CDS deixa cair candidatura de Ventura. O PSD “não é racista” mas mantém apoio

André Ventura / Facebook

André Ventura, candidato PSD/CDS à Câmara de Loures (dir)

O CDS-PP anunciou a retirada do apoio ao candidato à Câmara de Loures, André Ventura, deixando assim a coligação com o PSD. Já os sociais-democratas reafirmam o apoio ao homem que tem sido notícia por causa das declarações consideradas racistas sobre a comunidade cigana.

“No seguimento das recentes declarações do candidato à Câmara Municipal de Loures, dr. André Ventura, e depois de o CDS ter manifestado no seio da coligação o seu profundo incómodo com as referidas afirmações, decidiu o CDS seguir um caminho próprio no concelho de Loures nestas eleições autárquicas de 2017″, anunciou o líder da distrital de Lisboa do partido, João Gonçalves Pereira.

Em contraponto, o PSD anunciou que mantém o apoio ao seu candidato e que respeita a decisão do CDS, embora a lamente, conforme nota da direcção enviada à agência Lusa.

Passos vinca que o PSD “não é racista”

Passos Coelho reforçou essa ideia de apoio ao candidato a Loures, em declarações divulgadas pela Antena 1, notando que André Ventura já “clarificou” a sua posição.

“Eu estou tranquilo quanto à nossa posição que não é racista, não é xenófoba, nunca foi na vida, não é e nunca será”, acrescentou o líder do PSD.

As palavras de André Ventura sobre a etnia cigana já mereceram queixas do Bloco de Esquerda (BE) no Ministério Público e na Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.

O candidato também foi alvo de muitas críticas, vindas de vários partidos políticos, nomeadamente de PS, BE e CDS, depois de ter dito, numa entrevista, que os ciganos vivem “acima da lei”, não respeitando “as regras do Estado de direito”, e “quase exclusivamente de subsídios do Estado“.

BE acusa PSD de apoiar “candidato de extrema-direita”

As palavras de André Ventura foram aplaudidas pelo líder do PNR (Partido Nacional Renovador), José Pinto Coelho, que se situa à extrema-direita da política.

Este dado leva o candidato do BE a Loures, Fabian Figueiredo, a alertar que “se o PSD entender manter André Ventura, o sinal que dá ao país é o de que se sente confortável em ter um candidato de extrema-direita“, conforme declarações citadas pelo Público.

O presidente da Câmara de Loures e candidato do PCP às próximas eleições, Bernardino Soares, também critica as palavras de André Ventura, considerando que as suas “insinuações dão uma imagem errada do concelho” e “não correspondem de todo à verdade”, igualmente de acordo com declarações divulgadas pelo Público.

Por seu lado, André Ventura já disse que não retira nada do que afirmou, assegurando que “nada” o “move contra a comunidade cigana” e que o que o “preocupa” são “questões de segurança e cumprimento da lei, na defesa do património público e das pessoas de bem”.

Contactado pelo Público, o candidato reforça aquela ideia e cita ainda outros problemas que atribui à comunidade cigana, mencionando o “casamento em idade precoce” e as dificuldades no “acesso das mulheres aos estudos“.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. a ciganada ri destes atrasados mentais… quer dizer dos cds ps e acolitos comunistas…… tambem ri do povo porque tem as costas quentes.. nao se lembra da ciganada de braga?? protegida por um eminente enegrumeno do ps….. enfim a politica deste pais….
    sera porque deixam a ciganada viver fora da lei que a fatima acha que portugal e um pais racista???? ou sera que racismo existe??? se ja esta provado que nao existem raças……kkkkkkk
    . qualquer dia ja estou com o aquele brasileiro que propos que as pessoas de bem fosse viver para a prisao e deixasse a solta toda a bandidagem incluindo os politicos.

    • Um dia ia a caminhar e quase pisei um (o) jose oliveira! Ainda bem que vi a tempo! Malditos, os donos dos cães, que não andam com os saquinhos! Isso sim, é um crime!

      • nao pisaste de certeza..porque eu nao ando pela musgueira nem pelo largo do rato.. so se pensaste que ias pegar algum diamante e meteste a cabeça na minha sanita..mas isso tb era impossivel pois tenho alarme contra ladores. quanto ao assunto em questao de facto nao e possivel dialogar com a escoria.

  2. Um dia ia a caminhar e quase pisei um (o) jose oliveira! Ainda bem que vi a tempo! Malditos, os donos dos cães, que não andam com os saquinhos! Isso sim, é um crime!

  3. Vergonha fazerem isto a quem diz a verdade! Espero que vença! E que dê o exemplo de acabar com mordomias para determinadas pessoas… Isto já não é democracia. Ou pensas como eu ou estás lixado!

  4. Á minha frente na Loja do Cidadão uma Cigana quarentona apresenta um BI (?) ou outro Doc. de identificação á funcionária da LDC e esta diz: “não é esse, esse é para Espanha” – a Cigana recolhe o dito documento e apresentando imediatamente outro, comenta: “pois é, enganei-me, este é para ir lá buscar o outro subsídio prá semana”…
    Algum político quer comentar? eu gostava de ouvir…

    • “Cesteiro que faz um cesto faz um cento”? É assim que pensa? Então poso afirmar que TODOS os Augustos Pires são racistas! Está certo?

  5. todos temos direito à nossa opinião e podemos apoiar as opiniões dos outros mas parece que tudo tem receio de ser mal interpretado. as más interpretações são muitas vezes criadas por quem quer ser politicamente correcto e não magoar ninguém, ou melhor não perder nenhum eleitorado.
    que investiguem a informação apresentada pois parece que todos sabem mas ninguém faz nada. depois dizem que não há dinheiro para apoiar a natalidade ou as pessoas com algum grau de deficiência.

    • Segundo o seu ponto de vista TODOS os portuguese são racistas, não é? Não! Eu não sou!
      Está correcto quando afirma: “todos temos direito à nossa opinião e podemos apoiar as opiniões dos outros”. Mas… A partir do momento que interfere com a liberdade (e a honra) de outros (independentemente são são “mauzinhos” ou não) NÃO TEM O DIREITO! Podemos, concerteza, falar com os amigos e familiares, mas vir para lugares públicos expressar ideologias racistas é que não! Até pode estar de acordo com o que ele diz (parece-me óbvio) mas achar que alguém pode acicatar ódio sobre uma etnia (e foi isso que ele fexz mesmo! isso não é aceitável num estado de direito.
      Sabe? Numa democracia não vale tudo! Não tenho o direito de criticar este ou aquele (ou aqueles) publicamente. Não desta maneira! Incitar ao ostracizamento de uma parte da população é coisa de ditadura e não de uma democracia.
      Más interpretações? Basta ler estes comentários. Ele quis dizer mesmo o que quis! Não quis dizer outra coisa… Abra os olhos. A menos que queira que seja ditado que (TODOS) os ciganos não têm direito a ser tratados como cidadãos portugueses. Nesse caso, sugiro que emigre para um país como Cuba ou China, onde impera a vontade do Governo e não a dos cidadãos.

      • tenha juízo!E estude um pouco de português para melhorar a sua capacidade de interpretação, pois parece que o meu comentário lhe assenta. Onde no meu comentário , ou como diz “ponto de vista” ” todos os portugueses são racistas”. Como se pode ler no que escrevi, se alguém profere uma afirmação que se investigue a veracidade da mesma, pois todos são inocentes até prova em contrario. Estamos numa sociedade livre e falar com os amigos e família é típico de quem nada quer mudar. Mude-se sim voce para esses países que referiu que tão bem deverá conhecer pois fala tão confiante dos mesmos. Talvez as pessoas nativas deles considerem também o seu comentário xenófobo ou racista. Mas que considerem apenas a sua pessoa e não todos os Portugueses como também refere no seu texto.

  6. Muito esclarecia a analise do Doutor André Ventura e só quem não conhece a realidade que se vive no nosso País pode classificar de Xenofobia e racismo. Quem é racista ou xenófobo ? Aqueles que embora sendo uma minoria não querem integrar-se ou aqueles que têm de sofrer na pele um comportamento separatista, radical e de confronto permanente com a Lei ?
    Se alguém é descriminado são todos aqueles, cumpridores da Lei que vêm essas minorias serem tratados com deferência e por vezes parecendo que as ditas “Autoridades” “assobiam para o lado ” só para não terem chatices … Bem, e quanto a subsídios, estamos, penso eu esclarecidos…Muito medo têm, alguns senhores, da estrema direita; e da estrema esquerda não há temores… ou esperamos de novo pelo seu regresso em força com atentados, roubos, etc, etc …

  7. Eu penso que André ventura esta sendo alvo de alguns cornos por algum “sigano” por isso tanta dor em criticar os ciganos analisem bem que acho que não é como estão falando á ciganos e nao ciganos vivem das prestações sociais “RSI”

RESPONDER

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …

Adeus EDP Universal. Vem aí a SU Eletricidade, mas os preços não mudam

A EDP Serviço Universal vai deixar de existir a partir de 15 de Janeiro de 2020. Em seu lugar vai nascer a SU Eletricidade, a nova marca do universo EDP que vai abranger os clientes …

Mais de 41 mil idosos vivem sozinhos ou isolados em Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 41.868 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país em outubro no âmbito da operação "Censos Sénior", anunciou esta segunda-feira a guarda. Em comunicado, a GNR adiantou ter …

Vai nascer um Pavilhão de Gelo em Lisboa (com apoio do Governo e de fundos públicos)

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, está certo de que, ainda nesta legislatura, vai nascer um Pavilhão do Gelo para a prática de desportos em Lisboa, com apoio de …

Sudão. Crimes contra a humanidade em ataques que mataram 120 manifestantes

Os ataques que em junho mataram pelo menos 120 manifestantes no Sudão podem configurar crimes contra a humanidade, revelou um relatório divulgado pela organização Human Rights Watch (HRW), que pede justiça para as vítimas e …

Bloqueios na capital da Bolívia levam à escassez de alimentos e de combustíveis

Os bloqueios nas estradas de acesso a La Paz, capital da Bolívia, e aos arredores, usados nos protestos que se somam à tensa crise política, impõem aos bolivianos a falta de produtos básicos cujos preços …

Pais da bebé Matilde já ajudaram 38 crianças

Os pais da bebé Matilde, que sofre de uma doença rara, ajudaram 38 crianças com os cerca de dois milhões de euros angariados através de uma campanha de solidariedade. Na página de Facebook "Matilde, uma bebé …