CDS diz que Governo não vai distribuir computadores a alunos em setembro

2

O CDS-PP questionou esta segunda-feira o primeiro-ministro relativamente à distribuição de computadores a alunos no próximo ano letivo, tendo considerado que o Governo não vai cumprir essa medida em setembro, como “tantas vezes o CDS alertou”.

“Estando já claro que a garantia de um computador para cada aluno do ensino obrigatório, em setembro, não vai acontecer — como tantas vezes o CDS alertou —, é pelo menos exigível que sejam resolvidas as questões práticas sobre o novo parque informático prometido para as escolas, em tempo útil”, refere o partido, sublinhando que falta menos de um mês para o início do ano letivo.

Na pergunta dirigida ao primeiro-ministro, o socialista António Costa, o CDS ressalva que “às portas de um novo ano letivo, e quando não se sabe como vai decorrer a pandemia, as dúvidas são muitas, e algumas delas não têm resposta fácil”, mas salienta que “assumir promessas livremente feitas e garantir a sua execução está no perfeito alcance, e até obrigação, do Governo”.

O grupo parlamentar lembra que em abril, António Costa prometeu que durante o novo ano letivo estaria assegurada a universalidade de acesso em plataforma digital, rede e equipamento para todos os alunos do ensino básico e secundário.

No mês passado, o ministro da Educação anunciou uma verba de 400 milhões de euros para o programa Escola Digital que prevê, entre outras medidas, a distribuição de equipamentos por alunos e docentes. Na altura, Tiago Brandão Rodrigues explicou que o programa seria implementado de forma faseada e que seria dada prioridade aos alunos abrangidos por ação social escolar, até se conseguir chegar à universalidade da medida.

Já na semana passada, o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) adiantou que o programa Escola Digital vai disponibilizar na primeira fase 100 mil equipamentos “às escolas, sendo dada prioridade aos alunos mais carenciados”.

Na pergunta enviada esta segunda-feira, os deputados do CDS querem saber “quantos computadores vão, afinal, ser distribuídos no início do ano letivo”, quais serão os critérios de seleção para a atribuição e que alunos vão receber computadores no início do ano letivo.

O partido questiona também se “o material vai ser doado ou emprestado” e “quando será cumprida a promessa feita de um computador para cada aluno”. “Como foi ou está a ser contratada a aquisição destes computadores? Está, simultaneamente, a ser feita a renovação do parque escolar informático?”, perguntam ainda os centristas.

As escolas públicas têm cerca de 1,2 milhões de alunos que em março deixaram de ter aulas presenciais devido à evolução da pandemia de covid-19.

O CDS assinala que “a migração forçosa” para o ensino à distância “desocultou desigualdades estruturais e acresceu dificuldades conjunturais”, e defende que “a disrupção causada pela pandemia exige uma reflexão sobre o valor do ensino presencial e do bom mestre, assim como sobre a oportunidade que o digital apresenta como ferramenta de ensino complementar, motivadora e personalizável”.

O próximo ano letivo tem início entre 14 e 17 de setembro. As aulas vão começar com o regresso ao ensino presencial, mas em cima da mesa continua a hipótese de as escolas terem de avançar para o ensino misto ou mesmo à distância, dependendo estas medidas do eventual aparecimento de casos de infeção de covid-19 entre a comunidade escolar.

// Lusa

2 Comments

  1. Se o CDS/PPD não tivessem acabado com s distribuição dos computadores ” Magalhâes”, não estaria, agora, este papalvo a exigir uma coisa que hoje TODOS os alunos teriam nas escolas. A hipocrisia não tem limites! Os papalvos também não! Dizer mal, criticar com intenções maldosas é fácil. Fazer melhor é que é difícil. Não podemos esquecer que o governo do PPD/CDS se limitou a cortes e mais cortes nos rendimentos dos portugueses e usou tudo e mais alguma coisa par ao fazer! Nem o Complemento Solidário par Idosos, com reformas até 300 euros, escapou à fúria “do para além da Troika! Têm memória curta, nas o Povo não tem! O que hoje exigem, retiraram ontem! Ou ainda não se deram conta?????

  2. a aldrabice do magalhães que apenas e só enchia os bolsos da jp sá couto que até foi condenada e da microsoft?

    e que nada mais era que propaganda do putativo engº sócrates?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.