Castillo obtém a maioria dos votos nas Presidenciais peruanas

Stringer / EPA

O candidato presidencial peruano Pedro Castillo

Pedro Castillo obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais de domingo no Peru, com 50,168% dos votos, restando apenas 0,328% para contar, uma distância que a sua rival, Keiko Fujimori, não será capaz de ultrapassar.

O Júri Nacional Eleitoral (JNE) ainda não proclamou o vencedor das eleições, e só o fará até rever as várias petições de supressão de votos apresentadas pelo partido de Keiko Fujimori e Pedro Castillo.

A missão de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) excluiu a existência de “graves irregularidades” nas eleições peruanas disputadas no domingo passado, ao contrário do que foi denunciado pela candidata Keiko Fujimori.

Numa declaração do chefe da missão, o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, salientou que em todas as reuniões que realizou “observou um processo eleitoral positivo” no qual “se registaram melhorias substanciais entre a primeira e a segunda volta”.

Do mesmo modo, o diplomata declarou que “a missão não detetou irregularidades graves”.

“A missão está confiante de que as autoridades eleitorais continuarão a levar a cabo o trabalho sério e profissional que têm feito até agora. Também espera que todos os atores políticos recebam as garantias necessárias de um processo democrático, que os recursos apresentados sejam tratados de acordo com a lei e que, uma vez concluída esta etapa, a vontade do povo seja reconhecida e respeitada”.

No comunicado de imprensa, Ramírez salientou “o acordo dos dois candidatos em não se proclamarem vencedores até que todos os desafios tenham sido resolvidos, em respeitar as garantias do processo e a institucionalidade eleitoral peruana, e em reconhecer o resultado eleitoral uma vez resolvida a fase jurisdicional da eleição”.

Apesar deste relatório da OEA e de outros observadores eleitorais que excluíram a existência de fraude nas eleições, Fujimori anunciou, na quarta-feira, que iria contestar e procurar anular 200 mil votos sob acusações de irregularidades e “fraude na mesa de voto”.

Sem apresentar provas concretas, a equipa de Fujimori apresentou como argumentos alegados falsificação das assinaturas dos membros da mesa, ou a falsificação dos resultados da mesa só porque não apresentaram um único voto para o candidato.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estado demora dois anos a pagar aos fornecedores

Atrasos nos pagamentos têm vindo a diminuir, com muitos organismos a conseguir cumprir os 60 dias previstos pela lei. À semelhança do que acontece com os prazos, também os valores em dívida apresentam uma tendência …

Ministra da Saúde abre a porta à presença de público na Supertaça

A Supertaça, entre Sporting e Sporting de Braga e agendada para sábado, pode vir a ter adeptos nas bancadas, admitiu a ministra da Saúde, esta terça-feira, descrevendo o jogo como um possível "evento-teste". "Em relação ao …

Escolas avançam para a "desmaterialização dos manuais"

"As escolas estão já a avançar para a desmaterialização dos manuais e materiais clássicos da aprendizagem", indicou esta segunda-feira o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), David Sousa, a …

Marcelo sai do Infarmed "irritantemente otimista". "Onde avança a vacina, o vírus recua"

O Presidente da República elogiou, esta terça-feira, o processo de vacinação, considerando que "é excecional" o ritmo a que tem avançado, e declarou-se "irritantemente otimista", expressão que antes atribuía ao primeiro-ministro. "Eu agora também estou, como …

EUA. Casos de covid-19 podem ter sido subestimados em 60%

O número de casos de covid-19 nos Estados Unidos (EUA) pode ter sido subestimado em até 60%, com as infeções relatadas a representarem "apenas uma fração do número total estimado". Esta é a conclusão de um …

Portugal com mais seis mortes e 2316 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais seis mortes e 2316 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2316 novos …

Um quarto dos processos às companhias aéreas por falta de testes à covid já resultou em multas pagas

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) instaurou, entre 2020 e a semana passada, 539 processos a 40 companhias aéreas por transportarem passageiros para o território nacional sem o respetivo teste negativo à covid-19. Cerca …

Colômbia pede que a Venezuela seja declarada como país promotor do terrorismo

A Colômbia pediu esta segunda-feira aos EUA que declarem a Venezuela como país promotor do terrorismo por alegadamente "proteger" guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e do Grupo Armado Residual (Gaor 33, composto …

Treze meses depois, Coreias voltam a falar ao telefone

As comunicações telefónicas estavam cortadas entre as duas Coreias desde junho de 2020, mas os dois países retomaram os contactos esta terça-feira. As duas Coreias retomaram esta terça-feira a comunicação telefónica 13 meses depois de ter …

Benfica: Kaio Jorge não quer jogar em Portugal (e alínea pode impedir saída)

Santos aceitou proposta vinda da Luz mas o jovem avançado prefere o campeonato italiano. E ainda há uma alínea no contrato que vai ser analisada. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com …