Casal detido por deixar filha de 3 anos sozinha em casa durante 14 horas

Uma criança de três anos foi deixada sozinha em casa durante mais de 14 horas, sem água nem comida. Os pais da criança, um casal de nacionalidade ucraniana entretanto detido, estavam de passagem por Lisboa, num alojamento local na zona da Estrela.

A polícia deteve um casal, de 27 e 28 anos, suspeitos do crime de exposição ou abandono de uma criança, por deixarem a filha, de 3 anos, sozinha durante 14 horas numa habitação na freguesia da Estrela, em Lisboa.

“Os polícias da PSP tiveram conhecimento de que estaria uma criança a chorar numa varanda sozinha. Sem conseguir contactar os moradores da habitação, os polícias acionaram meios para entrarem na habitação e retirar a criança, visto estar em perigo a sua integridade física”, explica o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP, em comunicado divulgado esta segunda-feira.

Já em contacto com a criança, “visivelmente assustada”, os polícias verificaram que a menina “não tinha acesso a alimentos ou água e apresentava uma coloração encarnada na face”, indicando “que esteve exposta à radiação solar na varanda”.

A criança foi levada depois para o Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, e, após ter alta hospitalar, “foi encaminhada para uma casa de abrigo, onde se encontra institucionalizada até ao momento”, lê-se no comunicado.

“Mais tarde, foi possível localizar os suspeitos, pais da criança, que durante a detenção e confrontados com os factos, admitiram ter deixado a criança sozinha na habitação desde o início da tarde de 23 de agosto [sexta-feira], durante cerca de 14 horas”, conta o Cometlis, acrescentando que a detenção ocorreu pelas 03h40 de sábado.

Fonte policial disse à agência Lusa que o casal, de nacionalidade ucraniana, não é residente em Portugal. Os detidos foram presentes na Instância Criminal do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência. O processo está agora com o Ministério Público.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.