Os cartões SIM de telemóvel vão desaparecer

7

Fisicamente, é quase certo. Apple lançou a novidade e cada pessoa poderá ter oito números de telemóvel num aparelho.

Cartão SIM. Já utilizamos isso nos telemóveis há 20 ou 30 anos, que nem pensamos no seu significado.

Mas tem significado, como tudo: Subscriber Identity Modulde (Módulo de Identidade do Utilizador).

O cartão SIM, único para cada telemóvel, surgiu ainda na década 1990, como uma questão de segurança, de identificação das pessoas durante os telefonemas.

O padrão 1FF foi o primeiro a ser fabricado. Tinha o tamanho de um cartão de crédito e, sim, era enfiado totalmente no telemóvel.

Como tudo, foi-se actualizando e agora tem três versões: Mini-SIM (2FF), Micro-SIM (3FF) e Nano-SIM (4FF). A mais comum, nos telemóveis mais recentes, é o Nano-SIM.

Até que, em Setembro do ano passado, a Apple estava a apresentar o iPhone 14 quando indicou que os próximos telemóveis não terão qualquer “buraco” para o cartão SIM. Os cartões SIM vão desaparecer.

Para o seu lugar chega o eSIM. Sem surpresas: é um SIM digital que permite activar um tarifário sem precisar de utilizar um cartão SIM físico.

O eSIM também permite ter vários números no mesmo equipamento para tarifários de voz e/ou dados móveis.

Num só eSIM, é possível ter oito registos de números de telemóvel; e dois deles podem ser utilizados em simultâneo. Ou seja, o cliente pode realizar a troca entre oito números diferentes e deixar dois activos simultaneamente – algo semelhante ao “Dual Chip”, na versão física.

Há conectividade com múltiplos dispositivos e, estando integrado no smartphone, não há risco de se partir ou de ser retirado.

Outra vantagem do eSIM é poder ser integrado num relógio, num smartwatch.

Apesar da vertente digital, também há uma parte física: é um chip embutido na placa-mãe do telemóvel, durante o seu fabrico. Ou seja, o telemóvel já vem com o eSIM, quando o compramos.

E, como está incorporado na placa-mãe do telemóvel, há um rastreio permanente do aparelho. Está sempre ligado à rede da operadora, está sempre a ser localizado.

Além disso, há outras vantagens para os fabricantes: mais espaço para a bateria e telemóveis mais resistentes aos danos causados pela água, reforça a rádio Observador.

ZAP //

7 Comments

  1. É claro que o Big Brother tem funcionar em pleno. Rastreamento permanente, sem qualquer reserva da vida privada, do direito ao anonimato, etc. E quem quiser, vai ter de deitar o telemóvel fora, e comprar outro novo, sempre que quiser mudar de cara… Até admira como demorou tanto.

  2. Acho que se fez luz naquelas cabeças… Já devem pelo menos uns 10 anos à humanidade, com os recursos que se consomem para nada..

  3. Antes dos cartões SIM, os primeiros telemóveis já vinham com um número embutido no dispositivo. Era o chamado Sistema CDMA e o atual sistema de cartões SIM, é o chamado Sistema GSM.
    Eles fizeram uma “versão melhorada” de algo que já existia e caiu em desuso. Mas será que vale a pena, ter uns 8 números num único dispositivo? Se o perco ou se me for furtado, vou perder todos os números de uma vez? ‍♂️

  4. Pessoal este tipo de notícia não é o fim dos tempos
    É mais tecnologia para quem não trabalha ,os Hakers os da mbway para roubarem mas com mais profissionalismo, o dinheiro que não lhes pertence
    Por isso é que o mundo está como está, entregue à bicharada

  5. Já tentei ter um esim…. á partida parece facil…segui as instruções, liguei para o nr para ativar o cartão, recebi sms a confirmar meu pedido de mudança para esim mas depois como se costuma dizer “ficou em aguas de bacalhau” nunca chegou a ser ativado…o tlm deteta o esim mas não funciona…. por isso não vou voltar a querer esim a não ser que seja obrigada a obter outro quando ja não houverem mais Sim

  6. Nao acho prático.. Se por algum motivo perciso de colkcar um número privisorio nao cou conseguir e como adicionar cartao de nenoria no telemoveis na apple e impossível por eswe motivo so uso telemoveis Android facil de colocarvas apps que eu quero e mydar de numero sem ter que dar esplicacoes.. Entretanto esta ideia que cao colicar mais bataria porque bao vao colocara o sim e completamente rediculo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.