/

Operação Censos 2021 arranca hoje. Cartas com códigos para responder pela Internet começam a ser entregues

A operação dos Censos 2021 arranca esta segunda-feira. Mais de seis milhões de alojamentos em Portugal vão receber cartas com os códigos e palavra passe para que todos os residentes participem.

De acordo com a Renascença, a resposta é obrigatória e, pela primeira vez, o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai dar prioridade à resposta através da Internet. O INE quer contar e caracterizar a população que vive em Portugal e os alojamentos em que reside, bem como os sem-abrigo.

A operação envolve mais de 16 mil pessoas, 11 mil das quais recenseadores, que vão passar por todos alojamentos do país e deixar uma carta na caixa de correio.

Com o código, palavra passe e instruções, o agregado dessa residência pode aceder à Internet a partir de dia 19 de abril e responder ao questionário sobre o alojamento e aos outros, sobre cada uma das pessoas que vive nessa casa.

“O que se pede é que nas próximas duas semanas, todos tenham atenção à sua caixa do correio e que, a partir de 19 de abril, enviem as respostas. De preferência, até 3 de maio”, disse o coordenador Nacional da Recolha Censos 2021, Almiro Moreira.

Para as pessoas que têm mais dificuldades ou não têm acesso a um computador, há a possibilidade, pela primeira vez, da resposta ser dada através do contacto telefónico. O número 210542021 funciona todos os dias entre as 9h e as 21h.

As respostas poderão também ser dadas nos e-balcões das Juntas de Freguesia ou preenchendo os questionários em papel que os recenseadores começarão a entregar a partir de 31 de maio, cumprindo protocolos de segurança em saúde pública.

O coordenador nacional da Recolha Censos 2021 explicou ainda que há equipas especialmente criadas, em colaboração com os NPISA (Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-abrigo) e CLA’s (Centros de Apoio Social) existentes em todos os municípios, para fazer a recolha de dados junto das pessoas sem-abrigo, que deverá acontecer na noite de 18 para 19 de abril e na manhã deste mesmo dia.

Os recenseadores estarão devidamente identificado com um cartão do INE e um colete refletor alusivo aos Censos 2021. O objetivo é garantir a segurança dos cidadãos, evitando todas as possibilidades de fraude.

Os dados preliminares, apenas com números de residentes e alojamentos, deverão ser divulgados no último trimestre deste ano. Os dados provisórios poderão ficar disponíveis na primavera de 2022, mas os resultados finais só serão apresentados no fim do ano.

Maria Campos, ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.