Um casal de turistas recebeu esta quarta-feira as honras da imprensa grega, depois de depositar na autarquia de Náuplia, cidade da península do Peloponeso, um cheque de 857 euros referente à “sua” parte da dívida alemã de guerra com a Grécia.
“Eles vieram ao meu escritório esta terça-feira de manhã para dizer que queriam compensar a atitude do seu Governo, que tinham feito o cálculo da dívida dos alemães pelo empréstimo imposto à Grécia durante a Segunda Guerra Mundial”, afirmou o presidente da câmara de Náuplia, Nafplion Dimitris Kotsouros.
Segundo o autarca, os dois alemães calcularam a dívida em 875 dólares.
“O casal escolheu Náuplia simbolicamente, por ter sido a primeira capital da Grécia, no século XIX”, diz Kotsouros, acrescentando que o dinheiro foi doado a uma associação de ajuda comunitária a pessoas necessitadas.
As autoridades da Grécia, país que tem uma dívida externa de 175% do seu Produto Interno Bruto, têm reclamado que a Alemanha nunca pagou as compensações devidas pela II Guerra Mundial, nem o empréstimo forçado em 1942.
O montante de indemnizações reclamadas pelo novo governo grego é de 162 mil milhões de euros, aproximadamente metade da dívida do país, segundo os dados que circulam em Atenas.
O empréstimo forçado durante a ocupação Nazi foi de 11 mil milhões de euros.
ZAP / Lusa
Pois é. Nos tempos que correm os povos parecem bem mais sensatos que os seus governos. Parabéns a estes dois cidadãos alemães!
Ora, ora! Hajam os deuses! Este casal teve o seu momento de ‘glória’!
Concordo. Parabéns a este casal de Alemães.
Venham mais destes exemplos.
É muito fácil concordar e achar sensato quando são os gregos a pedirem compensações de guerra aos alemães. E se forem os angolanos, os moçambicanos e os guienenses a pedirem compensações aos portugueses pela guerra colonial?!…