Descoberto cemitério neolítico “espantoso” na Alemanha. Será parte de um ritual antigo

Oliver Dietrich

A descoberta dá pistas sobre como eram os rituais antigos de sacríficios de humanos e de animais.

Arqueólogos na Alemanha fizeram uma descoberta significativa num local de escavação perto de Magdeburgo, no estado da Saxônia-Anhalt, desvendando um cemitério neolítico que dá pistas sobre antigos rituais envolvendo sacrifícios humanos e animais, bem como os restos de uma carruagem.

Este local, situado dentro de um parque industrial, apresenta dois montes monumentais com 6000 anos, cada um contendo múltiplos sepultamentos que destacam as práticas funerárias intricadas da época.

O ponto focal desta descoberta é um sepultamento particular que os investigadores acreditam fazer parte de uma oferta ritualística. Este sepultamento combina de forma única os restos esqueléticos de um homem estimado ter entre 35 a 40 anos de idade no momento da sua morte, dois bovinos e uma carruagem, organizados para retratar uma carroça com um condutor ou um arado puxado por gado.

Esta disposição, de acordo com o Gabinete Estadual de Preservação de Monumentos e Arqueologia da Saxónia-Anhalt, simboliza a oferta de gado, visto como a posse mais valiosa e a segurança do sustento, aos deuses.

Os montes foram ligados ao grupo Baalberg, uma cultura neolítica que prosperou na Alemanha entre 4100 e 3600 a.C. Estes montes apresentam duas grandes câmaras funerárias de madeira trapezoidais, com comprimentos significativos e espaçadas aproximadamente 200 metros uma da outra, relata o Live Science.

A área entre os montes, usada há cerca de 5000 anos como uma rota processional para sacrifícios de gado e sepultamentos humanos, indica a importância ritualística e a importância de longa data deste local para os povos pré-históricos.

Esta descoberta está alinhada com descobertas semelhantes de sepultamentos com carruagens no Cáucaso Sul e no que é agora a Bulgária nos últimos 15 anos, sugerindo uma prática cultural generalizada de sepultamentos com carruagens em diferentes regiões.

O trabalho de escavação em curso, previsto para concluir em abril, continua a oferecer informações inestimáveis sobre as práticas religiosas e culturais das sociedades neolíticas, destacando a complexa relação entre humanos, os seus pertences e o divino nos rituais antigos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.