agricultura na região Oeste

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem em investigação 18 casos associados a auxílio à imigração ilegal, angariação de mão-de-obra ilegal e tráfico de pessoas em explorações agrícolas da região Oeste desde 2017. Questionado pela …

Carlos Costa compara venda do Novo Banco a cabaz de fruta "parcialmente apodrecida"

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, considerou que o processo de venda do Novo Banco, em 2017, foi como alienar "um cabaz de fruta que está parcialmente apodrecida". "A questão é sempre a …

Irmãos presos injustamente durante 31 anos recebem 75 milhões de dólares

Henry McCollum e Leon Brown estiveram presos durante mais de 30 anos por um crime que não cometeram. Foram detidos em 1983 e condenados à pena de morte pela violação e homicídio de uma criança. …

"Há ali algumas coisas em que tem razão". Rui Rio concorda com críticas de Alberto João Jardim

Alberto João Jardim defendeu que o PSD nacional tem de "acordar" e "mudar já". Rui Rio ouviu o antigo governante madeirense "com atenção" e considera que tem razão. No artigo de opinião no jornal da Madeira …

Votar contra a reforma das Forças Armadas seria "uma contradição muito grande", diz Rio

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, afirmou esta segunda-feira que seria uma "contradição muito grande" votar contra a reforma das Forças Armadas, defendida pelo partido "há anos", só porque foi apresentada pelo …

Testes da vacina da Sanofi-GSK mostram eficácia do composto

Os testes preliminares da vacina contra a covid-19 da Sanofi e GalxoDmithKline demonstraram eficácia nos grupos de adultos inoculados pelos cientistas responsáveis pela Fase 2 do processo. Após as duas doses da vacina, os testes realizados …

Gestor de redes sociais do Chega suspenso pelo Twitter

O gestor das redes sociais do Chega viu a sua conta pessoal ser suspensa pelo Twitter. Na semana passada, apresentou-se em tribunal devido ao processo movido pela família do Bairro da Jamaica. "Falta muito mato para …

Redução nas portagens implica impacto de 160 milhões por ano, diz Governo

O Governo disse esta segunda-feira que a redução de portagens, a partir de 01 de julho, implica um impacto de 160 milhões de euros por ano e, se for considerado todo o período de concessões, …

França, Espanha e Alemanha chegam a acordo para novo sistema de combate aéreo

A França, a Espanha e a Alemanha chegaram a um acordo sobre a nova fase de desenvolvimento do Futuro Sistema de Combate Aéreo (SCAF, na sigla em francês), após negociações intensas entre os três países, …