Iker Casillas diz que “chegou o momento de dizer adeus”

FCPorto / Facebook

Iker Casillas

O guarda-redes espanhol confirmou, esta terça-feira, o fim da sua carreira no futebol profissional, deixando vários agradecimentos, entre os quais ao FC Porto, no qual esteve cinco temporadas.

“Hoje é um dos dias mais importantes, e também mais difíceis, da minha vida desportiva: chegou o momento de dizer adeus“, referiu Iker Casillas, que não joga desde maio de 2019, quando sofreu um enfarte num treino do FC Porto.

Numa longa carta publicada nas redes sociais, com os símbolos de Real Madrid, FC Porto e da Federação Espanhola de Futebol, o ex-futebolista, de 39 anos, lembrou que o seu “percurso no mundo do futebol começou há 30 anos”.

“Foi um caminho longo e, como todo o caminho, teve momentos bons e menos bons, alegrias, mas também tristezas. Neste momento da minha vida, e olhando para trás, posso dizer sem dúvidas que valeu a pena. Tive a grande sorte de poder dedicar-me profissionalmente ao que me apaixona, me enche e me faz feliz: o futebol”, escreveu.

Numa retrospetiva da sua carreira, Casillas lembra os jogos nos pelados da sua terra, que o levaram a “jogar nos mais importantes estádios do mundo”, dos quais realçou o Santiago Bernabéu e o Estádio do Dragão, onde fez a sua carreira profissional.

Depois de agradecer à família, Casillas agradeceu aos seus clubes, em primeiro lugar ao Real Madrid, no qual fez quase toda a sua carreira e jogou 16 anos na equipa principal.

Ao FC Porto, por me acolher como um filho, por me ensinar a ver as coisas de outro ângulo, por me dar a oportunidade de conhecer bem um clube e uma cidade pelos quais me apaixonei e sempre levarei no coração”, assegurou Casillas, que no sábado foi chamado pelos antigos companheiros de equipa para levantar a Taça de Portugal, após o 2-1 na final ao Benfica.

Dizendo-se “afortunado” por tudo o que conseguiu e não se referindo “só aos títulos, mas também à parte humana”, o antigo guarda-redes agradeceu ainda, entre outros, aos presidentes dos clubes, aos companheiros de equipa, aos treinadores, aos adeptos, aos rivais e aos selecionadores.

“Mas, sobretudo, obrigado ao futebol, por me permitir fazer parte dele, por ser um desporto maravilhoso, por me permitir viver uma vida cheia de paixão e emoções, por me dar momentos de felicidade, por me fazer crescer como desportista e como pessoa, por me dar a oportunidade de conhecer e compartilhar momentos com tantas e tantas pessoas incríveis. Em suma, obrigado por me dar tudo”, referiu.

Contudo, Casillas assegura que este não é “não é um ponto final, a viagem não acaba aqui”. “Hoje, deixo para trás os três ferros que me viram crescer como guarda-redes, os que em todos os momentos me colocaram no meu lugar e me obrigaram a manter os pés no chão, esses três ferros a quem tanto devo e que seguramente me vão fazer falta. E ali também vos deixarei a vocês, minhas fiéis aliadas, ali deixarei as luvas”, concluiu.

 

O FC Porto também já partilhou um vídeo nas redes sociais com os melhores momentos do guardião espanhol no clube, tendo escrito: “Obrigado, Iker Casillas: para sempre um de nós”.

https://twitter.com/FCPorto/status/1290609883675492352?s=20

Em comunicado, o Real Madrid transmitiu a sua “apreciação, admiração e carinho” por Iker Casillas, que esteve mais de duas décadas no clube, e classificou o futebolista espanhol como “uma das maiores lendas do nosso clube e do futebol mundial”.

“O melhor guarda-redes da história do Real Madrid e do futebol espanhol. Chegou a nossa casa aos nove anos. Esteve aqui 25 e foi um dos nossos mais emblemáticos capitães”, lê-se na mesma nota.

A Liga espanhola também prestou homenagem ao guarda-redes, apontando Casillas como um dos melhores da história do futebol, destacando as suas “defesas impossíveis”, os seus “reflexos sobrenaturais” e os seus “voos lendários”.

Ao longo da carreira no Real Madrid, Casillas conquistou, entre outros troféus, cinco ligas espanholas, três Ligas dos Campeões, duas Supertaças europeias e um Mundial de clubes, e, pela seleção espanhola, foi duas vezes campeão da Europa e venceu o Mundial de 2010.

No FC Porto, foi uma vez campeão português e venceu a Supertaça Cândido Oliveira.

Em julho, a imprensa espanhola avançou que o guarda-redes vai regressar ao Real, desta vez para ser assessor do presidente do clube, Florentino Pérez. Casillas estaria à espera da final da Taça para oficializar a saída do emblema azul e branco.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Oito anos depois, um Schumacher volta à F1

Mick Schumacher vai conduzir um Alfa Romeo em Nürburgring, na 1.ª sessão de treinos livres. Jovem piloto deverá ser campeão da Fórmula 2, já neste ano. Michael Schumacher esteve na Fórmula 1 em 19 épocas, não …

Restauração, cinema e alojamento com condições especiais nas moratórias

Restauração, transportes aéreo, ferroviário e marítimo, educação, atividades de saúde e desportivas, alojamento e cinema são alguns dos setores com condições especiais de pagamento nas moratórias bancárias, segundo diploma publicado. O decreto-lei, esta terça-feira publicado em …

Ex-diretor da agência Elite Models europeia investigado por violação e abuso sexual

Gérald Marie, ex-diretor de uma das maiores agências de modelos do mundo, está a ser investigado pelas autoridades francesas, por suspeitas de agressão sexual e violação, inclusivamente a uma menor. Segundo a Procuradoria-Geral da República francesa, …

Parceiros sociais apanhados de surpresa com alterações ao sucessor do lay-off

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) disse que o Governo não apresentou aos parceiros sociais as alterações que anunciou para regime de apoio à retoma progressiva, o sucedâneo do lay-off simplificado. "Compreendemos que o …

Apesar de "isto estar mais para os partidos de extremos", Santana Lopes nega ligações ao Chega

Em entrevista à TVI24, Santana Lopes referiu que a saída do Aliança não é o fim da sua carreira política, ainda assim recusa um regresso ao PSD. O ex- primeiro-ministro assume as ligações à direita, …

Nem senhoras, nem senhores. Japan Airlines vai abolir expressões de género

A habitual saudação "senhoras e senhores" da companhia aérea japonesa vai ser substituída por saudações neutras relativamente ao género como, por exemplo, "bom dia" e "boa noite". Segundo o jornal The Telegraph, a Japan Airlines vai …

Centeno pediu e Marcelo recebeu o governador do Banco de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, esta segunda-feira à tarde, a pedido deste. O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta segunda-feira à tarde, no Palácio …

Vila romena reelege autarca que morreu de covid-19 dez dias antes

Os moradores de Deveselu, na Roménia, decidiram prestar uma última homenagem ao presidente da Câmara, nas eleições locais deste domingo, que morreu devido a complicações provocadas pela covid-19 dez dias antes. De acordo com a agência …

Jogador do Rio Ave recusou jogar

Matheus Reis não quis defrontar o Vitória de Guimarães porque quer sair rapidamente de Vila do Conde. Presidente anunciou suspensão do atleta. O Rio Ave apareceu no duelo com o Vitória de Guimarães (0-0) sem Matheus …

António Joaquim entrega recurso no Supremo no caso do homicídio do triatleta

O advogado de António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, entregou, esta segunda-feira, no Supremo Tribunal de Justiça um recurso sobre essa decisão, defendendo a sua revogação e a …