Líder do CDS não descarta coligações com o Chega (nem apoio a Marcelo nas Presidenciais)

Paulo Novais / Lusa

Francisco Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, que os “partidos à direita do PS” devem ter as mesmas ferramentas que a geringonça. Por esse motivo, não descarta coligações com o Chega.

Numa entrevista à TSF, o líder do CDS-PP não descartou coligações com o Chega, desde que o partido deixe de fora discursos de “ódio” e “populistas” e não choque com os princípios centristas. “Depende do caderno de encargos, depende das nossas linhas vermelhas, depende das políticas concretas a avaliar localmente.”

Francisco Rodrigues dos Santos considera que os partidos à direita do PS “devem ter as mesmas ferramentas que o PS tem com os partidos à sua esquerda”, admitindo, por isso, “uma plataforma de entendimento programática” à direita, desde que não sejam desrespeitadas “linhas vermelhas”.

Na mesma entrevista, o líder centrista admitiu que jamais aceitaria, nesse programa, prisão perpétua ou planos de confinamento para ciganos.

Sobre as eleições presidenciais, Francisco Rodrigues dos Santos disse estar à espera “que haja uma clarificação de cenários“: “Quero saber, em primeiro lugar, se Marcelo Rebelo de Sousa é ou não recandidato”.

“As eleições presidenciais pressupõe uma declaração individual que não depende dos partidos. Foi o candidato que o CDS emitiu um apoio de indicação de voto, foi a formulação adotada há quase cinco anos atrás, e, portanto, gostaríamos que os candidatos se apresentassem e depois reunir o órgão máximo do partido entre congressos para tomar uma decisão depois desta clarificação de cenário que, neste momento, é bastante prematura”, justificou.

Sobre Adolfo Mesquita Nunes, o líder do CDS-PP não quis dizer se seria ou não um bom candidato à Presidência da República. “Só são bons candidatos os que querem ser candidatos. Portanto, até saber se quer ser, não poderei sequer formular um juízo, porque declaração dependerá dele próprio”, disse.

Confrontado com as sondagens, que continuam a apontar para uma queda acentuada do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos respondeu que “há sondagens para todos os gostos, como os fatos à medida” e sublinhou que “nem todas dão o CDS a descer“.

“Vamos trabalhar com humildade para merecer a confiança dos portugueses em urnas. É aí que nós gostamos de medir forças, é no dia das eleições poder somar mais votos do que os partidos que são nossos concorrentes ou adversários”, acrescentou o político.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É verdade! É nas urnas que se vê que não valem nada. O rapaz fala como se estivesse no “topo” das preferências dos eleitores! Esqueceu-se foi de dizer que quando olhou para as sondagens estava a fazer o pino! Esclarecedor!!!!

  2. CDS é o que é ……. um atrelado que sem tractor não sobrevive, com o Ventura serão só dois atrelados ….já agora convidem a Joacine !….mas será sempre preciso um tractor !

  3. O partido dos advogados/padrecos/vigaristas continua a mostrar que vale quase tudo para continuar manter o tacho… tudo o resto é secundário…
    Falta juntar os grunhos do PNR e fica o gangue completo.
    E é tudo gente muita católica!…

  4. Este até ao Diabo se alia nas eleições…. se o Diabo prometer que deixa de ser Diabo e se porta bem.

    É o que dá ter um chavaleco que não faz ideia do que custa a vida à frente de um partido politico.

  5. Esta criatura é um case study. Provavelmente será o coveiro do CDS. É pena. Fazia falta um CDS forte. Mas esta criatura não tem nem bom senso nem engenho e arte para mais.

    • A atitude alucinada quando lhe dão voz, e a agressividade na argumentação, típico de um Menino mimado ( parece ter aprendido com a Cristas), revela tudo o que vale este doentio individuo !…mas isso parece ser proprio ao ADN deste grupelho !

RESPONDER

Apoio a pais de crianças em isolamento profilático mantém-se a 100%

Os pais de crianças que têm de ficar em isolamento profilático têm direito a subsídio pago. A regra é válida para crianças menores de 12 anos. O subsídio pago aos trabalhadores que têm de ficar em …

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …