CDS deixa cair candidatura de Ventura. O PSD “não é racista” mas mantém apoio

André Ventura / Facebook

André Ventura, candidato PSD/CDS à Câmara de Loures (dir)

O CDS-PP anunciou a retirada do apoio ao candidato à Câmara de Loures, André Ventura, deixando assim a coligação com o PSD. Já os sociais-democratas reafirmam o apoio ao homem que tem sido notícia por causa das declarações consideradas racistas sobre a comunidade cigana.

“No seguimento das recentes declarações do candidato à Câmara Municipal de Loures, dr. André Ventura, e depois de o CDS ter manifestado no seio da coligação o seu profundo incómodo com as referidas afirmações, decidiu o CDS seguir um caminho próprio no concelho de Loures nestas eleições autárquicas de 2017″, anunciou o líder da distrital de Lisboa do partido, João Gonçalves Pereira.

Em contraponto, o PSD anunciou que mantém o apoio ao seu candidato e que respeita a decisão do CDS, embora a lamente, conforme nota da direcção enviada à agência Lusa.

Passos vinca que o PSD “não é racista”

Passos Coelho reforçou essa ideia de apoio ao candidato a Loures, em declarações divulgadas pela Antena 1, notando que André Ventura já “clarificou” a sua posição.

“Eu estou tranquilo quanto à nossa posição que não é racista, não é xenófoba, nunca foi na vida, não é e nunca será”, acrescentou o líder do PSD.

As palavras de André Ventura sobre a etnia cigana já mereceram queixas do Bloco de Esquerda (BE) no Ministério Público e na Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.

O candidato também foi alvo de muitas críticas, vindas de vários partidos políticos, nomeadamente de PS, BE e CDS, depois de ter dito, numa entrevista, que os ciganos vivem “acima da lei”, não respeitando “as regras do Estado de direito”, e “quase exclusivamente de subsídios do Estado“.

BE acusa PSD de apoiar “candidato de extrema-direita”

As palavras de André Ventura foram aplaudidas pelo líder do PNR (Partido Nacional Renovador), José Pinto Coelho, que se situa à extrema-direita da política.

Este dado leva o candidato do BE a Loures, Fabian Figueiredo, a alertar que “se o PSD entender manter André Ventura, o sinal que dá ao país é o de que se sente confortável em ter um candidato de extrema-direita“, conforme declarações citadas pelo Público.

O presidente da Câmara de Loures e candidato do PCP às próximas eleições, Bernardino Soares, também critica as palavras de André Ventura, considerando que as suas “insinuações dão uma imagem errada do concelho” e “não correspondem de todo à verdade”, igualmente de acordo com declarações divulgadas pelo Público.

Por seu lado, André Ventura já disse que não retira nada do que afirmou, assegurando que “nada” o “move contra a comunidade cigana” e que o que o “preocupa” são “questões de segurança e cumprimento da lei, na defesa do património público e das pessoas de bem”.

Contactado pelo Público, o candidato reforça aquela ideia e cita ainda outros problemas que atribui à comunidade cigana, mencionando o “casamento em idade precoce” e as dificuldades no “acesso das mulheres aos estudos“.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. a ciganada ri destes atrasados mentais… quer dizer dos cds ps e acolitos comunistas…… tambem ri do povo porque tem as costas quentes.. nao se lembra da ciganada de braga?? protegida por um eminente enegrumeno do ps….. enfim a politica deste pais….
    sera porque deixam a ciganada viver fora da lei que a fatima acha que portugal e um pais racista???? ou sera que racismo existe??? se ja esta provado que nao existem raças……kkkkkkk
    . qualquer dia ja estou com o aquele brasileiro que propos que as pessoas de bem fosse viver para a prisao e deixasse a solta toda a bandidagem incluindo os politicos.

    • Um dia ia a caminhar e quase pisei um (o) jose oliveira! Ainda bem que vi a tempo! Malditos, os donos dos cães, que não andam com os saquinhos! Isso sim, é um crime!

      • nao pisaste de certeza..porque eu nao ando pela musgueira nem pelo largo do rato.. so se pensaste que ias pegar algum diamante e meteste a cabeça na minha sanita..mas isso tb era impossivel pois tenho alarme contra ladores. quanto ao assunto em questao de facto nao e possivel dialogar com a escoria.

  2. Um dia ia a caminhar e quase pisei um (o) jose oliveira! Ainda bem que vi a tempo! Malditos, os donos dos cães, que não andam com os saquinhos! Isso sim, é um crime!

  3. Vergonha fazerem isto a quem diz a verdade! Espero que vença! E que dê o exemplo de acabar com mordomias para determinadas pessoas… Isto já não é democracia. Ou pensas como eu ou estás lixado!

  4. Á minha frente na Loja do Cidadão uma Cigana quarentona apresenta um BI (?) ou outro Doc. de identificação á funcionária da LDC e esta diz: “não é esse, esse é para Espanha” – a Cigana recolhe o dito documento e apresentando imediatamente outro, comenta: “pois é, enganei-me, este é para ir lá buscar o outro subsídio prá semana”…
    Algum político quer comentar? eu gostava de ouvir…

    • “Cesteiro que faz um cesto faz um cento”? É assim que pensa? Então poso afirmar que TODOS os Augustos Pires são racistas! Está certo?

  5. todos temos direito à nossa opinião e podemos apoiar as opiniões dos outros mas parece que tudo tem receio de ser mal interpretado. as más interpretações são muitas vezes criadas por quem quer ser politicamente correcto e não magoar ninguém, ou melhor não perder nenhum eleitorado.
    que investiguem a informação apresentada pois parece que todos sabem mas ninguém faz nada. depois dizem que não há dinheiro para apoiar a natalidade ou as pessoas com algum grau de deficiência.

    • Segundo o seu ponto de vista TODOS os portuguese são racistas, não é? Não! Eu não sou!
      Está correcto quando afirma: “todos temos direito à nossa opinião e podemos apoiar as opiniões dos outros”. Mas… A partir do momento que interfere com a liberdade (e a honra) de outros (independentemente são são “mauzinhos” ou não) NÃO TEM O DIREITO! Podemos, concerteza, falar com os amigos e familiares, mas vir para lugares públicos expressar ideologias racistas é que não! Até pode estar de acordo com o que ele diz (parece-me óbvio) mas achar que alguém pode acicatar ódio sobre uma etnia (e foi isso que ele fexz mesmo! isso não é aceitável num estado de direito.
      Sabe? Numa democracia não vale tudo! Não tenho o direito de criticar este ou aquele (ou aqueles) publicamente. Não desta maneira! Incitar ao ostracizamento de uma parte da população é coisa de ditadura e não de uma democracia.
      Más interpretações? Basta ler estes comentários. Ele quis dizer mesmo o que quis! Não quis dizer outra coisa… Abra os olhos. A menos que queira que seja ditado que (TODOS) os ciganos não têm direito a ser tratados como cidadãos portugueses. Nesse caso, sugiro que emigre para um país como Cuba ou China, onde impera a vontade do Governo e não a dos cidadãos.

      • tenha juízo!E estude um pouco de português para melhorar a sua capacidade de interpretação, pois parece que o meu comentário lhe assenta. Onde no meu comentário , ou como diz “ponto de vista” ” todos os portugueses são racistas”. Como se pode ler no que escrevi, se alguém profere uma afirmação que se investigue a veracidade da mesma, pois todos são inocentes até prova em contrario. Estamos numa sociedade livre e falar com os amigos e família é típico de quem nada quer mudar. Mude-se sim voce para esses países que referiu que tão bem deverá conhecer pois fala tão confiante dos mesmos. Talvez as pessoas nativas deles considerem também o seu comentário xenófobo ou racista. Mas que considerem apenas a sua pessoa e não todos os Portugueses como também refere no seu texto.

  6. Muito esclarecia a analise do Doutor André Ventura e só quem não conhece a realidade que se vive no nosso País pode classificar de Xenofobia e racismo. Quem é racista ou xenófobo ? Aqueles que embora sendo uma minoria não querem integrar-se ou aqueles que têm de sofrer na pele um comportamento separatista, radical e de confronto permanente com a Lei ?
    Se alguém é descriminado são todos aqueles, cumpridores da Lei que vêm essas minorias serem tratados com deferência e por vezes parecendo que as ditas “Autoridades” “assobiam para o lado ” só para não terem chatices … Bem, e quanto a subsídios, estamos, penso eu esclarecidos…Muito medo têm, alguns senhores, da estrema direita; e da estrema esquerda não há temores… ou esperamos de novo pelo seu regresso em força com atentados, roubos, etc, etc …

  7. Eu penso que André ventura esta sendo alvo de alguns cornos por algum “sigano” por isso tanta dor em criticar os ciganos analisem bem que acho que não é como estão falando á ciganos e nao ciganos vivem das prestações sociais “RSI”

RESPONDER

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …

Praga de baratas fecha refeitório do hospital Amadora-Sintra

Uma praga de baratas está a afetar o Hospital Amadora-Sintra, provocando sérios transtornos às centenas de trabalhadores desta unidade de saúde. O caso foi denunciado ao Correio da Manhã por funcionários e confirmado pelo hospital. A …

Singapura é a inesperada vencedora da crise em Hong Kong

A instabilidade política está a levar uma crescente instabilidade económica em Hong Kong. Quem beneficia com isto é a Singapura, que surge como alternativa no mercado asiático. Em Hong Kong, o duelo entre os manifestantes contra …

Irão pediu vistos aos EUA para ir à Assembleia Geral da ONU "há meses", mas nenhum foi entregue

O Presidente do Irão ainda não recebeu visto de entrada nos EUA, podendo estar em risco a participação de Hassan Rohani na Assembleia Geral das Nações Unidas, noticiou esta quarta-feira a agência de notícias estatal …

Livre: Aparecer nas sondagens é sair da "invisibilidade"

"Estarmos nas sondagens significa que nós estamos com altas hipóteses de eleger [deputados]", referiu na quarta-feira Joacine Katar Moreira, em declarações à agência Lusa, no Jardim Augusto Monjardino, em frente à Maternidade Alfredo da Costa …