Catedral de Manchester recebe peça têxtil de arquiteta portuguesa

DR RezaKio Photography

A arquiteta Cristina Rodrigues com uma das suas peças

A arquitecta Cristina Rodrigues com uma das suas peças

A arquitecta Cristina Rodrigues está a preparar uma peça têxtil, produzida por artesãs de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Amarante, que vai ficar em exposição permanente na Catedral de Manchester.

“Vou utilizar o bordado de Castelo Branco nesta peça que ficará em exposição permanente na Catedral de Manchester”, contou Cristina Rodrigues à Lusa.

O trabalho está já a ser executado e a artista portuguesa está a trabalhar em conjunto com o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, de Castelo Branco.

A execução da peça foi aprovada pelo secretariado do primeiro-ministro David Cameron.

Cristina Rodrigues explicou ainda que está a usar uma nova técnica na produção da peça, que vai ser realizada por artesãs de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Amarante.

Depois de concluída, a peça têxtil, que vai utilizar materiais como a seda, o linho e o algodão, vai ter um tamanho de 7 por 10 metros.

Nascida no Porto há 34 anos, Cristina Rodrigues radicou-se em Manchester, onde desenvolve a sua actividade profissional como arquitecta, artista, fotógrafa, investigadora e palestrante.

A artista divide actualmente a vida entre Manchester e Idanha-a-Nova, terra que adoptou como sua: “tinha que me sediar em algum lugar, para me enraizar, ter paz e poder criar”.

Actualmente, está a preparar duas grandes exposições que vão acontecer em 2015: uma em Portugal, no Mosteiro de Alcobaça (18 de abril), sob a chancela oficial da Presidência da República, e outra, no Reino Unido (a 21 de maio), no Palacete de Tatton Park.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.