Esta semana vai ser decisiva para confirmar o cenário de inversão da tendência de estabilização da atividade epidemiológica. O número de casos está a aumentar, mas sem efeitos práticos nas mortes e nos internamentos.
O número de casos diários de covid-19 tem aumentado, semana após semana, desde o início de outubro. Este aumento pode ser explicado pelas temperaturas mais baixas, pela circulação dos vírus respiratórios e a maior concentração de pessoas em espaços menos arejados, escreve o Público.
Nesta altura no ano passado, Portugal também enfrentava um aumento de casos, mas há fatores que colocam o país numa situação mais favorável. Não só a vacinação contra a doença está num ótimo estágio, como também a o número de óbitos diários tem-se mantido baixo. Além disso, o aumento das infeções não se tem traduzido numa subido do número de internamentos. Por fim, a grande parte dos concelhos portugueses está nos níveis de risco mais baixos da escala definida pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Esta semana será, portanto, decisiva para perceber se o país está numa fase de inversão da tendência de estabilização.
Na última semana de outubro deu-se a quarta subida consecutiva da média semanal de casos: Portugal registou 5.691 casos, uma média de 813 por dia. Marta Temido reconhece o agravamento da situação epidemiológica: “Este agravamento acompanha aquilo que é a situação europeia”.
“O vírus continua a transmitir-se e a circular e, embora causando doença menos grave e consequências fatais em número menos significativo, a uma maior circulação do vírus tende a corresponder a um maior número de casos de doença”, acrescentou.
O mais recente relatório de monitorização das “linhas vermelhas”, divulgado pela DGS e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), alertou que esta semana vai servir para “confirmar” esse cenário de inversão de tendência e início de fase de crescimento com impacto na pressão nos serviços de saúde”.
Começaram a ver os dados apenas a partir do início de Outubro? Parece… porque no próprio site dos novos casos diários, em todo Verão houve entre 1000 a 4000 novos casos diários, muito acima do ano de 2020 no mesmo período e também do actual mês de Outubro.
E??!
Têm que considerar períodos pequenos, para não nos mandarem, para casa, outra vez.
Só contradições. Não sabem se estamos bem ou mal. Cambada de incompetentes!
Onde está a contradição?!
A ignorância não pode ser desculpa para tudo…