Cavaco tem “forte esperança” que prevalecerão “superiores interesses” do país

presidencia.pt

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em visita à Madeira

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em visita à Madeira

O Presidente da República disse este sábado em Albufeira que o atual cenário político era uma das possibilidades que tinha imaginado e manifestou ter “forte esperança” de que vão prevalecer os “superiores interesses de Portugal”.

“Nós tínhamos estudado todos os cenários, também este que está a acontecer, por isso não estamos assim tão surpreendidos na medida em que tínhamos imaginado todas as possibilidades”, afirmou Aníbal Cavaco Silva aos jornalistas em Albufeira, à margem da sua participação no arranque de um torneio de golfe solidário, ao ser questionado sobre as negociações entre os partidos para a formação de um novo Governo.

O chefe de Estado evitou responder às questões dos jornalistas sobre qual seria, para si, o cenário de governo ideal, dizendo apenas que, se respondesse, “podia estar a dar a entender aquilo que pode vir a acontecer”, escusando-se igualmente a fazer apreciações sobre o comportamento dos vários partidos.

“Ainda tenho forte esperança de que os superiores interesses de Portugal não deixarão de estar presentes nas mentes de todos os nossos agentes políticos”, acrescentou, à margem da sua participação no arranque de um torneio de golfe solidário, cujos fundos angariados revertem para o Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Pediátrico D. Estefânia, em Lisboa.

Nas eleições legislativas de 04 de outubro a coligação PSD/CDS-PP foi a mais votada, mas perdeu a maioria absoluta, seguida do PS, BE, CDU (coligação que junta PCP e PEV) e PAN.

Segundo Cavaco Silva, estão a ser seguidos todos os passos “que mais ou menos tinham ficado delineados caso esta hipótese se verificasse”.

O Presidente da República evitou sempre a responder às questões dos jornalistas sobre a situação política, dizendo apenas que, neste momento, não deve fazer declarações “que possam ser interpretadas como apontando nesta ou naquela direção”.

Cavaco Silva anunciou na quinta-feira que recebe os partidos políticos que elegeram deputados nas legislativas de 04 de outubro nos próximos dias 20 e 21.

Hoje à noite, o Presidente da República participa no jantar de entrega dos prémios do torneio de Golfe “Portugal Solidário”, também em Albufeira.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Os “superiores interesses” do país, nesta gente arrogante, resumem-se aos interesses dos mercados, que ele tão bem defende.

    • Não se endividassem! Certamente que sabe se dever 100 e só ter 34, só lhe resta deixar de gastar, deixar de passear de automóvel, reduzir na roupa, nos electrodomésticos, e até na alimentação passar a incluir mais frango do que lombo de novilho! Afinal sinais que dá a quem lhe empresta (credores) para sobreviver enquanto não é capaz de gerar riqueza para se autonomizar! Percebe?

      • Ah?
        Tu vives em que planeta?!
        Devias ter gasto mais em informação, para não escreveres essas barbaridades sem qualquer sentido!…
        Já diz o proverbio: “A ignorância é a maior pobreza”!!

RESPONDER

Colômbia pede que a Venezuela seja declarada como país promotor do terrorismo

A Colômbia pediu esta segunda-feira aos EUA que declarem a Venezuela como país promotor do terrorismo por alegadamente "proteger" guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e do Grupo Armado Residual (Gaor 33, composto …

Treze meses depois, Coreias voltam a falar ao telefone

As comunicações telefónicas estavam cortadas entre as duas Coreias desde junho de 2020, mas os dois países retomaram os contactos esta terça-feira. As duas Coreias retomaram esta terça-feira a comunicação telefónica 13 meses depois de ter …

Benfica: Kaio Jorge não quer jogar em Portugal (e alínea pode impedir saída)

Santos aceitou proposta vinda da Luz mas o jovem avançado prefere o campeonato italiano. E ainda há uma alínea no contrato que vai ser analisada. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com …

Quase 70% dos internados em UCI têm menos de 59 anos

Quase 70% dos doentes com covid-19 em unidades de cuidados intensivos (UCI) têm menos de 59 anos, revelou a Ordem dos Médicos, indicando que em enfermaria os doentes abaixo dessa faixa etária são cerca de …

Reunião no Infarmed. Especialistas propõem plano de quatro níveis (e a máscara cai no nível 2)

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, voltou a acolher mais uma reunião de peritos esta terça-feira. Foi apresentada uma proposta de alteração da matriz de risco. Portugal não está em condições de …

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 68 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed. De …

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …

Gabriel foi afastado do plantel e pode ser reforço de Rui Vitória

Jorge Jesus não conta com Gabriel para a próxima temporada e já colocou o médio a treinar à parte do plantel, acompanhado por um preparador físico. O Benfica está a trabalhar com o representante do jogador …

Governo quer reduzir para três o número de testemunhas em processos civis

O Governo quer reduzir para três o número máximo de testemunhas por cada facto que se queira ver provado em tribunal no âmbito de um processo, visando aumentar a celeridade e estabelecer um critério de …

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …