Líder do CDS não descarta coligações com o Chega (nem apoio a Marcelo nas Presidenciais)

Paulo Novais / Lusa

Francisco Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, que os “partidos à direita do PS” devem ter as mesmas ferramentas que a geringonça. Por esse motivo, não descarta coligações com o Chega.

Numa entrevista à TSF, o líder do CDS-PP não descartou coligações com o Chega, desde que o partido deixe de fora discursos de “ódio” e “populistas” e não choque com os princípios centristas. “Depende do caderno de encargos, depende das nossas linhas vermelhas, depende das políticas concretas a avaliar localmente.”

Francisco Rodrigues dos Santos considera que os partidos à direita do PS “devem ter as mesmas ferramentas que o PS tem com os partidos à sua esquerda”, admitindo, por isso, “uma plataforma de entendimento programática” à direita, desde que não sejam desrespeitadas “linhas vermelhas”.

Na mesma entrevista, o líder centrista admitiu que jamais aceitaria, nesse programa, prisão perpétua ou planos de confinamento para ciganos.

Sobre as eleições presidenciais, Francisco Rodrigues dos Santos disse estar à espera “que haja uma clarificação de cenários“: “Quero saber, em primeiro lugar, se Marcelo Rebelo de Sousa é ou não recandidato”.

“As eleições presidenciais pressupõe uma declaração individual que não depende dos partidos. Foi o candidato que o CDS emitiu um apoio de indicação de voto, foi a formulação adotada há quase cinco anos atrás, e, portanto, gostaríamos que os candidatos se apresentassem e depois reunir o órgão máximo do partido entre congressos para tomar uma decisão depois desta clarificação de cenário que, neste momento, é bastante prematura”, justificou.

Sobre Adolfo Mesquita Nunes, o líder do CDS-PP não quis dizer se seria ou não um bom candidato à Presidência da República. “Só são bons candidatos os que querem ser candidatos. Portanto, até saber se quer ser, não poderei sequer formular um juízo, porque declaração dependerá dele próprio”, disse.

Confrontado com as sondagens, que continuam a apontar para uma queda acentuada do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos respondeu que “há sondagens para todos os gostos, como os fatos à medida” e sublinhou que “nem todas dão o CDS a descer“.

“Vamos trabalhar com humildade para merecer a confiança dos portugueses em urnas. É aí que nós gostamos de medir forças, é no dia das eleições poder somar mais votos do que os partidos que são nossos concorrentes ou adversários”, acrescentou o político.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É verdade! É nas urnas que se vê que não valem nada. O rapaz fala como se estivesse no “topo” das preferências dos eleitores! Esqueceu-se foi de dizer que quando olhou para as sondagens estava a fazer o pino! Esclarecedor!!!!

  2. CDS é o que é ……. um atrelado que sem tractor não sobrevive, com o Ventura serão só dois atrelados ….já agora convidem a Joacine !….mas será sempre preciso um tractor !

  3. O partido dos advogados/padrecos/vigaristas continua a mostrar que vale quase tudo para continuar manter o tacho… tudo o resto é secundário…
    Falta juntar os grunhos do PNR e fica o gangue completo.
    E é tudo gente muita católica!…

  4. Este até ao Diabo se alia nas eleições…. se o Diabo prometer que deixa de ser Diabo e se porta bem.

    É o que dá ter um chavaleco que não faz ideia do que custa a vida à frente de um partido politico.

  5. Esta criatura é um case study. Provavelmente será o coveiro do CDS. É pena. Fazia falta um CDS forte. Mas esta criatura não tem nem bom senso nem engenho e arte para mais.

    • A atitude alucinada quando lhe dão voz, e a agressividade na argumentação, típico de um Menino mimado ( parece ter aprendido com a Cristas), revela tudo o que vale este doentio individuo !…mas isso parece ser proprio ao ADN deste grupelho !

RESPONDER

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …

GES já estava falido cinco anos antes de colapsar. Salgado acusado de 65 crimes

O Ministério Público acusa o ex-banqueiro Ricardo Salgado de 65 crimes no âmbito do caso BES. O Grupo Espírito Santo já estava falido cinco anos antes de colapsar. O Ministério Público proferiu, esta terça-feira, o despacho …

De achado a fardo. RDT complica contas do recém-despromovido Espanyol

O ex-Benfica RDT está a complicar as contas da próxima temporada do recém-despromovido Espanyol, uma vez que aufere quase meio milhão por mês e que a descida ao segundo escalão do futebol espanhol obriga a …