Os casais devem agendar o sexo? A ciência responde

As representações de sexo na TV e no cinema geralmente envolvem encontros apaixonados e impulsivos que parecem ter pouca premeditação ou planeamento.

As representações de sexo na mídia podem então enviar a mensagem de que uma característica do sexo quente e gratificante é a espontaneidade.

De facto, nos estudos, quando se pergunta a parceiros nos Estados Unidos e no Canadá sobre as suas preferências sexuais, a maioria acredita que o sexo é mais satisfatório quando acontece espontaneamente do que quando é planeado com antecedência.

Mitos da espontaneidade

Mas o sexo no impulso do momento é realmente mais satisfatório? Embora a espontaneidade possa sinalizar paixão para alguns, valorizar a espontaneidade pode ter as suas desvantagens. Embora o desejo possa ser intenso no meio de um novo relacionamento e o sexo possa parecer que ocorre regularmente sem planeamento, o desejo sexual (e a frequência do sexo) geralmente diminui com o tempo.

Casais de longa data que esperam que ambos os parceiros tenham uma explosão simultânea de desejo para que o sexo ocorra raramente se envolvem. O planeamento pode ser essencial para que o sexo ocorra no meio das outras preocupações do dia a dia, mesmo que agendar um encontro sexual seja visto como menos sexy. Saber quando fazer sexo também pode ajudar as pessoas a prepararem-se – roupas, lubrificação, privacidade – que podem melhorar a relação.

Apesar do ideal de espontaneidade que permeia a cultura, a psique e os media norte-americanas, poucas pesquisas examinaram como o sexo planeado se compara ao ideal do sexo espontâneo.

Um grupo de pesquisa do Laboratório de Saúde Sexual e Relacionamentos da Universidade de York recrutou 303 indivíduos e 102 casais dos Estados Unidos e Canadá. Foi perguntado aos participantes o quanto concordavam com afirmações como: “Sexo com o meu parceiro é mais satisfatório quando acontece espontaneamente” e “Prefiro saber com antecedência quando farei sexo da próxima vez”.

Em seguida, foi-lhes perguntado se a sua experiência sexual mais recente foi planeada ou não, o quão sexualmente satisfeitos estavam nas suas relações no geral e durante a sua experiência sexual mais recente. Também foram acompanhadas as suas experiências diárias durante um período de três semanas.

Espontaneidade e satisfação

Em ambos os estudos, as pessoas mantiveram a crença de que a espontaneidade era o ideal. Mas, em contraste com essas crenças, o sexo espontâneo não era especialmente satisfatório.

No primeiro estudo, embora as pessoas mais fortemente alinhadas com o ideal de espontaneidade geralmente relatassem estar mais satisfeitas sexualmente, quando a sua experiência sexual mais recente foi vista como espontânea, não a acharam mais satisfatória do que o sexo planeado.

O sexo planeado às vezes pode ser visto como menos sexy, mas isso era apenas para aqueles que acreditavam que o sexo planeado não é o ideal. Perceber uma experiência sexual recente como planeada estava ligada a uma menor satisfação sexual geral, mas esse não era o caso daqueles que acreditavam mais fortemente que o sexo planeado era satisfatório (e, curiosamente, cerca de um em cada cinco mencionou que o seu último encontro sexual foi planeado).

Num segundo estudo, no qual foram acompanhadas as experiências sexuais dos casais ao longo de 21 dias, a satisfação sexual não diferiu conforme o sexo fosse percebido como espontâneo ou planeado, mesmo para aqueles que acreditavam no ideal do sexo espontâneo.

Os inquiridos disseram que a espontaneidade aumentou a sua excitação sexual, paixão e desejo. Mas, curiosamente, muitas pessoas também mencionaram que o planeamento pode criar expectativa.

E embora algumas pessoas tenham mencionado que o sexo planeado pode adicionar um elemento de pressão, a espontaneidade também nem sempre foi a receita para o melhor sexo – algumas pessoas disseram que quando o sexo não foi planeado, podem não ter tempo suficiente para se preparar para a penetração, deixar de lado distrações mentais ou garantir a privacidade.

Perceções apaixonadas

Uma razão pela qual as pessoas podem valorizar a espontaneidade é porque a vinculam a uma paixão e desejo mais autênticos, semelhantes ao início de um relacionamento. Mas lembre-se de que, mesmo nos estágios iniciais de uma relação, o sexo provavelmente foi mais planeado do que percebeu.

Pense em quanto planeamento foi necessário para criar encontros românticos ou divertidos, preparar-se para o sexo com antecedência com cuidados pessoais ou roupas íntimas atraentes e fazer esforços para priorizar o parceiro nos primeiros dias.

Sexo planeado, por outro lado, pode evocar associações anti-eróticas de responsabilidade, dever e obrigação que, convenhamos, não é o material dos grandes romances.

No entanto, as pesquisas mostram que ver o valor do sexo planeado pode ajudar os casais a manter a satisfação sexual sendo intencional sobre o sexo. É especialmente importante lembrar isso quando os parceiros românticos passam por períodos em que a espontaneidade é um desafio, como períodos de muito trabalho e o nascimento de um novo filho.

Se sexo é algo que o casal valoriza o planeamento pode fazer parte da priorização da conexão sexual. Embora as estrelas às vezes se possam alinhar e despertar a paixão do momento, ser intencional ao planear o tempo para o sexo também pode preparar o cenário para encontros sexuais satisfatórios.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.