Caso de corrupção no Sporting com novas suspeitas e 3 novos arguidos

Miguel A. Lopes / Lusa

Há novas revelações e novos arguidos no âmbito do caso de corrupção de jogos de futebol e de andebol do Sporting. Surgem suspeitas de que o clube teria um “saco azul” com dinheiro reservado para os alegados subornos.

Este dado é avançado pelo jornal Expresso que refere que a Polícia Judiciária do Porto, que está a investigar o caso, encontrou 60 mil euros em dinheiro guardados num cofre no gabinete de trabalho de André Geraldes, o “braço-direito” de Bruno de Carvalho no Sporting.

A PJ acredita que este dinheiro tinha por fim pagar subornos a árbitros de andebol e a jogadores de futebol, para obter benefícios para o Sporting, conforme refere o Expresso.

André Geraldes, que é o director de futebol do Sporting, é o principal suspeito da chamada Operação Cashball que se centra em suspeitas de corrupção em jogos de andebol e de futebol do Sporting. Ele foi ouvido no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto e saiu em liberdade, tendo que pagar uma caução de 60 mil euros e ficando impedido de frequentar as instalações do Sporting e de exercer funções no clube, bem como proibido de contactar os outros arguidos.

O mesmo se aplica ao braço-direito de Geraldes no Sporting, Gonçalo Rodrigues, funcionário do Gabinete de Apoio ao Atleta, e também arguido no caso.

Os empresários Paulo Silva e João Gonçalves também saíram em liberdade, após serem interrogados no TIC, e ficam sujeitos às mesmas medidas de coacção.

Entretanto, o Público apurou que há mais três arguidos no processo, suspeitos de corrupção passiva, que serão agentes desportivos ligados ao andebol.

Suspeitas envolvem oito jogos de futebol

Dos quatro arguidos já ouvidos no TIC, o Expresso refere que só Paulo Silva falou à juíza de instrução. E o Correio da Manhã acrescenta que este empresário, que denunciou o caso às autoridades, confessou ter sido intermediário do alegado esquema de corrupção em dez jogos de andebol e em oito jogos de futebol do Sporting.

Um desses jogos de futebol sob suspeita será o Vitória de Guimarães-Sporting, que os leões venceram por 5-0 a 19 de Agosto de 2017. O CM e a SIC revelaram mensagens de WhatsApp do telemóvel de Paulo Silva, escritas e de voz, que indiciam suspeitas de corrupção do médio vitoriano João Aurélio.

João Aurélio esteve na origem do lance do primeiro golo do Sporting no jogo.

Outro desafio sob suspeita é o Feirense-Sporting (2-3) e há indícios contra o médio brasileiro Bruno Nascimento, que está ligado aos dois primeiros golos dos leões, aponta o Sol.

Este semanário acrescenta que também os desafios do Sporting contra Desportivo das Aves, Estoril e Tondela, desta temporada, e um jogo contra o Desportivo de Chaves da época 2016/2017, estão sob suspeita.

Entretanto, o CM também revela conversas entre Paulo Silva e João Gonçalves sobre uma alegada tentativa de suborno do defesa Mano, do Estoril. O jornal conta que o “director do Sporting viabilizou suborno de 3000 euros” para o atleta, mas que este os mandou “catar pulgas”, conforme terá desabafado Paulo Silva.

A resposta de João Gonçalves, nessa conversa, foi de que “o Benfica ofereceu 95 mil euros ao plantel do Estoril para não perder com o Sporting”, cita o CM.

A Federação Portuguesa de Futebol já anunciou a abertura de um processo de inquérito para investigar as “denúncias de eventuais actos de corrupção”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E sem pretender defender o Sporting é caso para dizer que todos lhes estão a cair em cima logo a começar pela comunicação social ao ponto de esquecerem por completo a corrupção do vizinho do lado que tem durado anos a fio com títulos na mão ao contrário destes pobres que pouco têm ganho, logo por aí dá para ver a dimensão de um caso para o outro, mas que se faça justiça sem olhar a quem logo a começar pelos responsáveis e consoante a responsabilidade que têm nos respectivos clubes que a estes os títulos em causa lhes sejam retirados, que haja mão pesada para todos.

  2. Pelo visto não a perigo de ir destruir provas….. Se calhar é por isso que o BdC não se demite. Esta cheio de trabalho.

RESPONDER

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …