Caso de corrupção no Sporting com novas suspeitas e 3 novos arguidos

Miguel A. Lopes / Lusa

Há novas revelações e novos arguidos no âmbito do caso de corrupção de jogos de futebol e de andebol do Sporting. Surgem suspeitas de que o clube teria um “saco azul” com dinheiro reservado para os alegados subornos.

Este dado é avançado pelo jornal Expresso que refere que a Polícia Judiciária do Porto, que está a investigar o caso, encontrou 60 mil euros em dinheiro guardados num cofre no gabinete de trabalho de André Geraldes, o “braço-direito” de Bruno de Carvalho no Sporting.

A PJ acredita que este dinheiro tinha por fim pagar subornos a árbitros de andebol e a jogadores de futebol, para obter benefícios para o Sporting, conforme refere o Expresso.

André Geraldes, que é o director de futebol do Sporting, é o principal suspeito da chamada Operação Cashball que se centra em suspeitas de corrupção em jogos de andebol e de futebol do Sporting. Ele foi ouvido no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto e saiu em liberdade, tendo que pagar uma caução de 60 mil euros e ficando impedido de frequentar as instalações do Sporting e de exercer funções no clube, bem como proibido de contactar os outros arguidos.

O mesmo se aplica ao braço-direito de Geraldes no Sporting, Gonçalo Rodrigues, funcionário do Gabinete de Apoio ao Atleta, e também arguido no caso.

Os empresários Paulo Silva e João Gonçalves também saíram em liberdade, após serem interrogados no TIC, e ficam sujeitos às mesmas medidas de coacção.

Entretanto, o Público apurou que há mais três arguidos no processo, suspeitos de corrupção passiva, que serão agentes desportivos ligados ao andebol.

Suspeitas envolvem oito jogos de futebol

Dos quatro arguidos já ouvidos no TIC, o Expresso refere que só Paulo Silva falou à juíza de instrução. E o Correio da Manhã acrescenta que este empresário, que denunciou o caso às autoridades, confessou ter sido intermediário do alegado esquema de corrupção em dez jogos de andebol e em oito jogos de futebol do Sporting.

Um desses jogos de futebol sob suspeita será o Vitória de Guimarães-Sporting, que os leões venceram por 5-0 a 19 de Agosto de 2017. O CM e a SIC revelaram mensagens de WhatsApp do telemóvel de Paulo Silva, escritas e de voz, que indiciam suspeitas de corrupção do médio vitoriano João Aurélio.

João Aurélio esteve na origem do lance do primeiro golo do Sporting no jogo.

Outro desafio sob suspeita é o Feirense-Sporting (2-3) e há indícios contra o médio brasileiro Bruno Nascimento, que está ligado aos dois primeiros golos dos leões, aponta o Sol.

Este semanário acrescenta que também os desafios do Sporting contra Desportivo das Aves, Estoril e Tondela, desta temporada, e um jogo contra o Desportivo de Chaves da época 2016/2017, estão sob suspeita.

Entretanto, o CM também revela conversas entre Paulo Silva e João Gonçalves sobre uma alegada tentativa de suborno do defesa Mano, do Estoril. O jornal conta que o “director do Sporting viabilizou suborno de 3000 euros” para o atleta, mas que este os mandou “catar pulgas”, conforme terá desabafado Paulo Silva.

A resposta de João Gonçalves, nessa conversa, foi de que “o Benfica ofereceu 95 mil euros ao plantel do Estoril para não perder com o Sporting”, cita o CM.

A Federação Portuguesa de Futebol já anunciou a abertura de um processo de inquérito para investigar as “denúncias de eventuais actos de corrupção”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E sem pretender defender o Sporting é caso para dizer que todos lhes estão a cair em cima logo a começar pela comunicação social ao ponto de esquecerem por completo a corrupção do vizinho do lado que tem durado anos a fio com títulos na mão ao contrário destes pobres que pouco têm ganho, logo por aí dá para ver a dimensão de um caso para o outro, mas que se faça justiça sem olhar a quem logo a começar pelos responsáveis e consoante a responsabilidade que têm nos respectivos clubes que a estes os títulos em causa lhes sejam retirados, que haja mão pesada para todos.

  2. Pelo visto não a perigo de ir destruir provas….. Se calhar é por isso que o BdC não se demite. Esta cheio de trabalho.

RESPONDER

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …