Líder do CDS não descarta coligações com o Chega (nem apoio a Marcelo nas Presidenciais)

Paulo Novais / Lusa

Francisco Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, que os “partidos à direita do PS” devem ter as mesmas ferramentas que a geringonça. Por esse motivo, não descarta coligações com o Chega.

Numa entrevista à TSF, o líder do CDS-PP não descartou coligações com o Chega, desde que o partido deixe de fora discursos de “ódio” e “populistas” e não choque com os princípios centristas. “Depende do caderno de encargos, depende das nossas linhas vermelhas, depende das políticas concretas a avaliar localmente.”

Francisco Rodrigues dos Santos considera que os partidos à direita do PS “devem ter as mesmas ferramentas que o PS tem com os partidos à sua esquerda”, admitindo, por isso, “uma plataforma de entendimento programática” à direita, desde que não sejam desrespeitadas “linhas vermelhas”.

Na mesma entrevista, o líder centrista admitiu que jamais aceitaria, nesse programa, prisão perpétua ou planos de confinamento para ciganos.

Sobre as eleições presidenciais, Francisco Rodrigues dos Santos disse estar à espera “que haja uma clarificação de cenários“: “Quero saber, em primeiro lugar, se Marcelo Rebelo de Sousa é ou não recandidato”.

“As eleições presidenciais pressupõe uma declaração individual que não depende dos partidos. Foi o candidato que o CDS emitiu um apoio de indicação de voto, foi a formulação adotada há quase cinco anos atrás, e, portanto, gostaríamos que os candidatos se apresentassem e depois reunir o órgão máximo do partido entre congressos para tomar uma decisão depois desta clarificação de cenário que, neste momento, é bastante prematura”, justificou.

Sobre Adolfo Mesquita Nunes, o líder do CDS-PP não quis dizer se seria ou não um bom candidato à Presidência da República. “Só são bons candidatos os que querem ser candidatos. Portanto, até saber se quer ser, não poderei sequer formular um juízo, porque declaração dependerá dele próprio”, disse.

Confrontado com as sondagens, que continuam a apontar para uma queda acentuada do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos respondeu que “há sondagens para todos os gostos, como os fatos à medida” e sublinhou que “nem todas dão o CDS a descer“.

“Vamos trabalhar com humildade para merecer a confiança dos portugueses em urnas. É aí que nós gostamos de medir forças, é no dia das eleições poder somar mais votos do que os partidos que são nossos concorrentes ou adversários”, acrescentou o político.

  ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É verdade! É nas urnas que se vê que não valem nada. O rapaz fala como se estivesse no “topo” das preferências dos eleitores! Esqueceu-se foi de dizer que quando olhou para as sondagens estava a fazer o pino! Esclarecedor!!!!

  2. CDS é o que é ……. um atrelado que sem tractor não sobrevive, com o Ventura serão só dois atrelados ….já agora convidem a Joacine !….mas será sempre preciso um tractor !

  3. O partido dos advogados/padrecos/vigaristas continua a mostrar que vale quase tudo para continuar manter o tacho… tudo o resto é secundário…
    Falta juntar os grunhos do PNR e fica o gangue completo.
    E é tudo gente muita católica!…

  4. Este até ao Diabo se alia nas eleições…. se o Diabo prometer que deixa de ser Diabo e se porta bem.

    É o que dá ter um chavaleco que não faz ideia do que custa a vida à frente de um partido politico.

  5. Esta criatura é um case study. Provavelmente será o coveiro do CDS. É pena. Fazia falta um CDS forte. Mas esta criatura não tem nem bom senso nem engenho e arte para mais.

    • A atitude alucinada quando lhe dão voz, e a agressividade na argumentação, típico de um Menino mimado ( parece ter aprendido com a Cristas), revela tudo o que vale este doentio individuo !…mas isso parece ser proprio ao ADN deste grupelho !

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …