A causa do misterioso “batimento cardíaco” do Sol foi desvendada

Envato Elements

A pesquisa descobriu a fonte das ondas de rádio ritmadas emitidas pelo Sol que se assemelham a um batimento cardíaco.

Um novo estudo publicado na Nature Communications descobriu a causa de uma característica curiosa na atmosfera do Sol que faz como que a nossa estrela produza um sinal semelhante a um batimento cardíaco.

A pesquisa descobriu que a fonte destas emissões de ondas de rádio está dentro de uma explosão solar de classe C posicionada quase 5000 quilómetros acima da superfície do Sol, relata o Debrief.

Os cientistas fizeram a descoberta graças a observações de uma explosão de vento solar que ocorreu a 13 de Julho de 2017 captadas pelo EOVSA, um telescópio localizado na Califórnia que observa frequentemente o Sol e é sensível a várias frequências entre 1 e 18 gigahertz.

Esta descoberta pode ajudar os cientistas a entender melhor o mecanismo que causa o vento solar. “Este padrão de pulsação é importante para percebermos como a energia é libertada e dissipada na atmosfera do Sol durante estas explosões incrivelmente fortes”, explica Sijie Yu, astrónoma e co-autora do estudo.

As pulsações de microondas terão assim origem durante um processo chamado reconexão magnética quase periódica numa área onde as energias da reconexão são libertadas e convertidas em outras formas.

Os batimentos “aparecem como duas fontes separadas verticalmente, mas intimamente relacionadas, com as mais brilhantes localizadas em ciclos de explosões e as mais fracas ao longo da camada de corrente esticada”.

“Embora as temperaturas de brilho das duas fontes de micro-ondas sejam muito diferentes”, escrevem os autores, estas parecem variar em períodos que duram de 10 a 20 segundos e 30 a 60 segundos, respetivamente, produzindo emissões rítmicas semelhantes a “batimentos cardíacos solares”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.