Caso de corrupção no Sporting com novas suspeitas e 3 novos arguidos

Miguel A. Lopes / Lusa

Há novas revelações e novos arguidos no âmbito do caso de corrupção de jogos de futebol e de andebol do Sporting. Surgem suspeitas de que o clube teria um “saco azul” com dinheiro reservado para os alegados subornos.

Este dado é avançado pelo jornal Expresso que refere que a Polícia Judiciária do Porto, que está a investigar o caso, encontrou 60 mil euros em dinheiro guardados num cofre no gabinete de trabalho de André Geraldes, o “braço-direito” de Bruno de Carvalho no Sporting.

A PJ acredita que este dinheiro tinha por fim pagar subornos a árbitros de andebol e a jogadores de futebol, para obter benefícios para o Sporting, conforme refere o Expresso.

André Geraldes, que é o director de futebol do Sporting, é o principal suspeito da chamada Operação Cashball que se centra em suspeitas de corrupção em jogos de andebol e de futebol do Sporting. Ele foi ouvido no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto e saiu em liberdade, tendo que pagar uma caução de 60 mil euros e ficando impedido de frequentar as instalações do Sporting e de exercer funções no clube, bem como proibido de contactar os outros arguidos.

O mesmo se aplica ao braço-direito de Geraldes no Sporting, Gonçalo Rodrigues, funcionário do Gabinete de Apoio ao Atleta, e também arguido no caso.

Os empresários Paulo Silva e João Gonçalves também saíram em liberdade, após serem interrogados no TIC, e ficam sujeitos às mesmas medidas de coacção.

Entretanto, o Público apurou que há mais três arguidos no processo, suspeitos de corrupção passiva, que serão agentes desportivos ligados ao andebol.

Suspeitas envolvem oito jogos de futebol

Dos quatro arguidos já ouvidos no TIC, o Expresso refere que só Paulo Silva falou à juíza de instrução. E o Correio da Manhã acrescenta que este empresário, que denunciou o caso às autoridades, confessou ter sido intermediário do alegado esquema de corrupção em dez jogos de andebol e em oito jogos de futebol do Sporting.

Um desses jogos de futebol sob suspeita será o Vitória de Guimarães-Sporting, que os leões venceram por 5-0 a 19 de Agosto de 2017. O CM e a SIC revelaram mensagens de WhatsApp do telemóvel de Paulo Silva, escritas e de voz, que indiciam suspeitas de corrupção do médio vitoriano João Aurélio.

João Aurélio esteve na origem do lance do primeiro golo do Sporting no jogo.

Outro desafio sob suspeita é o Feirense-Sporting (2-3) e há indícios contra o médio brasileiro Bruno Nascimento, que está ligado aos dois primeiros golos dos leões, aponta o Sol.

Este semanário acrescenta que também os desafios do Sporting contra Desportivo das Aves, Estoril e Tondela, desta temporada, e um jogo contra o Desportivo de Chaves da época 2016/2017, estão sob suspeita.

Entretanto, o CM também revela conversas entre Paulo Silva e João Gonçalves sobre uma alegada tentativa de suborno do defesa Mano, do Estoril. O jornal conta que o “director do Sporting viabilizou suborno de 3000 euros” para o atleta, mas que este os mandou “catar pulgas”, conforme terá desabafado Paulo Silva.

A resposta de João Gonçalves, nessa conversa, foi de que “o Benfica ofereceu 95 mil euros ao plantel do Estoril para não perder com o Sporting”, cita o CM.

A Federação Portuguesa de Futebol já anunciou a abertura de um processo de inquérito para investigar as “denúncias de eventuais actos de corrupção”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E sem pretender defender o Sporting é caso para dizer que todos lhes estão a cair em cima logo a começar pela comunicação social ao ponto de esquecerem por completo a corrupção do vizinho do lado que tem durado anos a fio com títulos na mão ao contrário destes pobres que pouco têm ganho, logo por aí dá para ver a dimensão de um caso para o outro, mas que se faça justiça sem olhar a quem logo a começar pelos responsáveis e consoante a responsabilidade que têm nos respectivos clubes que a estes os títulos em causa lhes sejam retirados, que haja mão pesada para todos.

  2. Pelo visto não a perigo de ir destruir provas….. Se calhar é por isso que o BdC não se demite. Esta cheio de trabalho.

RESPONDER

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …