Cavaco tem “forte esperança” que prevalecerão “superiores interesses” do país

presidencia.pt

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em visita à Madeira

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em visita à Madeira

O Presidente da República disse este sábado em Albufeira que o atual cenário político era uma das possibilidades que tinha imaginado e manifestou ter “forte esperança” de que vão prevalecer os “superiores interesses de Portugal”.

“Nós tínhamos estudado todos os cenários, também este que está a acontecer, por isso não estamos assim tão surpreendidos na medida em que tínhamos imaginado todas as possibilidades”, afirmou Aníbal Cavaco Silva aos jornalistas em Albufeira, à margem da sua participação no arranque de um torneio de golfe solidário, ao ser questionado sobre as negociações entre os partidos para a formação de um novo Governo.

O chefe de Estado evitou responder às questões dos jornalistas sobre qual seria, para si, o cenário de governo ideal, dizendo apenas que, se respondesse, “podia estar a dar a entender aquilo que pode vir a acontecer”, escusando-se igualmente a fazer apreciações sobre o comportamento dos vários partidos.

“Ainda tenho forte esperança de que os superiores interesses de Portugal não deixarão de estar presentes nas mentes de todos os nossos agentes políticos”, acrescentou, à margem da sua participação no arranque de um torneio de golfe solidário, cujos fundos angariados revertem para o Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Pediátrico D. Estefânia, em Lisboa.

Nas eleições legislativas de 04 de outubro a coligação PSD/CDS-PP foi a mais votada, mas perdeu a maioria absoluta, seguida do PS, BE, CDU (coligação que junta PCP e PEV) e PAN.

Segundo Cavaco Silva, estão a ser seguidos todos os passos “que mais ou menos tinham ficado delineados caso esta hipótese se verificasse”.

O Presidente da República evitou sempre a responder às questões dos jornalistas sobre a situação política, dizendo apenas que, neste momento, não deve fazer declarações “que possam ser interpretadas como apontando nesta ou naquela direção”.

Cavaco Silva anunciou na quinta-feira que recebe os partidos políticos que elegeram deputados nas legislativas de 04 de outubro nos próximos dias 20 e 21.

Hoje à noite, o Presidente da República participa no jantar de entrega dos prémios do torneio de Golfe “Portugal Solidário”, também em Albufeira.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Os “superiores interesses” do país, nesta gente arrogante, resumem-se aos interesses dos mercados, que ele tão bem defende.

    • Não se endividassem! Certamente que sabe se dever 100 e só ter 34, só lhe resta deixar de gastar, deixar de passear de automóvel, reduzir na roupa, nos electrodomésticos, e até na alimentação passar a incluir mais frango do que lombo de novilho! Afinal sinais que dá a quem lhe empresta (credores) para sobreviver enquanto não é capaz de gerar riqueza para se autonomizar! Percebe?

      • Ah?
        Tu vives em que planeta?!
        Devias ter gasto mais em informação, para não escreveres essas barbaridades sem qualquer sentido!…
        Já diz o proverbio: “A ignorância é a maior pobreza”!!

RESPONDER

Novo ano letivo marcado pelo recorde de pedidos de bolsas de estudo no superior

Número crescente de alunos e perda de rendimentos das famílias são duas das razões apontadas para os pedidos recorde. O ano letivo 2021/22 ainda agora arrancou, mas já está a bater recordes no que respeita aos …

Urgências em Lisboa estão cheias. Situação pode piorar nas próximas semanas

As urgências do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, estão em situação crítica, com tempos de espera elevados. A situação de calamidade multiplica-se em vários hospitais do país, de …

Portugal já tem 86% da população totalmente vacinada contra a covid-19

A vacinação completa contra a covid-19 abrange já 86% da população portuguesa e são já mais de nove milhões de pessoas as que têm pelo menos uma dose da vacina, de acordo com os dados …

Direção do CDS desautoriza Telmo Correia e defende eleições "o mais brevemente possível"

A direção do CDS-PP não gostou de ouvir o líder parlamentar dizer que a melhor altura para realizar eleições legislativas seria no final de janeiro ou fevereiro. Depois de uma reunião com o presidente da Assembleia …

Órban e Le Pen apoiam a Polónia e criticam "imperialismo" da UE

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Órban, e a líder da União Nacional (RN, na sigla em francês), Marine Le Pen, manifestaram esta terça-feira apoio à Polónia no conflito que mantém com a UE, a qual acusam …

Após goleada frente ao Bodø/Glimt, Mourinho põe de lado quatro jogadores

Em duas convocatórias consecutivas, José Mourinho deixou de fora quatro futebolistas que participaram na derrota por 6-1 frente ao Bodø/Glimt. Naquela que foi a maior derrota de sempre da carreira de José Mourinho, o Tottenham perdeu …

O que cai e o que fica: as medidas que o chumbo do OE deita por terra e as que permanecem

O grosso das medidas previstas na proposta de Orçamento do Estado para 2022 não deverá sair do papel. As aprovadas em Conselho de Ministros, por sua vez, manter-se-ão viáveis, já foram discutidas fora da sede …

Truque permite que o Orçamento não seja votado esta quarta-feira

Há um mecanismo que, se for acionado, permite que o Orçamento do Estado para 2022 sobreviva mesmo que não seja votado. O Orçamento do Estado para 2022 pode baixar à comissão sem votação. Este mecanismo, nunca …

Conceição reconhece supremacia do Santa Clara e admite culpa na derrota

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, reconheceu que o Santa Clara foi superior e diz-se culpado pela derrota pesada que deixa o clube fora da Taça da Liga. O FC Porto está fora da Taça …

"Vechtpartij", quadro de Jan Steen.

Antigos jogos de bebida acabavam em vinho derramado e esfaqueamentos

Hoje vistos como jogos de diversão para jovens, na antiguidade, os drinking games (jogos de bebida) eram comuns em toda a sociedade — e, por vezes, terminavam mal. O kottabos era um antigo jogo de bebida …