Casa de 600 mil euros pode custar liderança do Podemos a Pablo Iglesias

GUE-NGL / Flickr

Pablo Iglesias, líder do partido espanhol Podemos

O líder do Podemos e a companheira, porta-voz do partido, poderão renunciar aos seus cargos de deputados devido à polémica compra de uma vivenda de 600 mil euros.

Segundo o Diário de Notícias, o líder do Podemos, Pablo Iglesias, está envolvido numa polémica, juntamente com a companheira e porta-voz do partido Irene Montero, devido à compra de uma vivenda de 600 mil euros no norte de Madrid.

Para pôr um ponto final no mal-estar que se originou dentro do partido, o líder de esquerda convocou um referendo. “Consideras que Pablo Iglesias e Irene Montero devem continuar à frente da secretaria-geral e do cargo de porta-voz parlamentar do Podemos?”, é a pergunta à qual devem responder os militantes do Podemos.

Caso ganhe o “não” na consulta interna, os dois renunciam ao cargo de deputados.

“Quando se questiona a credibilidade de alguém, essa pessoa não se pode esconder e precisa de dar a cara. Cabe aos militantes do Podemos decidirem se continuamos a ser dignos de manter as responsabilidades que temos ou se temos que nos demitir”, afirmou Iglesias numa conferência de imprensa, citado pelo DN.

Vários membros do Podemos consideram que comprar um chalé de luxo é uma afronta a tudo o que o partido defende. “O código de ética do Podemos não é uma formalidade. É um compromisso em viver como as pessoas de trabalho para que as possamos representar”, disse José María González, citado pelo Observador.

O casal, cuja relação se tornou pública no ano passado, está à espera de gémeos. Para já, vivem numa casa alugada e para comprar esta nova moradia, que inclui piscina e casa de hóspedes, pediram um empréstimo de 540 mil euros a 30 anos, devendo pagar uma prestação mensal a 1600 euros, escreve o jornal.

Num comunicado conjunto no Facebook, o casal garante que pode pagar a prestação graças ao salário que recebem e indicam que a entrada para a casa, assim como as obras, foram pagas com as poupanças de ambos, sendo que Irene teve ainda de pedir dinheiro emprestado aos pais. Já Iglesias, além do ordenado de deputado, também tem dois programas na televisão e recebe direitos de autor dos livros que escreveu.

A polémica adensou-se porque, em 2012, Iglesias publicou um comentário no Twitter a criticar o atual vice-presidente do Banco Central Europeu, Luis de Guindos, na altura ministro da Economia, por ter comprado uma casa do mesmo valor.

“Entregarias a política económica de um país a alguém que gasta 600 mil euros num apartamento de luxo?”, podia ler-se na rede social do líder do Podemos. Confrontada com esta situação pelos jornalistas no Congresso espanhol, a companheira respondeu que é diferente comprar uma casa para “empreender um projeto familiar” ou para “especular”.

No Facebook, até já foi criado um evento satírico, chamado “Churrasco na mansão do Pablo Iglesias e Irene Montero”, que supostamente acontece a 2 de junho, conta o jornal online.

De acordo com a euronews, o referendo interno começa esta terça-feira, decorre até domingo e os resultados serão conhecidos na próxima segunda-feira.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Que raio é que uma coisa tem a ver com outra ? Uma casa de 600K€ é sinal de infidelidade ao partido ?
    Se tem rendimentos que lhe pague o credito e ainda por cima à espera de 2 filhos qual é o problema ?
    Será que aqueles que levantam este auto também não terão telhados de vidro ? Será mesmo ?
    Isto vai de mal a pior ! Todos tem de viver em barracas para dar o exemplo.

  2. Caros “Pois” e “Pedro”… andais ambos distraídos. Então queiram lá ver que em Espanha consegue alguém pagar apenas 1600 euros por mês e num prazo de 30 anos para um empréstimo de 540 mil euros??? Ser espanhol é que vale a pena, ou então esta notícia tem aqui algo que não bate certo…

  3. parece que o dinheirinho dos camardas da Venezuela anda a ser bem aproveitado…por alguns, os chefes…lol

    esperemos que agora com uma boa casa e presumo que espaçosa possam convidar uns quantos amigos do médio oriente aos quais abriram as portas do país, podendo agora tb abrir a dele.

    artigos recomendados:

    “Pablo Iglesias “encheu os bolsos” com dinheiro da Venezuela e do Irão, acusa jornalista”
    “Venezuela ajudou com €7 milhões à criação do Podemos”
    “Venezuela financiou criação do Podemos: diz ex-ministro de Chávez”

RESPONDER

Se não pararmos de comer carne, vamos acabar com o planeta

Cada cidadão deverá reduzir em 75% o seu consumo de carne de vaca, 90% de carne de porco, comer metade da quantidade de ovos e triplicar o consumo de sementes e frutos secos. Segundo um estudo …

Encontrado o mais antigo registo sobre Jerusalém

Especialistas da Autoridade de Arqueologia de Israel (AAI) encontraram uma pedra com uma inscrição de dois mil anos de idade na qual se lê "Jerusalém" em hebraico. Encontrada numa escavação subterrânea por baixo do Centro de …

NASA tem esperança que os ventos de Marte reanimem a Opportunity

Os ventos fortes, que se fazem sentir em Marte num determinado período do ano, poderão ajudar a limpar a poeira dos painéis solares do rover Opportunity, que está adormecido desde junho. De acordo com a …

Dormir muito é tão prejudicial como dormir pouco

Um novo estudo descobriu que dormir muito pode ter consequências tão prejudiciais para a saúde como dormir pouco, reduzindo igualmente as capacidades cognitivas.  Um grupo de cientistas da Universidade norte-americana de Ontario conduziu em junho de 2017 …

Cientistas desenvolveram uma retina humana em laboratório

Cientistas da Johns Hopkins University, nos Estados Unidos, desenvolveram a partir do zero tecido da retina humana para aprender como é que são compostas as células que nos permitem ver o mundo a cores. Os cientistas …

Asteróide deixa cientistas perplexos com a sua superfície incomum

Cientistas receberam os primeiros dados e fotos do rover MASCOT, que pousou recentemente na superfície do asteroide Ryugu, e ficaram completamente perplexos. Os dados obtidos apontam para uma quantidade extremamente baixa de poeira na superfície do …

Ossadas contam história de criança neandertal devorada por pássaro gigante da Idade do Gelo

Arqueólogos descobriram os restos humanos mais antigos já encontrados na Polónia. Análises posteriores revelaram pertencerem a uma criança neandertal que terá sido devorada por um pássaro gigante. Apesar de as ossadas terem sido recuperadas há já …

Cientistas descobrem de que são feitos os exoplanetas semelhantes à Terra

Investigadores da Universidade de Zurique analisaram a composição e estrutura de exoplanetas distantes usando ferramentas estatísticas. A sua análise indica se um planeta é parecido com a Terra, se é composto por rocha pura ou …

10% dos homens são daltónicos

Um em cada 10 homens sofre de daltonismo, uma perturbação caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores. O daltonismo, também conhecido como discromatopsia ou discromopsia, é uma perturbação da perceção visual caracterizada pela incapacidade …

O fundador da Ethereum prevê uma crise financeira até 2021

Vitalik Buterin, fundador da Ethereum, não é um entendido em economia global, mas prevê uma crise financeira até 2021. Vitalik Buterin, o prodígio de programação de apenas 24 anos que inventou a plataforma Ethereum aos 19 anos, …