As casas do futuro serão feitas com as fraldas sujas dos bebés

2

A pesquisa concluiu que as fraldas usadas são uma alternativa mais barata e sustentável à areia na criação de betão para a contrução civil.

Uma equipa de investigadores desenvolveu um material de construção mais sustentável do que o betão. Em vez de areia e argamassa, o material usa antes fraldas descartáveis usadas.

O estudo publicado na Scientific Reports relata como os cientistas da Universidade de Kitakyushu criaram uma alternativa mais barata e amiga do ambiente ao betão. A motivação para a pesquisa foi o aumento populacional na Indonésia, que criou uma enorme procura por habitações a baixos custos.

Os investigadores prepararam amostras de betão ao combinarem fraldas lavadas, secas e desfeitas em tiras com cimento, argamassa, areia, cascalhos e água. As amostras foram curadas — processo em que se mantém a humidade adequada no betão com ajustes de temperatura e que fortalece o material — durante 28 dias.

Foram testadas várias misturas com proporções diferentes de fraldas desfeitas, para se entender quanta pressão suportavam antes de quebrarem. Os investigadores calcularam depois a quantidade máxima de areia que podia ser substituída por fraldas usadas para construir uma casa com segurança.

Os resultados mostraram que podiam substituir 10% da areia com restos de fraldas na construção de uma casa com três andares e a proporção subia para 27% numa casa com um único andar. Para fazer o chão e pavimentos em jardins, 9% da areia podia ser retirada e para a argamassa em paredes interiores de divisão, a percentagem chega aos 40%, relata o New Atlas.

“Esta pesquisa concluiu que adicionar fraldas usadas ao betão não diminui significativamente a sua resistência. Isso demonstra que o uso de fraldas para criar materiais compósitos é viável, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de materiais ecologicamente corretos e económicos”, escrevem os autores.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.