Caso de corrupção no Sporting com novas suspeitas e 3 novos arguidos

Miguel A. Lopes / Lusa

Há novas revelações e novos arguidos no âmbito do caso de corrupção de jogos de futebol e de andebol do Sporting. Surgem suspeitas de que o clube teria um “saco azul” com dinheiro reservado para os alegados subornos.

Este dado é avançado pelo jornal Expresso que refere que a Polícia Judiciária do Porto, que está a investigar o caso, encontrou 60 mil euros em dinheiro guardados num cofre no gabinete de trabalho de André Geraldes, o “braço-direito” de Bruno de Carvalho no Sporting.

A PJ acredita que este dinheiro tinha por fim pagar subornos a árbitros de andebol e a jogadores de futebol, para obter benefícios para o Sporting, conforme refere o Expresso.

André Geraldes, que é o director de futebol do Sporting, é o principal suspeito da chamada Operação Cashball que se centra em suspeitas de corrupção em jogos de andebol e de futebol do Sporting. Ele foi ouvido no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto e saiu em liberdade, tendo que pagar uma caução de 60 mil euros e ficando impedido de frequentar as instalações do Sporting e de exercer funções no clube, bem como proibido de contactar os outros arguidos.

O mesmo se aplica ao braço-direito de Geraldes no Sporting, Gonçalo Rodrigues, funcionário do Gabinete de Apoio ao Atleta, e também arguido no caso.

Os empresários Paulo Silva e João Gonçalves também saíram em liberdade, após serem interrogados no TIC, e ficam sujeitos às mesmas medidas de coacção.

Entretanto, o Público apurou que há mais três arguidos no processo, suspeitos de corrupção passiva, que serão agentes desportivos ligados ao andebol.

Suspeitas envolvem oito jogos de futebol

Dos quatro arguidos já ouvidos no TIC, o Expresso refere que só Paulo Silva falou à juíza de instrução. E o Correio da Manhã acrescenta que este empresário, que denunciou o caso às autoridades, confessou ter sido intermediário do alegado esquema de corrupção em dez jogos de andebol e em oito jogos de futebol do Sporting.

Um desses jogos de futebol sob suspeita será o Vitória de Guimarães-Sporting, que os leões venceram por 5-0 a 19 de Agosto de 2017. O CM e a SIC revelaram mensagens de WhatsApp do telemóvel de Paulo Silva, escritas e de voz, que indiciam suspeitas de corrupção do médio vitoriano João Aurélio.

João Aurélio esteve na origem do lance do primeiro golo do Sporting no jogo.

Outro desafio sob suspeita é o Feirense-Sporting (2-3) e há indícios contra o médio brasileiro Bruno Nascimento, que está ligado aos dois primeiros golos dos leões, aponta o Sol.

Este semanário acrescenta que também os desafios do Sporting contra Desportivo das Aves, Estoril e Tondela, desta temporada, e um jogo contra o Desportivo de Chaves da época 2016/2017, estão sob suspeita.

Entretanto, o CM também revela conversas entre Paulo Silva e João Gonçalves sobre uma alegada tentativa de suborno do defesa Mano, do Estoril. O jornal conta que o “director do Sporting viabilizou suborno de 3000 euros” para o atleta, mas que este os mandou “catar pulgas”, conforme terá desabafado Paulo Silva.

A resposta de João Gonçalves, nessa conversa, foi de que “o Benfica ofereceu 95 mil euros ao plantel do Estoril para não perder com o Sporting”, cita o CM.

A Federação Portuguesa de Futebol já anunciou a abertura de um processo de inquérito para investigar as “denúncias de eventuais actos de corrupção”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E sem pretender defender o Sporting é caso para dizer que todos lhes estão a cair em cima logo a começar pela comunicação social ao ponto de esquecerem por completo a corrupção do vizinho do lado que tem durado anos a fio com títulos na mão ao contrário destes pobres que pouco têm ganho, logo por aí dá para ver a dimensão de um caso para o outro, mas que se faça justiça sem olhar a quem logo a começar pelos responsáveis e consoante a responsabilidade que têm nos respectivos clubes que a estes os títulos em causa lhes sejam retirados, que haja mão pesada para todos.

  2. Pelo visto não a perigo de ir destruir provas….. Se calhar é por isso que o BdC não se demite. Esta cheio de trabalho.

RESPONDER

Joana d’Arc: a heroína injustiçada que teve um papel fundamental na Guerra dos 100 Dias

Quando entrou na adolescência, Joana d'Arc já estava com o futuro traçado, pois a sua família já tinha escolhido um rapaz para se casar com ela. Contudo, o seu destino acabou por ser outro: teve …

Farense 0-1 FC Porto | Dragão voa com recital de Corona

O FC Porto aproveitou da melhor forma o deslize do Benfica em casa com o Nacional para se isolar no segundo lugar na Liga NOS, com mais dois pontos que as “águias”. A formação portista foi …

A forma mais simples (e inovadora) de ensinar genética é... com gomas

Se um ursinho de goma vermelho tiver um filho com outro ursinho de goma amarelo, que percentagem de vermelho e amarelo terá o bebé? De acordo com um neurocientista esta poderá ser a forma perfeita …

Videojogo "The Sims 3" usado para estudar como é que psicopatas atacam as suas vítimas

Um novo estudo baseou-se no videojogo "The Sims 3" para estudar a forma como os psicopatas escolhem e atacam as suas vítimas. "The Sims" é uma série de videojogos de simulação de vida real, cujo primeiro …

"Realidade mista". Hologramas podem mudar a forma como visitamos os museus

Para milhões de crianças, ser arrastado para um museu é uma experiência dolorosa. Porém, isso pode mudar com o desenvolvimento de uma nova tecnologia de “realidade mista” (RM). A nova tecnologia de “realidade mista” (RM) pode …

Bunker nuclear da Guerra Fria à venda no Reino Unido

Um bunker da Guerra Fria localizado perto de St Agnes em Cornwall, Reino Unido, está à venda na Rightmove, o maior portal imobiliário do Reino Unido. De acordo com o jornal britânico Mirror, o bunker, …

SL Benfica 1-1 CD Nacional | Insulares apagam a luz às "águias"

O Benfica voltou a escorregar e soma três jogos consecutivos sem vencer após o empate no Dragão e a derrota diante do Braga. Na tarde desta segunda, a equipa de Jorge Jesus não foi além …

Partido das FARC muda de nome para romper com o seu passado violento

O partido político das FARC deu um novo passo, este domingo, para romper com o seu passado violento, ligado à sigla das antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, passando a ser denominado Comunes. O nome Comunes …

Primeiro-ministro italiano vai apresentar demissão

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, vai apresentar a sua demissão na terça-feira, devido à falta de apoio à sua coligação parlamentar, após a crise provocada pelo abandono do partido Itália Viva, de Matteo Renzi. Conte apresentará …

Número de desempregados voltou a subir em todo o país

O número de inscritos nos centros de emprego nacionais voltou a aumentar em dezembro, com 85% dos concelhos de Portugal Continental a ver os seus níveis de desemprego aumentar desde o início da pandemia, revelou …