Casal na Suécia prendeu filhos em casa durante cinco meses com medo da covid-19

As crianças estiveram fechadas em casa durante quase cinco meses porque os pais tinham medo que fossem infetadas com o novo coronavírus. O casal ficou sem a guarda dos menores, mas já anunciou que vai recorrer da decisão.

Desde março até ao início de julho, as três crianças, com idades entre os 10 e os 17 anos, foram impedidas de sair do apartamento onde viviam pelos pais, que tinham medo que os filhos fossem infetados com o novo coronavírus, conta o jornal The Guardian.

De acordo com o tribunal de Jönköping, na Suécia, que retirou a guarda dos filhos ao casal, a porta da residência estava “pregada com tábuas” e os menores não podiam interagir uns com os outros.

O advogado das crianças, Mikael Svegfors, disse a uma rádio local que a família não falava nem entendia sueco fluentemente, seguindo as notícias sobre a pandemia do seu país de origem, que impôs restrições muito mais rígidas do que a Suécia.

“É um choque absoluto entre como as pessoas pensam em diferentes partes do mundo”, afirmou o advogado, acrescentando que é, “obviamente, um caso muito sensível“, mas que o tribunal e os serviços sociais agiram em nome do bem-estar das crianças.

Segundo o jornal britânico, os pais afirmaram que os filhos tinham aulas em casa e negaram que tenham sido presos contra a sua vontade, declarando que eram livres de sair se quisessem. O casal já anunciou que vai recorrer da decisão do tribunal.

Em declarações à rádio P4, Andreas Hannah, o advogado que representou estes pais, explicou que “existem diferentes perceções e imagens nisso” nesta história.

A Suécia foi um dos países que mais chamou à atenção pela sua estratégia face à pandemia de covid-19. Contrariamente ao resto da Europa, o país não confinou a sua população e manteve abertos cafés, bares, restaurantes e outros negócios.

Com mais de 5800 mortos e mais de 84.500 casos de infeção, a Suécia, com mais de 10 milhões de habitantes, está entre os países mais afetados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“Não temos um presidente". Moedas arrasa Medina após divulgação da auditoria à CML

A auditoria interna da Câmara Municipal de Lisboa, apresentada ontem por Fernando Medina, está longe de pôr fim à polémica em torno do envio de dados pessoais de manifestantes a embaixadas estrangeiras. O presidente da Câmara …

"Fui sujeito a pressões, intimidações e ameaças". António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Marcelo pede a portugueses "noção" sobre momento de transição

O Presidente da República destacou a importância "de as pessoas terem a noção" do momento de transição" na pandemia em Portugal, sublinhando as vacinas como resposta. A campanha de vacinação justifica o "momento de transição" que …

Uma das plantas mais estudadas de sempre tinha uma parte desconhecida

Cientistas encontraram uma parte completamente nova numa das plantas mais estudadas de sempre. De acordo com o site Science Alert, a planta em questão chama-se Arabidopsis thaliana e é um organismo modelo, já tendo sido usada …

Informações contraditórias. Autoridades belgas só confirmam a morte de um português em Antuérpia

Apesar de três portugueses terem sido dados como mortos, as autoridades no local onde ruiu um prédio em construção em Antuérpia, na Bélgica, só confirmam a nacionalidade lusa de um óbito. De acordo com a TSF, …

António Joaquim entregou-se para cumprir 25 anos de prisão pela morte de Luís Grilo

António Joaquim apresentou-se hoje num estabelecimento prisional para cumprir os 25 anos de prisão (pena máxima) a que foi condenado pela coautoria do homicídio de Luís Grilo, disse à agência Lusa o seu advogado. “António Félix …

Afinal, a altura não depende apenas dos nossos genes

Vários especialistas em genética e biologia celular defendem que a altura não só depende dos genes transmitidos pelos nossos pais, mas também de fatores ambientais, como a dieta. Muitas vezes consideramos a nossa altura imutável, determinada …

Resolvido mistério de longa data sobre explosões colossais no Espaço

Cientistas desvendaram um antigo mistério sobre algumas das maiores explosões do universo, conhecidas como erupções de raios gama, ou Gamma Ray Bursts (GRB), em inglês. As erupções de raios gama são explosões extremamente energéticas que foram …

Programa de computador prevê os gostos de arte das pessoas

Um programa de computador criado por uma equipa de investigadores conseguiu prever com precisão os gostos de arte das pessoas. Gostos não se discutem. Seja a cor preferida, o carro que conduz ou o género de …

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …