Casa de 600 mil euros pode custar liderança do Podemos a Pablo Iglesias

GUE-NGL / Flickr

Pablo Iglesias, líder do partido espanhol Podemos

O líder do Podemos e a companheira, porta-voz do partido, poderão renunciar aos seus cargos de deputados devido à polémica compra de uma vivenda de 600 mil euros.

Segundo o Diário de Notícias, o líder do Podemos, Pablo Iglesias, está envolvido numa polémica, juntamente com a companheira e porta-voz do partido Irene Montero, devido à compra de uma vivenda de 600 mil euros no norte de Madrid.

Para pôr um ponto final no mal-estar que se originou dentro do partido, o líder de esquerda convocou um referendo. “Consideras que Pablo Iglesias e Irene Montero devem continuar à frente da secretaria-geral e do cargo de porta-voz parlamentar do Podemos?”, é a pergunta à qual devem responder os militantes do Podemos.

Caso ganhe o “não” na consulta interna, os dois renunciam ao cargo de deputados.

“Quando se questiona a credibilidade de alguém, essa pessoa não se pode esconder e precisa de dar a cara. Cabe aos militantes do Podemos decidirem se continuamos a ser dignos de manter as responsabilidades que temos ou se temos que nos demitir”, afirmou Iglesias numa conferência de imprensa, citado pelo DN.

Vários membros do Podemos consideram que comprar um chalé de luxo é uma afronta a tudo o que o partido defende. “O código de ética do Podemos não é uma formalidade. É um compromisso em viver como as pessoas de trabalho para que as possamos representar”, disse José María González, citado pelo Observador.

O casal, cuja relação se tornou pública no ano passado, está à espera de gémeos. Para já, vivem numa casa alugada e para comprar esta nova moradia, que inclui piscina e casa de hóspedes, pediram um empréstimo de 540 mil euros a 30 anos, devendo pagar uma prestação mensal a 1600 euros, escreve o jornal.

Num comunicado conjunto no Facebook, o casal garante que pode pagar a prestação graças ao salário que recebem e indicam que a entrada para a casa, assim como as obras, foram pagas com as poupanças de ambos, sendo que Irene teve ainda de pedir dinheiro emprestado aos pais. Já Iglesias, além do ordenado de deputado, também tem dois programas na televisão e recebe direitos de autor dos livros que escreveu.

A polémica adensou-se porque, em 2012, Iglesias publicou um comentário no Twitter a criticar o atual vice-presidente do Banco Central Europeu, Luis de Guindos, na altura ministro da Economia, por ter comprado uma casa do mesmo valor.

“Entregarias a política económica de um país a alguém que gasta 600 mil euros num apartamento de luxo?”, podia ler-se na rede social do líder do Podemos. Confrontada com esta situação pelos jornalistas no Congresso espanhol, a companheira respondeu que é diferente comprar uma casa para “empreender um projeto familiar” ou para “especular”.

No Facebook, até já foi criado um evento satírico, chamado “Churrasco na mansão do Pablo Iglesias e Irene Montero”, que supostamente acontece a 2 de junho, conta o jornal online.

De acordo com a euronews, o referendo interno começa esta terça-feira, decorre até domingo e os resultados serão conhecidos na próxima segunda-feira.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Que raio é que uma coisa tem a ver com outra ? Uma casa de 600K€ é sinal de infidelidade ao partido ?
    Se tem rendimentos que lhe pague o credito e ainda por cima à espera de 2 filhos qual é o problema ?
    Será que aqueles que levantam este auto também não terão telhados de vidro ? Será mesmo ?
    Isto vai de mal a pior ! Todos tem de viver em barracas para dar o exemplo.

  2. Caros “Pois” e “Pedro”… andais ambos distraídos. Então queiram lá ver que em Espanha consegue alguém pagar apenas 1600 euros por mês e num prazo de 30 anos para um empréstimo de 540 mil euros??? Ser espanhol é que vale a pena, ou então esta notícia tem aqui algo que não bate certo…

  3. parece que o dinheirinho dos camardas da Venezuela anda a ser bem aproveitado…por alguns, os chefes…lol

    esperemos que agora com uma boa casa e presumo que espaçosa possam convidar uns quantos amigos do médio oriente aos quais abriram as portas do país, podendo agora tb abrir a dele.

    artigos recomendados:

    “Pablo Iglesias “encheu os bolsos” com dinheiro da Venezuela e do Irão, acusa jornalista”
    “Venezuela ajudou com €7 milhões à criação do Podemos”
    “Venezuela financiou criação do Podemos: diz ex-ministro de Chávez”

RESPONDER

Acabou caça ao homem. Suspeito do atentado de Estrasburgo morto pela polícia

A polícia francesa matou na noite desta quinta-feira Chérif Chekatt, identificado como autor do atentado que deixou três mortos e 14 feridos terça-feira na cidade de Estrasburgo, no leste do país. O suspeito estava armado …

Excesso de peso responsável por quase 4% dos cancros no mundo

O excesso de peso é responsável por quase 4% dos cancros no mundo, com a prevalência a aumentar rapidamente na maioria dos países em todos os grupos populacionais, revelou a Sociedade Americana de Cancro (SAC). Políticas, …

Taylor Swift usou reconhecimento facial num concerto para detetar perseguidores

Taylor Swift usou um sistema de reconhecimento facial durante um concerto para evitar a proximidade da cantora com pessoas identificadas como seus perseguidores. Numa altura em que o reconhecimento facial é cada vez mais utilizado pelas …

Sporting vs Vorskla | Leão cumpre serviços máximos

O Sporting fechou a participação no Grupo E da Liga Europa com mais uma vitória, com 3 golos sem resposta, marcados na primeira parte. A formação leonina recebeu e venceu o Vorskla Poltava por 3-0, e …

Esta noite há chuva de estrelas

Olhe para o céu esta noite, terá um presente vindo do Espaço. A noite de hoje, quinta-feira, para amanhã, será a melhor altura para ver a chuva de meteoros das Gemínidas. A chuva de meteoros das …

Jornal finlandês está a dar as "notícias feias" do mundo em sweaters de Natal

A "ugly sweater" é já uma moda na época festiva. Mas um jornal finlandês decidiu mudar um pouco as coisas: pegou nas notícias mais feias do ano para conceber as mais feias camisolas de Natal. Helsingin …

Tribunal condena número três do Vaticano por abusos sexuais

O cardeal australiano George Pell, que dirige a secretaria da Economia do Vaticano, foi esta quinta-feira considerado culpado pela justiça australiana de abuso sexual a duas crianças por um tribunal em Melbourne. De acordo com as …

Padre russo exibia Gucci e Louis Vitton na Internet. Agora tem processo disciplinar

O padre russo Viacheslav Baskakov gostava de roupa e acessórios de luxo e não resistia em mostrá-los no Instagram. Agora, tem um processo disciplinar. Baskakov fazia questão de se exibir na rede social, ostentando os produtos …

Boris, o robô altamente avançado, era afinal um homem disfarçado

Num fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanóide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. Tudo aconteceu na Rússia, num fórum de jovens dedicado à robótica. A estação televisiva …

Polícia francesa lança importante operação em Estrasburgo

Uma importante operação policial estava a decorrer esta quinta-feira à tarde no bairro de Neudorf, em Estrasburgo, onde foi perdido o rasto de Chérif Chekatt, autor do tiroteio num mercado de Natal na noite de …