Células cerebrais aprenderam a jogar Pong (e agora vão ficar “bêbadas”)

Uma equipa de investigadores ensinou um conjunto de células cerebrais, numa placa de Petri, a jogar Pong. O próximo passo é “embebedá-las”.

Uma matriz de células cerebrais, a que os investigadores deram o nome de Dishbrain, “aprendeu” a jogar o famoso Pong — um dos primeiros videojogos de sempre, criado no início dos anos 1970.

A pesquisa oferece novas perspetivas no estudo de condições neurológicas debilitantes como a epilepsia e demência.

Os resultados do estudo, apresentados em pré-publicação em dezembro, foram agora publicados na revista científica Neuron.

No decorrer do estudo, os investigadores ligaram in vitro redes neurais biológicas compostas por células embrionários de roedores e células cerebrais humanas derivadas de células estaminais. O resultado foi o DishBrain.

Este é o primeiro sistema de inteligência biológica sintética em tempo real que usa a computação adaptativa dos neurónios para realizar tarefas. Uma delas foi jogar o lendário Pong.

Essencialmente, segundo os cientistas, o DishBrain foi ligado a uma recriação virtual do jogo. Durante a experiência, as células foram aperfeiçoando a sua perícia no jogo.

A experiência demonstra que mesmo as células cerebrais numa placa de Petri podem mostrar inteligência, sem necessidade de um corpo físico. “De vermes a moscas e humanos, os neurónios são o ponto de partida para a inteligência generalizada”, diz Brett Kaganm, investigador da Cortical Labs, na Austrália, em comunicado.

De acordo com nota de imprensa divulgada pela Monash University, o novo estudo não apenas oferece uma compreensão mais ampla de como a consciência se forma, mas também pode inaugurar uma nova era de computação biológica e descoberta de medicamentos.

Karl Friston, neurocientista teórico do University College London e coautor do estudo, diz que ficou “impressionado” com os resultados. “Acho justo dizer que as células são sencientes porque são sistemas de ‘criação de sentido'”, explicou.

O próximo passo do estudo será agora perceber como é que as células jogariam se estivessem bêbadas. Para tal, os cientistas vão estudar as concentrações de etanol necessárias para gerar este efeito.

A ideia é “basicamente deixá-las ‘bêbadas’ e ver se jogam mal Pong, assim como quando as pessoas bebem”, explica Brett Kagan.

Criado por Allan Alcorn em 1972, para a Atari, Pong é um dos primeiros jogos de computador de sempre. Este simples jogo é uma espécie de ténis, apresentando duas “raquetes” e uma bola.

O objetivo é derrotar o seu adversário sendo o primeiro a atingir 10 pontos, sendo que um jogador ganha um ponto cada vez que o oponente deixa a bola passar.

Pong pode ser jogado no seu computador, através deste site. Afinal, se um conjunto de células cerebrais consegue jogar, qualquer um de nós consegue…

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.